15 de jul de 2013

Interligados - Aden Stone contra o Reino das Bruxas por Gena Showalter

Interligados #2
Desde que chegou a Crossroads, Oklahoma, o ex-pária Aden Stone tem vivido uma boa vida. Não importando que um de seus melhores amigos é um lobisomem, sua namorada é uma princesa vampira que tem fome de seu sangue, e ele deve ser coroado o Vampiro Rei - quando ainda é humano. Bem, mais ou menos. Com quatro - opa, três agora - almas humanas que vivem no interior de sua cabeça, Aden sempre foi "diferente" a si mesmo. Estas almas podem viajar no tempo, ressuscitar os mortos, possuir a mente de outra pessoa e, sua favorita, pelo menos nestes dias, dizer o futuro. A previsão para Aden? Uma faca no coração. Porque uma guerra está se formando entre as criaturas do escuro, e Aden está de alguma forma no centro de tudo. Mas ele não vai apenas deitar e aceitar seu destino sem uma luta. Não quando seus novos amigos têm suas costas, quando Victoria arriscou seu futuro para estar com ele, não quando ele tem uma razão para viver pela primeira vez em sua vida...

Autora: Gena Showalter
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788579302251
Páginas: 512
Nota: 

Um tempo atrás, eu tinha uma brilhante teoria sobre séries de livros e seus volumes. Já contei pra vocês, né? Se você não conhece, nem vou repetir, ela se provou tremendamente errada. Livros são muito volúveis, são feitos por pessoas que são feitas por emoções que são feitas por momentos. Em suma, não dá para estabelecer um padrão, como eu gostaria e achava que tinha feito. Tem séries que conseguem ser brilhantes em sua teoria, mas a execução leva outros quinhentos. Existem problemas de continuidade e existe perda de ritmo. Não é porque o primeiro livro deu certo, que o segundo continua na mesma onda e por aí vai. Terminou um volume, fechou um ciclo. Retomá-lo está longe de ser fácil como parece.

É por isso que Interligados - Aden Stone contra o Reino das Bruxas, em toda sua glória de 500 páginas, começou perdido. O final do anterior foi intrigante o suficiente para puxar os próximos arcos, então a gente tem ideia que a continuação irá começar no mesmo ponto em que o outro parou. E, teoricamente, começa mesmo. O problema é que Gena repete a "ordem dos movimentos" de Interligados 1 (é mais fácil que dizer o nome todo), e eu tive a impressão que estávamos de volta a estaca zero. Não importa que a trama já esteja formada e tenha um objetivo no horizonte, no inicio é muito parado. E, para um livro desse tamanho, inicio significa bem mais que 80 ou 100 páginas.

Nesse livro temos Aden ainda humano e cada vez mais perto da morte. Ele matou Dmitri e as consequências não param de aparecer. Ele ser o primeiro rei dos vampiros desde Vlad, o criador da raça, já desperta a desconfiança de seus súditos, mas acima de tudo, Aden é extremamente inexperiente. Não que eu ache que todos devemos estar preparados para uma situação dessa da noite pro dia, mas ainda assim. Aden se mostra muito rígido em seus próprios limites. E isso é errado, Joana? Sim, principalmente quando ceder um pouco pode salvar sua vida e evitar uma guerra. Você se tornou rei, Aden, e se isso significa assumir alguns sacrifícios e sair com outras garotas além de sua amada Victoria, faça isso. Será que é muito difícil ter um pouco de amor a vida? A própria vida?

Esse livro também deu mais espaço para Mary Ann, a garota capaz de silenciar almas e neutralizar poderes. Mesmo que Aden dê o título dos livros, sinto que ele não é o único protagonista, e ela entra na jogada pra mostrar que não basta um protagonista chato, sempre pode ter dois. Eles não tem um contraponto de qualidades e defeitos de modo que se completem, não tem essa do que "um falha, o outro calha". É por isso que são tão dependentes de seus namorados e precisam deles pra viver - literalmente. Ainda assim, os dramas dos dois são separados e particulares, só vão se entrelaçar do meio pro fim (lembre: 500 páginas). O título do livro só foi fazer sentido lá pelo final. Na verdade, tudo só foi fazer sentido pro final.

Assim como eu esperei por páginas e mais páginas no primeiro livro para entender qual é o objetivo da série, passei esse mesmo tempo tentando descobrir se eu estava certa e se teria algo novo na continuação. Não teve. A propósito, eu também estava errada. Queria que Gena escrevesse essa série direto, um livro atrás do outro, de modo que não perdesse o ritmo e deixasse seus objetivos bem claros. Uma enxugada de páginas, um pouco de personalidades nos protagonistas... Pequenas coisas que fariam toda a diferença. Não é que eu não tenha gostado de Interligados 2. É, no geral, um bom livro. Os personagens secundários são bons e as almas na cabeça de Aden tem tiradas ótimas, contudo essas duas coisas legais não tem espaço suficiente para brilhar. Mesmo assim, ainda vejo um potencial imenso na série e vou continuar. Pode não ser a melhor do mundo, mas vale a pena dar chance.
Beijinhos ♥

5 comentários:

  1. concordo totalmente com você! "Livros são muito volúveis, são feitos por pessoas que são feitas por emoções que são feitas por momentos"
    apesar de ser uma serie que já tenha visto resenhas positivas, outras nem tanto, e outras meio termo como a sua, não me interesso.
    acho que já to meio que de saco cheio desse negocio todo de vampiros :S

    ResponderExcluir
  2. Não dá muita vontade de ler esses livros, só resenha mesmo...
    Só eu sinto que não perco nada se não ler? :S

    ResponderExcluir
  3. Estou bem curioso pela leitura do segundo livro. Li o primeiro e gostei bastante. Apesar de ser um tanto clichê, me surpreendeu e me cativou bastante... o/

    Beijos
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu estou querendo ler a série, já q gosto muito da autora. Amo os livros da Gena!!
    Apesar de ficar um pouco decepcionada com a resenha, ainda quero ler a série....

    ResponderExcluir
  5. Apesar da série ser bom e tal, confesso que não gosto deste estilo e também não fiquei super interessada pela premissa do livro. No momento, não pretendo ler. Quem sabe um dia!
    bjs

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!