6 de abr de 2013

Impecáveis por Sara Shepard

Pretty Little Liars #2
Spencer roubou o namorado de sua irmã. Aria ficou com o coração partido em relação ao seu professor de Inglês. Emily começou a gostar de sua nova amiga Maya. . . tanto quanto de seu amigo. A obsessão de Hanna pela aparência impecável está lhe fazendo mal. E seu segredos mais terríveis ainda é tão escandaloso que a verdade iria arruina-las para sempre.

Autora: Sara Shepard
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800269
Páginas: 336
Nota: 
Livros anteriores: Maldosas

Então você é fã da série de TV e quer conhecer a inspiração por trás de toda a produção. O que faz? Compra o primeiro livro. Só que, se você já me acompanha por um tempo, conhece a minha brilhante teoria que nunca falha sobre livros e seriados. O seriado é melhor. Sempre. Preciso citar? Gossip Girl, The Vampire Diaries, The Carrie Diaries e, obviamente, Pretty Little Liars. O que eu não entendo é a quantidade de elogios que vão para os livros de Sara Shepard. Foi por isso que continuei lendo - quero ver onde tudo melhora. Já adianto: não é no segundo volume.

Maldosas foi o piloto, mas Impecáveis vai por um rumo um pouco diferente do que o seriado tomou nos primeiros episódios, embora ainda seja consequência do surgimento de -A e morte de Alison na calma Rosewood. Nesse livro, o drama de Aria não é Ezra e sim, seus pais e a amante Meredith. Spencer está namorando Wren, o ex de sua irmã, e é rejeitada pela família. Hanna está com a vida do avesso por causa da volta do pai e o fim do namoro com Sean. E Emily, por sua vez, disfarça os novos sentimentos por Maya quando começa a sair com o misterioso Toby, o gato preto da cidade.
- Bem, o narrador nos conta a história em um livro, não é? Mas... e se o narrador não estiver nos dizendo a verdade? Talvez ele esteja nos contando sua própria versão distorcida da história, para fazer com que você vá para o lado dele. Ou para assustar você. Ou, talvez, ele seja louco!
Sabe aquele livro que tem muitos personagens e muita coisa acontecendo, mas ainda assim você tem impressão que, ao terminar a leitura, foi vazio? Eis o exemplo. Como cada capítulo foca numa das protagonistas, os fatos ficam pequenos e sem uma continuação propriamente dita. O narrador onipresente de Sara não me conquista, não flui. Me senti enrolada pela autora, já que as coisas com importância e que podem acrescentar algo para a história só vão aparecer no final. 

Não é nesse livro que as liars se unem contra -A. As cenas das quatro garotas juntas são raríssimas e é possível contar nos dedos. Ninguém partilha segredo, ninguém fala sobre -A, é tudo tabu. O problema aí é que séries como PLL são focadas na amizade, e se isso demora dois volumes para acontecer, qual o objetivo? Então, como as protagonistas não interagem entre si, vamos colocar toda a população de Rosewood no enredo e dar destaque para alguém que vá sumir na continuação. O felizardo da vez é Toby, que abre espaço para "a coisa da Jenna", mas não passa de um secundário que ganha o primeiro parágrafo do livro. Toby sem Spoby não vale, é chato, sem graça.

O lado positivo do livro é que me lembrou de algumas coisas do começo do seriado e, mesmo desligando informações de uma com outra, me ajudou a entender mais sobre -A da televisão. Isso faz sentido? Pretty Little Liars pode até ser uma boa série, já que muita gente ama e tem todos os 2834 volumes que Sara já lançou, mas não foi dessa vez que me empolgou. A leitura é rápida e, como já comprei, vou continuar. Alguma boa alma quer me dizer quando as coisas começam a ficar interessantes? Obrigada.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

7 comentários:

  1. Só li o primeiro livro da série. Baixei na net... Claro, achei diferente em alguns sentidos. Quem acompanha a série, vai ler os livros, imagina algo totalmente diferente. Tipo, a série puxa para o lado do mistério e do suspense. Os livros são mais leves, com temas mais simples. Mas mesmo assim, muitas coisas que ocorrem no seriado são bem fiéis ao livro...

    Beijos
    Lucas

    ResponderExcluir
  2. The Vampire Diaries o seriado é muitooooo melhor. Não assisto a série e tava me animando a ler o primeiro de PLL mas já mudei um pouquinho de ideia.
    Gossip Girl eu amo a série e tava afim de ler os livros. Espero gostar deles.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente eu nao gosto da serie, quem dira os livros...

    ResponderExcluir
  4. SAHSUAHSAUSHAUH eu ri muito do 'vamos dar destaque para alguém que vai sumir na continuação'. Na realidade, nem os livros nem a série fazem muito meu tipo, mas entendo bem esse lance de série por um caminho, saga literária por outro...dá vontade de esganar quem faz os scripts porque, sinceramente, ficam totalmente fora...e odeio isso!
    Pelo jeito esse não foi um livro que agradou muito, mais sorte na próxima escolha Jo!

    Beijos gelados,
    http://thetheatredesvampires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. adoro a serie e a minha pretensão é de só ler os livros depois que a serie acabar, pois pelas resenhas que vejo, ambos são totalmente diferentes, e já que a serie me dá nós na cabeça, acho que a leitura do livro iria piorar a minha situação hahahaa

    ResponderExcluir
  6. A série não é meu estilo, acho que não me agradaria muito.
    Não sei nem o que falar direito, já que a série não me interessou desde o início e eu não procurei saber muito a respeito dela.
    Não gosto quando os livros são de um jeito e as adaptações são de outro totalmente diferente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhh, eu gostei. Óbeveo que tem um milhão de coisas desnecessarias e eu não quero saber se a calcinha que a Hannah ta usando é V.Secrets, mas eu gostei sim. Acho esse jogo de ir de uma personagem para outra legal, mas se elas narrassem seria uma sacada ainda mais forte. A sensação só é de que um livro equivale a um episódio porque ele é paradão.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!