12 de ago de 2013

Perdida por Carina Rissi

Perdida #1
Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...

Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
ISBN: 9788576862444
Páginas: 364
Nota: 

Se você é brasileiro (a), estou assumindo que já conhece Carina Rissi. Ela está na lista de autores nacionais favoritos de 9 a cada 10 bookaholics, e Perdida é quase um clássico brasileiro dos romances contemporâneos (mesmo que clássico se contraponha a contemporâneo, você entendeu meu ponto, certo?). Pode que a sua timeline não seja assim, mas a minha é repleta de fãs de Perdida desde 2011, quando a primeira edição do livro foi lançada. Contudo, só fui ler agora. Alguém pode, por favor, me dizer porque levei tanto tempo?

Somos apresentados a Sofia, uma garota cética, workaholic e viciada em tecnologia. Ela não sabe viver desconectada e perder o celular é quase o fim do mundo - principalmente caído na privada de um lugar qualquer. Entretanto, o seu pior pesadelo mesmo é ser teletransportada para 1830, antes da luz elétrica e do microondas. Acontece que seu novo celular, super high-tech, nada mais é que uma máquina do tempo sem botão de volta. Agora ela está presa no passado com roupas curtas demais, comportamento moderno demais e dinheiro que não vale nada na carteira. O caos!... se não fosse por um cavalheiro montado num cavalo (que não é alado, mas ainda é um cavalo) para lhe salvar. 

70 páginas são suficientes para a história pegar ritmo e ficar impossível de largar. Sofia é mandada para o passado logo nos primeiros capítulos e sua adaptação a nova realidade também não leva muito tempo. Se leva, nem reparei, porque tudo que me moveu na história foi Ian, a primeira pessoa a encontrar Sofia em 1830 e que a hospeda em sua própria casa. Estou apaixonada, minha gente, muito. Ele é encantador, simplesmente isso. A química entre os personagens é imensa, legítimo OTP que faz a gente amar junto. Ele é o clássico herói de conto de fadas: lindo, inteligente, educado, que fica extasiado com a maravilha tecnológica que é a caneta. Repito: Não. Tem. Como. Não. Amar.

O livro não é exatamente engraçado. Tem boas tiradas, a gente ri, mas não chega a ser gargalhadas-infinitas-preciso-de-lenços-pois-chorei. Perdida é uma mistura maravilhosa de chick lit com romance histórico, pegando o que tem de melhor nos dois gêneros e jogando um pouco de originalidade mascarada de fantasia. Quando a história se estabiliza em 1830, que a protagonista já está mais familiarizada com o cenário, as páginas começam a correr em velocidade exagerada. Não estou dizendo que a autora apressou os acontecimentos, nada disso. O caso é que bastam dois minutos (ok, três horas) para *puff* acabou. E você nem reparou que não vai ter nem cinco horas de sono mais.

Pode ser extremamente fantasioso, mas uma das características mais fortes de Perdida é que é um livro real. Os personagens são reais, os diálogos são reais. Em outras palavras, a história ganha toda sua credibilidade por mérito. Eu amei o livro, muito muito muito. Vale citar que semana passada a autora confirmou que ele vai ganhar filme em meados de 2015, sem falar que existe uma continuação em algum futuro (espero) breve. Entrou na lista de meus livros favoritos e eu realmente conto que entre logo na sua.  
Beijinhos ♥

19 comentários:

  1. Estou apaixonada por este livro, mesmo sem ter lido. Por todas as críticas positivas e pelo talento indiscutível da Carina, tenho excelentes expectativas. Com uma trama doce e divertida (apesar de não ser o objetivo principal, pelo que entendi), a autora conseguiu cativar os leitores em relação aos personagens e sua história.
    Espero ler Perdida muito em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. parece ser um romance bem água com açúcar *-*
    achei engraçado este fato sobre as roupas dela, mas pior que é verdade né... hoje em dia as roupas se tornam quase roupas de baixo comparando com os anos anteriores...
    fiquei bem feliz quando soube que ia se tornar filme! *-----*

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você amou mesmo Perdida, não é?kkk
    Eu gostei bastante também, mas em alguns momentos o Ian me irritou. Achei o romance meio exagerado. "/
    Mas ainda assim gostei demais dele e estou muito feliz por saber que vai virar filme. Espero que seja lindo!

