14 de mar de 2013

Na passarela por Meg Cabot

Cabeça de vento #3
Com spoiller dos anteriores
Onde se esconder quando todos sabem seu nome? Em Watts está fugindo; das notas da escola, dos compromissos de trabalho, das cobranças da família e dos amigos. Mas, principalmente, dela mesma. Uma viagem inesperada com Brandon Stark — aquele que deveria ser seu namorado, agora que Em é Nikki — faz com todos fiquem furiosos, mas ela nem pode explicar seus motivos. Pensou em chantagem? Acertou.

Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501098955
Páginas: 272
Nota: 
Livros anteriores: Cabeça de vento, Sendo Nikki

Um minuto de silêncio para Na passarela, que FINALMENTE foi lançado no Brasil. O intervalo entre o segundo e o terceiro volume da trilogia Cabeça de Vento, da tia Meg, foi muito, muito longo - principalmente considerando o final WTF de Sendo Nikki. Entre um e outro, li quase 300 livros (287, sendo exata), e mesmo que minha memória não seja das melhores, só conseguia lembrar que precisava descobrir como terminaria aquela história. E depois de uma maratona de séries mal finalizadas, Meg Cabot surge e mostra como se faz. 

Como falei, muito tempo se passou entre Sendo Nikki e Na Passarela, então eu pouco me lembrava das informações que tinham sido soltas. Boa parte do livro foi necessária só para me situar: lembrava de todos os personagens e da trama principal, mas os detalhes da troca de cérebros que a autora tinha desvendado antes, quando a Nikki de verdade apareceu viva, estavam perdidos em algum lugar da minha mente entre desvendar Cult e quem é -A. Mas não quer dizer que porque eu estava confusa, que o livro perdeu o ritmo frenético para me deixar entender tudo com calma. Longe disso. Desde o primeiro segundo, as coisas acontecem, surgem respostas e ADPs de Nikki. Nada de calmaria - mesmo que o primeiro cenário seja a calma casa de praia de Brandon.

Em está determinada em derrubar a Stark, só não sabe por onde começar. Sua equipe de guerra está lá: Lulu, Steven, Christopher, Felix, Gabriel e, surpreendentemente, Nikki e Brandon, todos prontos para descobrir o mistério por trás da empresa e dar sentido para o segredo de Nikki. Eles podem ser personagens interessantes se separados (não tem como não amar cada um deles), mas a coisa só funciona mesmo quando as habilidades de todos estão unidas. É nesse meio tempo que surgem as melhores cenas, como um seriado bem feito de suspense com ficção cientifica, dando vários cortes de cena para aumentar o cliffmager. O número de páginas pode ser pequeno, mas as coisas funcionam e andam.

Em e Christopher, em toda a trilogia, foram aquele casal meant-to-be, que por mais que dê tudo errado, e nunca se encontrem, você sabe que vai dar certo. Arrisco dizer, então, que Na passarela é o mais romântico dos livros, e nessa linha, também o mais frustrante. Agora que Christopher sabe sobre Em e os dois estão em Nova York, eles interagem muito mais. O que mais gosto no casal é que você pode esquecer aquela eterna melação de "eu te amo e devo acatar tudo que você fala porque você é meu oxigênio". Eles brigam, discutem, discordam, ficam de cara e isso não tira o romantismo de cena. Pfvr, casais realistas, obrigada.

Meg Cabot sabe escrever, sabe ser meiga, ter uma narrativa legal e fluida, criar uma trama de ficção cientifica (que está longe de ser seu gênero coringa) muito bem amarrada e conseguir conduzir sem se perder. Na Passarela é incrível, arrematou a série com chave de ouro, sem correr ou deixar alguma ponta aberta. Todos os personagens tiveram um fim, nenhuma pergunta ficou sem resposta e todo leitor terminou satisfeito. Eu mais que recomendo essa trilogia!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. eu amo! a escrita da Meg, acho incrível, muito boa!
    ainda não li esta serie, mas quero ler logo, pena que o preço não ajuda muito hahaha

    ResponderExcluir
  2. Adoooooooooooro Meg. Até agora só li a série Diarios da Princesa, e tou morrendo para ler a Série Garotos e essa Cabeça de vento!! Rayme disse tudo... O preço é o problema ):

    ResponderExcluir
  3. os livros da meg são muito amáveis <3

    ResponderExcluir
  4. Não sei porque mas nao gosto desse livro, serio tenho uma P*** antipatia com ele.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!