20 de jun de 2013

10 razões para amar How I Met Your Mother!

Em épocas de hiatus na summer season, a gente faz grandes maratonas e assiste séries que nunca tinha cogitado antes, pelos mais variados motivos. Pode ser que essa mesma tivesse muitas temporadas, e você seja um ser humano preguiçoso. Ou então se é um lançamento que você não tenha dado chance quando viu o banner do piloto, leu a sinopse, e então os elogios vieram tarde. Contudo, mesmo escondida na última página da agenda, todo mundo tem uma lista de séries que precisa assistir antes de morrer, como a de livros para ler e lugares para conhecer. E em toda minha glória de pessoa desocupada, resolvi aproveitar que a watchlist tá mais calma e embarcar nos 184 episódios de How I Met Your Mother, a comédia mais famosa desde... 
1 - ... Friends! 
A comédia dos seis amigos em Nova York que praticamente dividem apartamento, não respeitam privacidade alheia e passam boa parte do tempo na cafeteria Central Perk é realmente semelhante à comédia dos cinco amigos em Nova York que praticamente dividem apartamento, não respeitam privacidade alheia e passam boa parte do tempo no MacLaren's Pub. E eu poderia citar ainda mais semelhanças, considerando que todo meu conhecimentos sobre Friends são episódios soltos e comentários da timeline, mas não é esse o objetivo. A ideia é: mesmo quase 10 anos depois da finalização da série, ainda tem muito fã carente por aí. Os que não estão é porque descobriram Ted, Robin, Barney, Marshall e Lily no ano seguinte.
2- It's gonna be legen... Wait for it... Dary! Legendary! 
Nada consegue ser mais HIMYM que os bordões e diálogos maravilhosos. Quando os roteiristas descobrem algo que gruda na cabeça do povo, acaba se tornando a marca registrada da série. Por exemplo: Legendary, Have you met Ted?, Self high five, Suit up!, além do lindo bate papo no episódio 6x21: Ok! No okay is lame! I thought Lame was a gay bar... Was wasn't was Where! Where? No Was is where Wrong was... Right?. Isso vale por 1829382 motivos para você assistir, mas continuemos...
3 - É comédia e faz rir...
4 - ... mas também consegue ser séria e fazer chorar.
Ser inteligente nunca foi problema para HIMYM, que desafia todos os preceitos que dizem que comédia boa é comédia estúpida. Nem de longe. E é por isso que a série consegue fazer piadas e deixar as bochechas doendo de tanto uso, mas pode, no mesmo episódio, abordar um plot mais sério e desidratar. HIMYM não é nada boba, e isso é uma das melhores coisa sobre.
5 - Barney!
Sabe todos aqueles lindões bordões que falei antes? Quem você acha que é o criador? (os roteiristas) Barney é o melhor personagem da série, sem mais. Ele é engraçado, divertido, egocêntrico, e mais engraçado ainda. Ele é o típico mulherengo que quer dar tapas de luva em todos os bullies que disseram que morreria sozinho, e por isso faz de tudo para levar mulheres para a cama. Se é um cafajeste? Total, mas você ainda o ama mesmo assim. É um dos privilégios de ser AWESOME (e sim, essa é outra palavra repetida em todo episódio por Barney. Normalmente quando está se referindo a si.).
6 - Muitos ships. Zero melação.
O formato de How I met your mother é Ted contando para seus filhos como conheceu a mãe deles, o que faz da série, basicamente, uma grande história de amor (embora a gente só conheça a "mother" no season eight finale). Mas desde a primeira temporada tem Marshall e Lily sendo o casal mais sincronizado da televisão e, algumas temporadas adiante, Barney e Robin sendo o ship que ninguém nunca imaginou. Principalmente considerando que Robin entrou na série como possível interesse amoroso de Ted. 
7 - Elenco recorrente!
E como HIMYM segue Ted na busca do amor de sua vida, o que não faltam são encontros e namoradas, sem falar nos mais de 280 casos de uma noite de Barney (sim, ele conta). E nesses arcos, muitas ~atrizes~ já passaram. Falando rápido: Jennifer Morrison, Jennifer Lopez, Katy Perry, Britney Spears, Rachel Bilson, aquela garota insuportável de Gossip Girl que fazia a Ivy e nunca lembro o nome, Laura Prepon...
8 - Máquina do tempo, será?
HIMYM consegue brincar com passado, presente e futuro e ainda criar universos paralelos. Não basta a série já estar no ar à oito anos e poder acompanhar o envelhecimento dos atores/personagens ao longo das temporadas, precisa fazer uso de maquiagem, peruca e efeitos especiais para provar qualquer ponto de qualquer história. A gente vai para 1996 e vê Ted, Marshall e Lily na faculdade, logo depois estamos em 2030 com Ted contando a história para seus filhos, e estamos no presente novamente. E perder a credibilidade por todas essas passagens temporais? No way!
9 - Os roteiristas e sua forma muito particular de dar spoillers
Tenho uma teoria sobre a forma que HIMYM foi escrita. Para mim, os roteiristas não escrevem um episódio por vez, nem uma temporada. A história foi criada do inicio ao fim em uma noite, porque só isso explica a genialidade que as tramas vão e vem. Quantas séries que você conhece que desenterram plots antigos e dados como encerrados? E acaba que muitas são próprios spoillers da série, do que vai acontecer. Começa que, se a ideia é Ted encontrar sua alma gêmea, a gente já sabe que, em algum momento, ele desencalha - afinal está contando sobre isso para seus filhos em 2030. E a gente sabe que não é Robin, porque ela é tratada como Tia Robin. Parece nada, mas em várias situações, isso é bem relevante. Se não fossem esses pequenos detalhes que os roteiristas largam, eu estaria tendo um colapso nervoso/ansioso muito maior pela nona temporada em setembro.
10 - Afinal, o quão genial uma sitcom precisa ser para ter 9 temporadas?
Muitas, muitas, muitas comédias não conseguem passar da primeira temporada. As vezes, não conseguem nem exibir os episódios gravados. Então só imagine que HIMYM terá NOVE temporadas. Por motivos lógicos, a emissora já revelou que essa será a última (#xatiada) e não por questão de audiência, mas para finalizar a história com tempo e não deixar se perder. Nunca ouvi falar de alguém que tenha abandonado a série no meio do caminho: mesmo que seja sitcom, mesmo que tenha risadas ao fundo, mesmo que tenha sido longa. Quer sinal maior que a série é ótima? Aproveite que as férias estão chegando e faça a maratona! Em momento algum você irá se arrepender.
Beijinhos ♥

