22 de ago de 2013

Nove livros que você conhece e seus primos que você deveria dar uma chance!

Foto: A series of serendipity
Não existe verdade maior para bookaholic que o amor por um livro sempre acaba puxando mais amor para um próximo. Todo mundo se apaixona por literatura depois de um título específico, e a partir deste vai conhecendo outros, parecidos ou não, para depois ver que já leu vários, amou vários, não consegue mais viver sem. Pensando nisso, resolvi reunir nove livros mais conhecidos, que você provavelmente já ouviu falar ou já leu, e seus nove parentes nem tão distantes que não estão tão na boca nas mãos do povo assim, mas que merecem a vez na sua estante. Palpites?
A culpa é das estrelas, de John Green, está na boca do povo principalmente agora que o filme já começou a ser gravado. Ele está sempre nas listas de best sellers ao redor do mundo e dificilmente se encontra alguém que não curtiu muito. Só que quase ninguém conhece Cante para eu dormir, o lindo romance de Angela Morrison, que trata do mesmo tema: câncer durante a adolescência. A história é de partir o coração e dar contração no pâncreas, assim como ACEDE. Mas sabe o que é mais incrível? Que seu coração fica em quatorze pedacinhos e você, mesmo assim, ama demais essa história.
Azar o seu, de Carol Sabar, é o primo brasileiro de O segredo de Emma Corrigan, de Sophie Kinsella. Nos dois livros, a protagonista acha que vai morrer e acaba contando seus segredos mais profundos para um completo gato desconhecido. É o chick lit da forma que a gente mais ama: repleto de situações cômicas no sentido de vergonha alheia, fofas de suspirar e hilárias de chorar.
Porque todos amamos contos de fadas modernos, admita. A Fera, de Alex Flinn, é releitura de A Bela e a Fera e ganhou filme com Alex Pettyfer e Vanessa Hudgens em 2011. Pode ser que os dois não tenham feito um sucesso tremendo, mas provavelmente você ouviu falar. E já Penelope, de Marilyn Kaye, lançado em 2008 com filme de 2007? É uma história super amor, com toque de fantasia e fábula infantil (só que para um público mais maduro, afinal). É até melhor que o primeiro.
Tá, todo new adult é parecido e falar de um é falar de todos, blablablablé, PORÉM essa nomenclatura pro gênero é bem recente. A partir de Belo Desastre, de Jamie McGuire, todos os livros do estilo foram chamados como tal, mas e antes? Jennifer Echols não tá aí desde ontem, não! Eu adoro, adoro os livros da autora, e Love Story é um dos meus favoritos. É, em sua fórmula própria, bem parecido com BD. O cenário é a faculdade, o romance tem tudo pra dar errado e deixa um rastro de química por onde passa. Agora fiquei com vontade de reler! U.U
Misturar celebridades e ficção científica não é exclusividade de Meg Cabot na trilogia Cabeça de vento, minha gente. Temos pra ele um representante nacional: Estrela Píer, de Kamila Denlescki. Nos dois livros, a protagonista é uma garota comum que, de um minuto para o outro, tem a vida abalada por celebridades, fama e cientistas. A diferença é que Meg concluiu sua história enquanto Kamila nos faz sofrer since 2009. Pode, produção?
Mas vamos falar sobre fadas! Glimmerglass, de Jenna Black, é uma das séries mais conhecidas do Brasil que fala sobre essas criaturas ditas boazinhas, mas que não são exatamente a Sininho. E se estamos falando de versões brasileiras, preciso citar Lua das Fadas, de Eddie van Feu, a minha favorita sobre essa mitologia. As tramas vão para lados bem diferentes, mas existem semelhanças importantes, como a garota inocente sendo jogada no meio de uma confusão sem tamanho. Falando nisso, cadê terceiro livro de Lua das Fadas, hein?
Gossip Girl é meu seriado favorito no mundo, disso você já sabe, mas os livros de Cecily von Ziegesar estão longe de ter espaço cativo no meu coração. Acho bem caidinhos - mas continuo adorando o universo. Então entra Kate Brian e sua enorme série Exclusivo, que pode não ter adaptação para TV, mas entende das polêmicas que fala. Nessa série, Reed é uma bolsista que quer fazer de tudo para conquistar seu lugar ao sol - e no alojamento das populares - da Academia Easton. São personagens inconsequentes, podres de ricos, cheios de intrigas e fofocas. É fútil, claro, mas não é sedutor?
Em pleno 2013, toda distopia que existe recebe label de "Perfeita para os fãs de Jogos Vorazes", só que chegar aos pés da nossa amada obra sanguinária não é bem assim. Só quem conseguiu com méritos foi Moira Young em Caminhos de Sangue, tão cruel, sádico, derramador de sangue, com protagonista badass quanto o queridinho de Suzanne Collins. O problema é a narrativa, bem diferente e meio irritante, mas na atual situação das coisas, a gente quer é sangue - o que Moira dá sem pena.
Sobre fama, celebridades, riquezas e subir na vida, todo mundo cita L. A. Candy, afinal, é da queridinha dos paparazzi, Lauren Conrad. Mas nesse estilo, tem a série Fashionistas, de Sarra Manning, que cá entre nós, é muito mais cativante. Nesses livros, quatro garotas podem não estar num reality show, mas estão igualmente tentando a vez nas capas de revistas e carreiras milionárias. Se ligue que seguido o primeiro livro está em promoções maravilhosas na FNAC.
Beijinhos ♥

