9 de mai de 2013

A turma por Alissa Grosso

O ensino médio está prestes a acabar, mas ela tem medo de perder tudo o que faz dela quem ela é. Até que seu grande segredo é descoberto… Este romance conta a história de Hanna Best, uma líder popular idolatrada e a estrela do ensino médio de sua escola. A turma existe por causa de Hanna, e tudo gira em torno dela, mesmo com o apoio incondicional das amigas Gilda, Olivia, Sheila e Patrícia, além de Alex, seu namorado fofo, gentil e amoroso. Todos estão sempre lá para ajudar. As amizades, o colégio e a rotina são sua referência e segurança no mundo, mas essa vida está prestes a acabar com o fim do ensino médio, e isso é apavorante para a jovem. Porém as coisas começam a ruir bem antes, quando uma reviravolta revela o profundo e chocante segredo de Hanna, que só Alex conhecia. E é somente vencendo dores antigas e questões profundas que uma nova fase poderá começar na vida de todos. Com uma história surpreendente, A turma fará você se apaixonar por Hanna, e sentir na pele os dramas, sentimentos e conflitos adolescentes da protagonista, em uma profunda e comovente narrativa.

Autora: Alissa Grosso
Editora: Gutemberg
ISBN: 9788582350591
Páginas: 288
Nota: 

Eis uma das frases mais clichês de high school, quando a protagonista excluída que sofre bullying tem um surto de atrevimento e samba na cara da garota popular com apenas dez palavras: "O que vai ser de você quando isso aqui acabar?". Duvido que você nunca tenha visto um filme ou livro que use dessa grande reflexão. A turma, de Alissa Grosso, se baseia nesse pensamento: na expectativa do último ano do ensino médio, no futuro que ninguém prevê e no quanto isso pode assombrar alguém que não conhece um mundo além do que criou na escola. 

A protagonista é Hanna, a garota mais popular do ensino médio. Ela está sempre cercada por seu diferente grupo de amigas, autodenominadas A Turma: Gilda, Olivia, Sheila e Patrícia, todas extremamente diferentes entre si, que provavelmente nunca seriam populares sozinhas (exceto Sheila, que nasceu para o topo da pirâmide escolar). O problema é que Hanna não costuma ouvir suas amigas, e de um jeito ou de outro, chegou ao ponto que nenhuma gosta de verdade dela. A turma quer sabotar sua líder.

Não se engane achando que o enredo é simplesmente Gilda, Olivia, Sheila e Patrícia se unindo pelas costas de Hanna para tirá-la do poder. Isso nem acontece - e é muito mais complicado. As amigas de Hanna a odeiam por razões próprias, e não falam isso entre si. No fundo, elas se escondem atrás da amiga popular, que por sua vez, se esconde atrás delas. Sim, é esse nível de confusão. A relação delas me lembrou muito Pretty Little Liars, em como Aria, Spencer, Hanna e Emily se sentiam privilegiadas por terem se tornado amigas de Ali e populares por consequência, mesmo odiando a abelha rainha em algumas situações. Mas também não pense que é só isso.

A trama que Alissa Grosso montou é extremamente genial, original, esperta, inusitada e surpreendente. Por trás das festas que Hanna monta, das crushs secretas de suas amigas, do sonho de Sheila de desbancar todas e ser a grande rainha do lugar, existe uma enorme, gigantesca... coisa que não sei especificar, e acho nem que posso. Não é uma bomba que a autora larga, é uma mera explicação dos fatos, do que realmente está acontecendo. Durante uma parte da história você percebe que está deixando passar alguma coisa, mas não dá realmente importância, pois os detalhes que a autora solta são mínimos, singelos. É só quando a narrativa deixa de ser feita pelas garotas d'A Turma e passa para Alex, namorado de Hanna, que tudo se encaixa. E, gzus, é muito, muito incrível. Precisei parar a leitura para conseguir organizar os pensamentos. 

Pelo que eu imaginei que se tratava, A turma seria um bom livro, mas um pouco clichê e sem nada demais. É essa "reviravolta" (realmente não faço ideia de como descrever) que dá o toque mais que especial e torna a história diferente de tudo que já li. Por mais que existam essas pequenas pistas no decorrer, não é nada que você poderia considerar - principalmente para um livro totalmente livre de influência sobrenatural. A leitura é rápida, o enredo é complexo, os personagens são bons... O único problema que ressalto é o final: achei incompleto e insatisfatório. Mas pela trama, pela surpresa, eu mais que recomendo. 
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. engraçado, quando vi a primeira resenha deste livro, não compraram ele a PLL, mas pensei no quão parecido era!
    essa é a segunda resenha que vejo do livro, e ele ainda não me convenceu a lê-lo! :(

    ResponderExcluir
  2. Eu amo livros com adolescentes!!! Parece ser bem legal ver como todos, não só as amigas querem desbancar a Hanna. Estou curiosa pra saber mais do Alex na história. Gostei bastante!!!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas fiquei curioso... Achei um tanto atraente a sinopse, e gostei da resenha...

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!