2 de ago de 2013

Cidade das Almas Perdidas por Cassandra Clare

Os Instrumentos Mortais #5
Com spoiller dos anteriores (mas vá ler logo, pessoa!)
Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403285
Páginas: 434
Nota:  (15/5)

Eu tenho a impressão que minhas resenhas dos livros da Cassandra Clare nunca são justas. Ela é minha autora favorita na vida, mas você já deve saber, né? Minhas palavras nunca vão chegar aos pés das emoções que esses livros proporcionam, ao amor que sinto por essa série (e As peças infernais também, mas não estamos falando dela agora). Se eu pudesse, largava todos esses títulos na sua frente e deixava que descobrisse por conta própria. Mas eu posso? Não. Então vou elogiar infinitamente, que é o que me permite.

Cidade das Almas Perdidas é o livro mais abrangente de toda a série. Essa segunda trilogia veio para tirar o foco só de Clary e Jace, mas é nesse livro que todos os personagens ganham suas tramas próprias. Podem ser coisas ligeiramente pequenas, já que é ao redor de Clace que tudo gira, mas Cassie conseguiu distribuir vários dramas particulares por aí, principalmente com os outros casais da série. Como se não bastasse o arco principal estar uma completa loucura! O livro começa do exato ponto em que o anterior terminou: com Jace desaparecido, assim como o corpo supostamente morto de Sebastian. A Clave está atrás deles, assim como os amigos do Instituto. Se Sebastian for visto, ele morre. O problema é que se isso acontecer, Jace vai junto. Se um for machucado, as cicatrizes aparecem no outro. Se um estiver com raiva, o outro fica também. Eles estão ligados - e não de um jeito fácil de romper.

Em quase todas as páginas, eu precisava declarar amor por algum personagem. Todas as pessoas que a autora criou são, ao seu modo, encantadoras e incríveis. Até Simon, até o gato Church, até Sebastian. Sim, Sebastian. Esse é daqueles casos controversos que você não sabe explicar seus sentimentos por não conseguir se decidir em algum lado da força está. Ele é cruel? Demais, deixa Valentim no chão. Mas, ao mesmo tempo, ele tem um lado bom. Compreensível, ao menos. Falando em suas maldades, vale ressaltar que Jace é um personagem maravilhoso até mesmo possuído, e toda situação despertou o que há de mais corajoso e bravo em Clary. Protagonistas sensacionais: sim ou claro?

Ao mesmo tempo que parece só o circo sendo armado (e muito bem armado), tem muita coisa significativa acontecendo paralelamente. Por exemplo, esse foi o livro que mais deu espaço para Malec, e mostrou um lado romântico de Alec que eu ainda não conhecia. Sem falar que Magnus é brilhante e a gente sempre quer mais dele. Tem também Simon e sua eterna adaptação a sua eterna vida como vampiro. Aliás, em que momento da série ele se tornou uma criatura tão divertida? Ou ele sempre foi assim e eu só reparei agora que não tem mais fantasma de triângulo amoroso assombrando meu ship favorito?

As tiradas são sagazes, a veia cômica de Cassie nunca esteve tão afiada. É um humor inteligente, mas não realmente hilário. São diálogos divertidos que servem pra quebrar o gelo, pra diminuir um pouco da tensão sufocante que é o livro inteiro. Nunca fiquei tanto tempo com algum da série na cabeceira da cama - foi quase uma semana, quando costumava ler inteiro em uma única noite. Foi uma semana em que eu lia um capítulo e largava o livro longe, com medo de ficar presa na história e acabar despedaçada, como sempre aconteceu antes. Cassandra é minha autora favorita (eu já disse isso), mas tenho medo dela. Muito. Não é como aqueles livros que você pode ler tranquila na garantia de uma solução e final feliz com unicórnios alados que vomitam arco iris. Se um dos seus personagens favoritos (que nesse caso são todos) não morrer no final, se considere no lucro.

É brilhante (e nem estou falando da capa, porque essa é também), maravilhoso, e acrescente aqui todos os elogios que você conhece. Eu já disse que cada livro da série vai superando o anterior e dessa vez não foi diferente. Eu amei Cidade das Almas Perdidas demais, e é tudo aquilo que a gente espera de uma obra de Cassandra: um grande blow mind, de tirar o fôlego, dar borboletas no estômago e na cabeça também. Quero chorar de pensar que só tem mais um livro de TMI no mundo,  que esse só vai sair na gringa por maio de 2014. Do modo que posso, estou largando esse livro na sua frente. VÁ LER, PESSOA! BTW, não basta estar com essa história entalada na garganta, logo mais tem o filme. Se eu sobreviver agosto sem enlouquecer mais ainda, será um feito dos grandes.
Beijinhos ♥

6 comentários:

  1. Ainda não li a série, mas estou fascinada. Pela sua descrição (nada imparcial! rs), fiquei com a impressão de que este livro é completo em todos os sentidos. Tem personagens maravilhosos (mesmo aqueles que não se pode explicar o porquê), uma trama amarradinha e cheia de tensão, tem uma narrativa impecável, etc. Espero começar a ler a série logo!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. apesar de tantas resenhas positivas e ótimas, não consigo ir com a cara e os livros da autora! hahahaahah

