24 de jul de 2013

A Sociedade Cinderela por Kay Cassidy

The Cinderella Society #1
Aos 16 dezesseis anos, Jess Parker se acostumou a ser invisível. Depois de mudar de escola várias vezes por conta do trabalho do pai, ela se conformou com o status de eterna garota nova. Mas agora Jess tem a chance de uma vida: um convite para participar da Sociedade Cinderela, um clube secreto das garotas mais populares da escola, onde makeovers fazem parte do pacote. Mas há mais a ser uma Cindy que apenas reinventar o visual. E Jess está prestes a descobrir.

Autora: Kay Cassidy
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501093325
Páginas: 303
Nota 

Duas coisas que eu sempre quis fazer parte: da realeza e de uma sociedade secreta. Ah, por favor, vai dizer que você nunca quis, nem por um momento? Existe um encanto enorme nessas duas condições, uma sensação de luxo e exclusividade. Não é todo mundo que se torna da realeza, não é todo mundo que é convocado por uma sociedade secreta. E então adicione na fórmula um conhecido conto de fadas com fadas madrinhas e sapatos de cristais. Ser puxada para A Sociedade Cinderela é quase inevitável.

Mas tirando todas as referências que são possíveis fazer só com o título, eu nem conhecia a sinopse. Então somos apresentados a Jess, a garota nova que muda de cidade como mudamos de roupa. Ser invisível é uma habilidade que conquistou e não consegue se livrar, mesmo se tornando líder de torcida. Só quem repara na sua existência é a arqui-inimiga, Lexy, que decidiu fazer de sua vida um inferno desde que teve o lugar "roubado" entre as líderes de torcida, coisa que não podia ficar sem punição. Como se não fosse para menos, o irmão de Lexy é o lindo Ryan, por quem Jess nutre uma paixão (nem tão) secreta desde a primeira vez que o viu. As coisas iam de mal a pior... até ela ser convidada a se juntar à Sociedade Cinderela e se tornar amiga das garotas mais populares e lindas da escola. Como se tudo fosse fácil em um passe de mágicas.

Primeira coisa: Jess é chatinha. Para uma heroína, ela é muito superficial e egoísta. Kay armou todo um cenário girl power de forma que prevalecesse a força das personagens desde o princípio, mas não foi o que aconteceu. Pelo menos, não com a protagonista. Por páginas e mais páginas, a única coisa que importava para Jess era o momento makeover que ela ficaria tão bonita quanto as Cindys mais velhas e, depois disso, preocupada em ser notada por Ryan. O objetivo da Sociedade é apresentado desde o inicio como algo muito mais abrangente que roupas, cabelos brilhosos e namorados Encantados. Contudo, Jess não me convenceu no quesito de entender isso, de abraçar a causa. Como é narrado por ela, o que poderia ser uma história completamente original se tornou um grande clichê de high school.

Mas também não dá pra culpar apenas Jess por isso. Por vezes, quando a garota tentava se inteirar mais nos assuntos das Cindys, ela ouvia coisas como "é mais do isso" e "vai além do que você sabe". A parte sociedade secreta só vai ganhar forma concisa depois de muita enrolação e só vejo atingindo o potencial máximo nas próximas continuações. As explicações iniciais parece algo muito singelo, muito pequeno. É um grupo de garotas confiantes que tentam ajudar o próximo e impedir bullying causado pelas garotas Malvadas, e contam com um bom financiamento por trás. Não é uma sociedade com intriga política enorme que você sente os dedos da máfia. Também não é um conto de fadas que dá borboletas no estômago em questão de poucas páginas.

A grande falha de A Sociedade Secreta é não ter sido aprofundado desde o inicio. Kay Cassidy teve uma ideia ótima, mas se perdeu entre ser menininha e intrigante ao mesmo tempo. Faltou explicar muita coisa, romancear um pouco mais, faltou colocar atitude na protagonista e enrolar um pouco menos. Numa visão afastada, esse é um livro legal - mas se for olhar por perto, tem várias coisas que deveriam ser diferentes. Existem muitas pontas soltas para uma próxima continuação, mas a única coisa que me atraí é a capa. Se quer ler sobre sociedades secretas, tente Diana Peterfreund.
Beijinhos ♥

6 comentários:

  1. Olá,
    vi a notícia do lançamento desse livro, mas confesso que não me chamou tanta atenção. Parece ser mais um romance bobo, sem nada de original. Pena que a autora demorou um pouco para aprofundar realmente a história. Além disso, não sabia que o livro fazia parte de uma série...

    Beijos
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Geralmente curto muito "releituras" dos clássicos contos de fadas (não é exatamente este caso, mas tem um pouquinho mais a ver do que o título, né?), mas fiquei com a impressão de que este livro é muito adolescente e típico de americanos. E pela sua resenha vejo que além disto a história não foi aprofundada como poderia ter sido, além da personagem ser chata.
    Ou seja, não pretendo ler! rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse livro não está se dando muito bem. Vi muitas resenhas xôxô dele :S
    Sei lá se leria...

    ResponderExcluir
  4. bom, a capa é maravilhosa... tenho vontade de comprar o livro só por causa dela ;x
    a sinopse é bem atrativa, mas olhando pela sua resenha, não parece ser um bom livro mesmo...
    meu sonho sempre foi ser princesa também, já quanto a fazer parte de uma sociedade secreta... nunca pensei muito nisso, mas tbm deve ser interessante! hahaha
    parece ser um livro fofinho, mas sem grandes emoções...

    ResponderExcluir
  5. Na época do lançamento não sabia que se tratava de uma série. Estou fugindo delas, rsrs.
    Pena que a trama é fraca, :\

    ResponderExcluir
  6. Quando o livro foi lançado eu fiquei super animada!!
    Amo livros de princesa!!! Infelizmente a cada resenha me decepciono mais... Nem sei se quero ler.....

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!