26 de jun de 2013

Trabalhar no paraíso pode ser um inferno por Simon Rich

Entediado, Deus decide que a Terra já deu o que tinha que dar. A menos que dois anjos idealistas façam um milagre acontecer... Bem-vindo à Céu Ltda., a corporação mais mau administrada que existe. Desde tempos remotos, seu fundador e presidente (conhecido em alguns círculos como Deus) passa os dias jogando golfe. Quando resolve aparecer no trabalho, não é para acabar com guerras ou pôr fim à fome, mas sim para procurar seu nome no Google e ler o que os humanos pensam dele. Na verdade ele nem pensa muito na Terra, até o momento em que uma funcionária recém promovida a anjo lhe faz uma reprimenda e Ele é obrigado a pensar naquele planeta que criou e que... não deu certo! Diante dessa constatação, resolve mandar os homens pelos ares. Como não é uma decisão definitiva, só o resultado de uma aposta que propõe a seus anjos subalternos fará com que o Todo Poderoso desista de seu grande plano. Será que os anjos conseguirão ganhar essa aposta? Qual truque esconderão na manga para salvar a humanidade do Juízo Final?

Autor: Simon Rich
Editora: Planeta
ISBN: 9788542201178
Páginas 209
Nota: 

Por alguma razão que desconheço, o nome de Simon Rich ainda não está na boca do povo. O autor é engraçado, divertido, tem tramas inovadoras, mas não é muito conhecido por aqui. Acho que isso é algo que deve mudar. Vamos e convenhamos, quantas vezes você vai na livraria e dá de cara com livros sobre anjos? Exato. Agora quantos desses livros o Céu é uma empresa com muitos e muito setores, Deus é um personagem com falas e, mais importante, não existe relacionamento amoroso entre anjo-humano? Exato, exato, exato.

Na grande glória do Céu Ltda., Deus está entediado. Criar humanos nunca foi seu principal objetivo para a Terra, e depois de anos e anos, ele não aguenta mais. E se Deus não suporta mais a Terra, o que acontece? O apocalipse! Um mês e tudo será destruído (mas Ele ainda não decidiu de que modo), fim. Só que Craig, um anjo do departamento de milagres, realmente adora seu trabalho e não quer ver a vida na Terra ser dizimada. Por esse motivo, ele faz um acordo com Deus: Craig teria um mês para cumprir uma das milhares de preces que Ele estava com preguiça de ler, e nós, humanos, seriamos poupados.

Acredite: Trabalhar no paraíso pode ser um inferno (abreviado para TNPPSUI daqui para frente) tem quase nada de religião, exceto pela figura dos personagens. O funcionamento do Céu é muito, muito divertido de ler, de acompanhar. Craig é ótimo, e o modo como adora seu trabalho, mesmo com toda ingratidão dos humanos que nem reparam que aconteceu um milagre em sua vida, é até inspirador. A tentativa dele e sua amiga-anjo-comparsa-salvadora-de-humanos, Eliza, em salvar a Terra acaba se tornando uma confusão louca e muito engraçada. Nesse mês que tinham, eles decidiram juntar um casal de tímidos que não se viam por anos e mal conseguiam trocar dez palavras nessas raras ocasiões. Gente! ♥

A história é muito boa, a ideia é maravilhosa, eu amei os personagens e esse livro seria cinco estrelas se não fosse a quantidade de páginas. TNPPSUI é corrido, principalmente a parte da missão. O livro tem três capítulos, por assim dizer, e o milagre que Craig e Eliza precisavam fazer acontecer levam as partes finais mesmo, mais ou menos 80 páginas. Se o autor explorasse mais essa situação e desse mais cinquenta páginas, por exemplo, daria tempo de colocar mais tiradas cômicas, e um final melhor trabalhado. Mas essa é a única coisa que tenho a reclamar. É bem escrito, divertido, rápido de ler e diferente de tudo que tenho na estante. Se eu recomendo? Óbvio.
Beijinhos ♥

7 comentários:

  1. Eu gosto de livros divertidos, então me interessei por esse! Pela capa e sinopse eu não leria, mas como gostei muito da resenha vou dar uma chance!

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar neste livro, mas estou encantada. Parece ser uma história muito divertida, aliás a premissa já é interessante e cheia de humor.
    Pena que é tão corrido. Tem livros que parecem que não terminam nunca e outros (como este) que deixam um gostinho de quero mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. não conhecia o autor ainda, mas adorei a resenha!
    uma história totalmente diferente do que já vi :P
    adorei *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Joana! Apesar de você ter gostado muito do livro e ter feito uma resenha bastante positiva, não curti o estilo do livro e não pretendo lê-lo. :/

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante esse livro. Não conhecia, e pelo que deu pra ver é bem legal.
    Dá vontade de conferir, é tão petitinho, deve ser uma leitura rápida e boa.

    ResponderExcluir
  6. Está na minha lista de desejados do skoob! :D

    ResponderExcluir
  7. Esse livro foi um achado! Nunca tinha ouvida falar em Simon Rich, mas achei a sinopse do livro interessante e acabei comprando. Foi demais!! Leitura empolgante, divertida e concordo com você, até inspiradora.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!