    ResponderExcluir
  3. Eu ia começar a comentar com um básico surto de quem terminou o livro nessa madrugada, maaaas, preciso dar ênfase aos meus risos na sua resenha:
    'É brilhante (e nem estou falando da capa, porque essa é também)' SHAHUASHUASUHSAUHASHUSHUSAUHASUHAS

    Agora vamos lá. (será que precisa avisar spoilers em comentários? Se precisa, então ATENÇÃO SPOILERS, MUITOS)
    MEU DEUUUUUS, A CASSANDRA ACABOU COMIGO NESSE LIVRO! Entrei em choque achando que o Luke fosse morrer e era o começo do livro e OMG! E nossa, ameei a Jocelyn tão badass e mostrando como era uma ótima shadowhunter!

    E o Sebastian, nossa, me apaixonei, pode? Tá que ele é psicótico, assassino e extremamento malvado, mas ele é ainda mais hot do que todas essas coisas juntas UHSAUHSAHU E eu sei que ele e a Clary são irmão, mas aquele 'Eu pertenço a você' abalou tudo aqui, oh god. Eu realmente tenho pena dele, ele é tão sozinho e ele quer ser amado, tá na cara, e ele é sentido pela Jocelyn te-lo abandonado e o Valentim deve ter maltratado ele pra caramba, pra deixar ele ainda com mais raiva e ódio.

    Mas vamos falar de coisa boa, mas não sei se começo por Sizzy ou Clace..

    Tá, Clace, sempre UHSAUSAHU Meeu, fiquei impressionada como a Cassie conseguiu mudar o Jace, porque normalmente quando coisas assim acontece, nunca sinto essa mudança, essa frieza e indiferença, e dessa vez consegui, era apenas um cara sarcástico, egocêntrico e gato, mas não era o Jace, meu Jace, nosso Jace, o Jace da Clary, e então depois quando ele volta em Paris, nossa, acabou com o meu coração, queria abraça-lo e correr e matar o Sebastian. HUSAUSUAH E a Clary, omg, como ela melhorou nesse livro, está inconsequente como sempre, mas mas madura e decidida, na cena final da Gloriosa lá, nossa, foi lindo! Cassie está de parabéns!


    E Sizzy, cara, não sei explicar como Sizzy ganhou um pedaço enorme no meu coração depois de COLS, sério, Izzy toda com medo de se apaixonar e achando que o Simon não gosta dela e ela se abrindo, pedindo pra ele ficar e AAAAAAAH Izzy é <3333 e o Simon ficou beeeem mais legal nesse livro mesmo, nunca tive muito problema com ele, apesar do 'fantasma de triângulo amoroso assombrando meu ship favorito', mas ele realmente está melhor e eu me emocionei pra caramba na cena com a irmã dele!

    E Malec (Jesus, acho que eu nunca mais vou parar de falar!) divou, amei ver esse lado mais romântico e vulnerável do Alec e ter mais do Magnus, porque nunca é demais, UASHHSUAH mas fiquei triste com o final, apesar de achar que o Alec mereceu, porque né? Mas ainda assim, fiquei triste :(

    E nossa, ameii ainda mais todos os ligamentos com TID, o segundo nome do Alec ser Gideon e do Stephen ser William, muuuuuito amor <3 O colar da Izzy, que apesar de não ter lido CP2 ainda e não saber exato o que é, mas vem da Sophie, e aaah e o Irmão Zacariah, como eu quero saber mais dele, e ele falando que faz de tudo pra salvar o último Herondale <333

    WOW, realmente me empolguei UHSAHUASUHASHU mas as vezes da preguiça de surtar no twitter, ai vejo uma resenha tão linda e amável quanto essa, e não consigo me segurar UHSAHUSAUHSA

    Agora vou preparar meu coração pro filme! ;*

    ResponderExcluir
  4. Caraca! Quanta estrela! kkkkkkkk, dessa eu ri! xD
    É demais mesmo não é? Quem não morre tendo um treco com esses livros não é humano! Demais essa trama, demais o rumo da história e eu quis matar a po$¨$¨% daquele irmão de merda da Clary o tempo todo.
    Simon ganhou espaço e adorei isso. A maior parte das coisas dele foi o que mais gostei. Aconteceu tanta coisa nesse livro que é de dar um treco querendo o próximo! E caramba no Jace no final....AIIIIN *-*
    Quem não ficou com estrelas pulando dos olhos com aquele final, de tanta alegria, sai fora PORQUE VOCÊ É UM MUNDANO QUALQUER!
    Amei, quero mais e pelamordeDeus chega logo esse fim *-*

    ResponderExcluir
  5. Amo essa série! Estou lendo Cidade de Vidro. Não li a resenha inteira para não ver spoiler mas já adorei saber que série não perdeu a qualidade.

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ler Cidade dos Anjos Caídos, estou surtando para saber como Jace está, e querendo matar Sebastian, preciso muitoooooooooooo desse livro, acho que vou comprar essa semana, não estou aguentando de tanta ansiedada

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!