13 comentários:

  1. Joana eu te sigo no twitter e nem sabia q esse o Poderosas era seu! hahaha

    Eu amei o post, achei as indicações super válidas!! Principalmente de Caminhos de Sangue que é minha distopia favorita! ♥ Agora Cante pra eu dormir nunca li apesar de ter mega curiosidade em cima dele já q todas as pessoas que conheço q leram, falam q choraram horrores com ele, rs.

    Thainá | @jus_t
    http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que criatividade! Nunca conseguiria pensar em algo assim. E fiquei bem animada, principalmente com Cante para eu dormir, já eu adorei A culpa é das estrelas. Love Story deve ser bom também (pelo menos a maioria das pessoas curte Belo Desastre.. e se é parecido, deve ser bacana também).
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah, eu amo Cante Para Eu Dormir, lindo, lindo, lindo! E as fotos do menino que inspirou o livro no final são de quebrar o coração. E é muito parecido com ACEDE mesmo, nunca tinha me ligado nisso!
    Fiquei curiosa com esse Estrela Píer (até porque amo/sou Airhead) e vou procurar ler, com certeza! Já O Segredo de Emma Corrigan, que eu amo, e Azar o Seu parecem ter uma história muuuuuuuuito parecida, não me agradou.

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, nossa! Alguns eu não fazia ideia do falavam, como Love Story. Primo de BD? Deixando aquele mesmo gostinho? AIAI, quero esse livro para agora!
    Azar o seu tá chegando aqui para mim. *-*
    Penelope é um que está em meus desejados há um bom tempo. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Post MARAVILINDO!
    \adoro esse tipo de coisa pq é uma boa forma de indicar de acordo com gostos anteriores!
    Legal vc citar Penelope como primo de 'a fera' pq eu AMEI A Fera e estava bem curiosa pra ler Pen... Acho que vou por na minha listinha da Bienal!!
    Acho LH bem diferente de BD mas achei legal sua indicação pra mostrar que NA não é coisa recente e esse livro da Jen é um otimo exemplo mesmo!
    Cabeça e Estrela tb são livros que amei mt, mesmo com toda a coisa sci fi!! rs
    E adorei a indicação de exclusivo. Sempre tive vontade de ler! E eu gosto dos livros de GG sim, um dos primeiros q peguei pra ler em serie, qnd comecei a ler mt mt!

    bjbj

    ResponderExcluir
  6. eu gostei de ACEDE, mas não amei igual a maioria das pessoas
    quando ouvi falar em Cante para eu dormir e descobri que a história era parecida com ACEDE, fiquei super curiosa para ler *-*
    tenho vontade de ler o livro da Sophie e da Carol, e não sabia que ambos eram primos :P
    assisti Penelope e amei *-* só não li o livro ainda, mas quero essa capa linda na minha estante pra já! A Fera eu li e assisti o filme, e confesso que gostei mais da adaptação cinematográfica ;x
    Belo Desastre é um dos meus favoritinhos, e já ouvi muita gente comparar com o livro da Jennifer mesmo... quero ler Love Story para tirar minhas duvidas :P
    do restante, não li nenhum... sorry :(

    ResponderExcluir
  7. Que post incrível,adorei as dicas. Já estou indo atrás de alguns desses livros, principalmente Penelope e Caminhos de Sangue que parecem ser muito bons.
    Parabéns pelo post, achei mega criativo

    ResponderExcluir
  8. Belo Desastre e A culpa é das estrelas ♥ Sou completamente apaixonada por esses livros, e toda sempre vou recomendar esses livros para as minhas amigas. São perfeitos!

    ResponderExcluir
  9. Love Story é meu favorito dela também, um um dos, já que amo é tudo da autora xD
    O gênero é muito bom.
    A culpa é das estrelas, AI MEU CORAÇÃO!
    Belo Desastre é pra ter asma e frio na barriga (eu tive u.u)
    Só eu ODEIO quando a editora bota um fulano de tal ou compara tal saga com um livro novo? Afê, não acho graça de ver essas "dicas pra você que gosta de..." , sásenhora, fico doida de ver isso ¬¬

    ResponderExcluir
  10. Comprei "O segredo de Emma Corrigan", na última promo do submarino e estou bem curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  11. Gente, até as capas de O segredo de Emma Corrigan e Azar o seu são parecidas! Adorei essa post e os livros que você indicou. Amo ACEDE, e já estava louca pra comprar Cante para eu Dormir, mas nunca acho pra vender. .-. Também quero ler Penélope e L.A. Candy, heh.
    xoxo,
    its-becky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post! Tenho alguns livros e desejava outros bem parecidos (tipo tenho Cante para eu dormir e desejava horrores A culpa é das estrelas).

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!