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li perdida, mas depois de ter lido sua resenha, me deu muita vontade de ler!
    Mais um livro que tenho que acrescentar na minha wishlist!
    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse livro não é? Gosto de ver resenhas dele, sempre coisa boa e de novo afirmando que a história vale a pena. Ainda não li, mas anima ler desse jeito. Parece ser bem divertido e fofo.

    ResponderExcluir
  6. Faz um tempinho que estou querendo ler este livro, porém não tinha certeza se ele era bom. Enfim, pelo que li na sua resenha ele é ótimo e você me convenceu a comprá-lo. Obrigada.
    http://maay-chaan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mais uma resenha positiva dessa trama.
    Quem sabe leia um dia...

    ResponderExcluir
  8. Estou apaixonada por esse livro, juro.
    Já vi várias resenhas positivas sobre ele e só agora decidi comprá-lo, até porque ele está em promoção. Acho que o único ponto negativo do livro é o seu preço, que na minha opinião, é alto =/

    ResponderExcluir
  9. Nossa amei a resenha me deixou encantada e louca para ler o livro pena que falta dinheiro e um pouco de sorte quem sabe. Todas as crítica que li sobre o livro me deixaram super ansiosa!!!

    ResponderExcluir
  10. Não conseguiu achar o livro em nenhuma livraria na minha cidade ): Gostei muito de todas as resenhas que eu li do livro, gostaria de comprar, mas não consigo achar ):

    ResponderExcluir
  11. A sinopse do livro é bem diferente de tudo que já li. A resenha me despertou interesse. Estou louca para ler Perdida, acho que irei gostar.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nenhum dos livros da Carina Rissi, mas Perdida é dos que eu quero muito ler porque essa coisa da viagem no tempo me agrada muito e deve ser muito bacana ler sobre esse choque de culturas e tudo isso regado a bom humor, não tem como não dar certo.

    ResponderExcluir
  13. Li Procura-se um marido e ADOREI a escrita da Carina, estou muito ansiosa para ler Perdida.

    ResponderExcluir
  14. Resenha bem trabalhada, resumindo o conteúdo, nos dando uma boa noção sobre o enredo, despertando o interesse.

    ResponderExcluir
  15. sou pra ler esse livro pq acho a historia simplesmente magica, adoro enredos sobre viagem no tempo e esse parece ser demais, sou louca pra conhecer o romance tb, qro mto ler!

    ResponderExcluir
  16. Um monte de gente já me falou super bem desse livro e até agora não tive oportunidade de ler. A história parece bem interessante e o romance fofinho.. E eu adoro essas leituras que da pra ler "em uma sentada" hahaha
    Ótima resenha, faz quem nunca leu morrer de vontade de ler!

    ResponderExcluir
  17. Nossa, mais uma resenha positiva deste livro e eu aqui, ainda sem lê-lo :(
    Estou louca para ler este livro da Carina, ainda mais pelo enredo que é de despertar minha curiosidade... Imagina do nada você voltar no tempo, para uma época onde tudo que você esta acostumado esta diferente, onde os hábitos, costumes e vestimentas são de outra maneira? Haha, me imaginei na situação da Sofia e confesso, seria algo assustador.
    Adorei a resenha >.<

    ResponderExcluir
  18. Tambem amo demais perdida, ainda tenho a primeira edicao e, como fã, preciso da nova. Realmente, o que achei mais legal do livro foi isso do livro ser real, apesar de ser fantasia, a Carina leva mesmo a gente a acreditarque isso tudo pode acontecer com a gente e acabamos mesmo pensando que pode acontecer. Ian é um fofo e a Sophia uma maluca na medida certa. Espero reler na nova edicao.
    bj

    ResponderExcluir
  19. Tambem amo demais perdida, ainda tenho a primeira edicao e, como fã, preciso da nova. Realmente, o que achei mais legal do livro foi isso do livro ser real, apesar de ser fantasia, a Carina leva mesmo a gente a acreditarque isso tudo pode acontecer com a gente e acabamos mesmo pensando que pode acontecer. Ian é um fofo e a Sophia uma maluca na medida certa. Espero reler na nova edicao.
    bj

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!