3 de jul de 2013

A fada e o bruxo por F. Medina

As crônicas de Ivi #1
Narrado de forma vertiginosa e intensa, com cenários que parecem ter sido extraídos de um filme futurista, você irá mergulhar no mundo de Ivi, um universo paralelo onde bruxos e fadas brigam por interesses opostos. Neste jogo de poder em que as mulheres estão no comando, cada Ser decide usar suas habilidades mágicas para lutar por sua felicidade. Lançado em outubro de 2012 numa produção independente, A fada e o bruxo vendeu milhares de exemplares, foi recomendado por livrarias e leitores, transformando-se rapidamente no principal fenômeno de autopublicação nacional no ano.

Autor: F. Medina
Editora: Hamelin
ISBN: 9788581861012
Páginas: 288
Nota: 
Comprar

Eu sou constantemente atraída para qualquer livro young adult. É sempre mais forte que eu, mesmo não tendo muito interesse da sinopse. Algo me diz pra ler e são dois segundos até estar louca para adicionar o livro na pilha. A fada e o bruxo, de F. Medina, por exemplo. Nem conhecia a sinopse, mas a capa e o nome já tinham despertado minha curiosidade. São livros fáceis de acertar, ainda mais fáceis de errar. Young adult é sempre um tiro no escuro - principalmente quando mexe com sobrenatural.

O problema de A fada e o bruxo, para mim, foi a confusão e a quantidade de informações. Senti como se tivesse caído de cabeça em Ivi, um planeta responsável em proteger a Terra. Lá vivem criaturas das mais diferentes espécies: bruxos, fadas, dragões, algumas aberrações em cantos marginalizados do lugar, com direito a realeza e outros "mix de espécies" que são originais do autor. E são muitos, muitos personagens. Os grandes protagonistas são Ava, futura Rainha das Fadas de ErasBlack, e Aiden, bruxo MiraVix de Gênesis, que vivem um amor impossível por pertencerem a realidades diferentes.

A leitura não fluiu para mim. Senti um exagero de informações, muitos personagens, Ivi sendo mais do que um planeta, e o conjunto desse monte de coisas não funcionou para mim. Foi como se o autor quisesse colocar muitas tramas simultâneas, umas se sobressaindo por cima de outras, e em suma nada foi significativo. O plot mais forte foi o romance proibido entre Ava e Aiden, contudo, foi uma enrolação sem fim até eles se conhecerem. Depois disso, se apaixonam em dois segundos. A química? Não senti.

Além do romance, os personagens tem suas histórias paralelas com outros personagens, que por sua vez, também tem histórias paralelas com outros personagens. Talvez se o autor conseguisse focar no casal e deixar todos os outros como secundários que só aparecem em cenas com os principais, não ficaria tão confuso. Foram muitas páginas até conseguir diferenciar quem é quem e qual a trama de cada um, seu papel solo e influência com os protagonistas. Sabe menos é mais? Consequentemente, mais é menos também.

É uma pena, mas não rolou. Só vi elogios para esse livro por enquanto, para a trama original e inovadora. Não discordo dessa parte, realmente A fada e o bruxo é diferente do que se vê no gênero, mas nem sempre isso é algo bom. Pode ser a décima oitava vez que repito isso nessa resenha, mas é MUITA coisa. Muita, muita, muita coisa. Não basta os vinte mil personagens, o cenário é mais do que um cenário, o romance não convence, os acontecimentos não prendem... Talvez seja comigo o problema (sempre acho que é quando vou contra a grande maioria), mas se seu gosto é parecido com o meu, passe a vez.
Beijinhos ♥

6 comentários:

  1. tá ai um tema que não me deixa nem um pouco curiosa :(
    apesar de ver inúmeras resenhas positivas desses livros, sempre leio e acabo me decepcionando ;~~

    ResponderExcluir
  2. Eu já sou bem diferente quando se trata de YA, ainda mais quando tem sobrenatural no meio. Eu gosto, mas sou bem seletiva.
    Este livro não me interessou em nada e depois de ler a resenha fiquei ainda mais certa disto. Parece realmente uma enxurrada de informações, sem um "algo a mais". A trama parece fraca e se o ponto mais forte é um romance proibido (o top dos clichês), então não vale a pena mesmo. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei da capa e do título também, mas perdi um pouco de interesse na sinopse.... Nada me deu uma grande vontade de ler e lendo a resenha não gostei muito do livro....

    ResponderExcluir
  4. Ok, esse nem se a resenha fosse amores e corações e unicórnios eu não acho que iria gostar. Meio...não, sou nojenta com esses temas assim...é exagerado demais, sei lá...

    ResponderExcluir
  5. Esse tema de bruxos e fadas e outros seres dá ao autor várias possibilidades e, para ser sincera, nunca li nada parecido. Por isso mesmo só lendo a sinopse o livro me chamou a atenção. Mas pode me chamar de preconceituosa mas não consigo imaginar um bruxo e uma fada tendo um affair o.O Deve ser o efeito da série Once Upon A Time mas para mim as fadas são minúsculas ao estilo Tinker Bell lol Mas de qualquer forma ficarei de olho nele ;)

    Bjs
    @tibiux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana. Sou o F.Medina, quem escreveu o livro. Desde o começo eu sabia que muitos iriam questionar a Química!!!! Como eu disse a Karen ( a fada não gosta do bruxo ). É isto ai! Esta é uma história onde a menina não gosta do menino. É ela que chega a conclusão que não tem química. Lembre-se... muitos livros deste tipo são escritos por mulheres. Este foi feito por um homem que já gostou de pessoas erradas e também já NÃO foi correspondido. Mas como é uma trilogia, vem vindo muito mais por ai. Gostaria de ter você com a gente em O Príncipe e a Sereia. Bem-vinda a Ivi. E muito obrigado por sua resenha!

      Excluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!