2 de abr de 2013

O segredo das Sombras por Shannon Delany

13 to life #2
Jéssica não é mais a mesma garotinha desde que se apaixonou por Pietr, um lobisomem russo. Além de serem perseguidos pela máfia, Jéssica e seus amigos precisam correr contra o tempo para resgatar Tatiana, a mãe da família lobisomem, refém da CIA. Mas há muitas coisas que ela não entende. Por que mesmo tendo revelado sua paixão, Pietr insiste em se afastar e permanecer com uma garota que não ama? Por que todos parecem ocultar fatos importantes? A agente da CIA Wanda está, afinal, do lado de quem? E por que Derek, o esnobe galã da escola, repentinamente se interessou por uma garota problemática como ela?

Autora: Shannon Delany
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788579303050
Páginas: 432
Nota: 
Livros anteriores: A maldição do Lobisomem

A literatura vive cruzando por fases, febres, surtos, explosões de uma tendência que conquistam o mercado e o #1 das listas de best sellers. E nós, bookaholics, acompanhamos. Por mais que você tenha escolhido um gênero favorito, sempre que tem algo muito comentado por ai, a vontade de se aventurar em novos campos surge e domina. Vai, admita, somos facilmente influenciáveis pelos comentários da timeline. E então, na mesma rapidez que esse estilo literário surge, ele é substituído  Preciso citar tudo que encabeçou a lista dos mais vendidos no último ano? Foi de Suzanne Collins à Agatha Christie, passando por E. L. BLERGH James. E os romances sobrenaturais derivados de Crepúsculo, tão 2010? Hoje são guilty pleasure que não se vê mais na vitrine das livrarias. Isso, sem querer querendo, afasta o público de séries como 13 to life, sobre lobisomens e adolescentes apaixonados. Porém, cá entre nós, velhos hábitos não são fáceis assim de largar. Não curto Crepúsculo, mas o gênero ainda me atrai. E ai? Vai me julgar depois desse lindo discurso?

O Segredo das Sombras é a continuação de A maldição do Lobisomem, série de Shannon Delany que trás Jessica como protagonista e plot principal que mistura CIA, máfia russa e experiências em laboratórios subterrâneos durante a Guerra Fria, resultando em lobisomens com belos sotaques, foragidos nos EUA. Tudo que acontece nesse livro é resultado de Jess conhecer o segredo de Pietr e sua família, como isso afeta o relacionamento secreto e a coloca em perigo. 

Clichê, não? Mas é disso que o gênero é feito, então ignore a falta do fator surpresa e perceba como Shannon introduziu sua mitologia que substitui sobrenatural por ficção científica. Só essa troca já abriu o leque de adicionar política e polícias de inteligência. Contudo, o primeiro livro foi só uma breve apresentação, todas as abordagens e consequências estavam prontas para ganhar espaço aqui e aqui. É isso que se espera de O segredo das sombras, que o charme da máfia (admita: ele existe) renda todos os possíveis enredos cheios de potencial. Entretanto, o que acontece é uma falta de equilíbrio, o drama que mais toma conta da narração da protagonista é sobre Pietr e seu conturbado romance, não o que poderia dar o toque diferenciado à série. O mistério e perigo que envolvem os lobisomens está lá, obviamente, mas não tenho palavras para descrever o quanto podia ser mais bem explorado.

Ainda assim, gosto do casal principal. Pietr é introvertido, Jess é muito altruísta, mas eles tem um lado bom (o que, para mim, é o lado ruim das personalidades). Desde o primeiro livro, Jess se mostrou muito decidida, mas sinto que só dessa vez foi pelos motivos certos. E Pietr, por mais irritante que parecesse por quase 75% desse livro, tem momentos incríveis e altamente sedutores. Se fosse um áudio livro, essa hora eu já estaria morta com o sotaque. Além disso, quero algumas linhas para elogiar os outros Rusakova, irmãos de Pietr. Cat é super carismática e Max, com seu jeito badboy, er... Badboy, gente, badboy.

Eu gostei de O segredo das Sombras, de verdade. As mais de 400 páginas passaram rápido, a curiosidade aumentava conforme as coisas aconteciam e, mesmo não sendo como eu esperava, foi uma boa leitura. Entretanto, não é tão bom quanto o primeiro volume. 13 to life segue todos os passos do gênero, a fórmula que a gente conhece, e que no fundo, adora. Eu recomendo a série - e espero bastante do próximo volume.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

9 comentários:

  1. Na minha opinião, histórias com lobisomens, vampiros e companhia já basta Crepúsculo rsrsrsrs
    Próximo, por favor!

    ResponderExcluir
  2. Já me chamou a atenção a série, mas por ser algo clichê não me deu a vontade louca de ir correndo ler os livros... Se surgir a oportunidade, leio, caso contrário, passo despercebido...

    Beijos
    Lucas

    ResponderExcluir
  3. apesar de não curtir certos generos literários, as vezes, quando vejo um livro sendo muito comentado fico com vontade de ler!
    um exemplo é os livros da Shannon mesmo, que já vi ótimas resenhas. não curto o estilo dela, ams sinto vontade em ler!
    apesar de gostar de livros grandes e tudo o mais, acho que essas 400 páginas se tornariam 4 mil para mim :(

    ResponderExcluir
  4. Não te julgo!!!! Sou muito influenciável e acompanhei todos esses gêneros. Amo sobrenatural, e a máfia tem charme mesmo!!!! Não conhecia a história e estou bem curiosa pela série. Só não consegui entende pq a mãe do lobisomem é sequestrada.

    ResponderExcluir
  5. Bom, não li o primeiro livro da série então não posso falar muito, mas também sou apaixonada por história de lobisomens , como você disse, o gênero atrai, adorei o fato de ser uma leitura fluente, a resenha me deixou curiosa para conhecer o Pietr e seus irmãos, pretendo ver a resenha do primeiro livro da série, o fato de ser clichê não me incomoda pois acho que quando o autor é bom, consegue fazer com que o leitor nem pense nesse fato.

    ResponderExcluir
  6. Ja gostei do livro, nome da protagonista é bonito u.u
    Gostei do livro, parece ser muito bom pra se ler, mas a serie é muito grande? Porque se nao ja vou desistir de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica! No Brasil só foram lançados os dois primeiros livros, mas nos EUA já são cinco. Não sei se termina ai ou tem mais... Até agora vale a pena :) Obrigada pelo comentário! Bjs

      Excluir
  7. O livro não me atraiu muito, achei clichê demais pra mim. E esse negócio de humano se apaixonar por um lobisomem, vampiro e afins, não me atrai mais... Pra mim lobisomens são perigosos e sanguinários, que não se controlam na lua cheia. Enfim, mas cada um tem sua visão, esse livro não me atraiu e acho que não seria uma das minhas próximas leituras :(

    ResponderExcluir
  8. É, foi meu tempo também dessas coisas de humano + supernatural também, e quando envolve lobisomens, vampiros, leprechaun e os etc's, eu prefico com muito sangue .-.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!