8 comentários:

  1. AMEI o post! Concordo totalmente com todas as razões, AMO How I Met Your Mother!

    Beijos,

    Lulu
    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A season nine finale será legen... wait for it, DARY!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou simplesmente viciada em HIMYM! Desde que descobri que a nova vai ser a última temporada (teve boatos que já iria acabar na 8ª temporada porque o ator que interpreta o Marshall quer fazer filmes, mas dai renovaram pra mais uma para dar finalidade a serie) estou fazendo uma maratona desde a 1ª e, mesmo sabendo os episódios quase de cor, nunca me canso de rir e adorar (principalmente o Barney)! Só acho uma pena nunca ter encontrado os boxes da série por aqui, acho que nem lançaram no Brasil...snif, snif.

    Beijos
    letrasecupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já vi o que, meio episódio? Achei até que bacana, mas confesso que não é meu tipo de série....
    É mais daquelas "passe o tempo" do que "siga, assista sempre" pra mim. Sei lá se veria...

    ResponderExcluir
  5. Esta série é uma das minhas favoritas e tenho que dizer que é legen.. wait for it.. dary! rs
    É muito boa mesmo, por todos os motivos que você apresentou. Os atores são bons, têm uma química incrível, as histórias são muito bem construídas e trazem um misto de emoções. Estou triste porque sei que vai acabar nesta 9ª temporada, mas valeu a pena!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post!!!
    Não conheço a série, mas fiquei muito curiosa!
    Gostei muito dos 10 motivos! Me animou com a série logo nos primeiros!!!

    ResponderExcluir
  7. Nunca pensei que esse seriado pudesse ser tão bom!
    Valeu pena dica, vou precisar de séries nas minhas pseudoférias! haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu n consigo explicar meu amor por HIMYM!! Eu simplesmente amo demais!! Faz muita falta...
    http://ridingyourstyle.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!