31 de mar de 2013

Invisible I por Melissa Kantor

The Amanda Project #1

Amanda Valentino changed everything. 
Callie Leary has exactly one thing, and one thing only, in common with Nia Rivera and Hal Bennett: They were each chosen by Amanda to be her guide. When Amanda arrived at Endeavor High, she told Callie she moves around a lot and always picks one person to help her navigate the choppy waters of a new school. Why did Amanda lie? 
Following a course that they suspect Amanda deliberately plotted, Callie, Nia, and Hal piece together some cryptic clues. But they find more questions than answers and quickly realize that before they can figure out what happened to Amanda—the girl who changed their lives—they'll need to solve the most important mystery of all: Who is Amanda Valentino?

Autora: Melissa Kantor
Editora: HarperTeen
ISBN: 0061742139
Páginas: 320
Nota: 

Eu tenho uma espécie de paixão por livros americanos. Calma, pode poupar saliva (ou unhas) e dispensar o sermão sobre livros nacionais e variados, porque não é sobre isso que me refiro. O que mais gosto nos livros gringos, e que não é costume no Brasil, são as hard covers. Meldels, como sou seduzida por esse lindo formato que você pode retirar a capa e fazer estalinhos legais ao bater as unhas. No meu momento não-sei-o-que-ler-mesmo-tendo-59-livros-na-pilha, esse foi o fator que me fez puxar Invisible I da estante. Sou muito superficial ou ler livros assim é outra experiência?

Por trás da capa rosa e aparentemente meiga, um suspense. Ok, sem assassinatos sangrentos, nada de serial killers escondidos em becos escuros, mas uma história adolescente bem tramada com um mistério esperando para ser desvendado. A protagonista é Callie, uma das garotas mais populares do colégio, que secretamente era amiga de Amanda, menos popular. O livro começa quando Amanda faz pichações no carro do vice diretor e depois some, deixando a culpa para Callie, Hal e Nia, que até então ignoravam a existência alheia, já que os lugares na hierarquia social eram bem opostos. Os três precisam descobrir onde está Amanda e porque diabos quis uni-los.

Para apresentar a história e pegar o ritmo, a autora não toma muito tempo. Em vinte páginas você já está presa ao enredo e quer descobrir os mistérios de Amanda, uma grande incógnita para o leitor. Callie, Hal e Nia formam uma ótima equipe, já que todos são realmente diferentes com um mesmo objetivo. Arrisco dizer que embora a tachada louca seja Nia, o maior grau de complexabilidade é de Callie. Ela foi abandonada pela mãe e mantem a casa praticamente sozinha, já que o pai é alcoólatra. Ela esconde isso das amigas populares e uma das poucas que podia contar para dizer a verdade era Amanda, que agora nem sabe mais se é a mesma pessoa que ela conhecia.

A narrativa é pelos olhos de Callie, e dá uma grande amplitude para o campo de visão. Nenhum dos três personagens conhecia Amanda de verdade, então esse não é o fator que definiu quem vai narrar. Já Callie tem o drama em casa, as coisas sem sentido que Amanda deixou antes de sumir, além de uma vida dupla com as populares. Nesse meio tempo, sem espaço para romance. Sim, existe a vida amorosa, mas pouco aprofundada. Shippar casais é coisa dos próximos volumes, não agora (não que isso tenha me impedido).

Invisible I tem o trabalho gráfico mais bonito que vi. Não só pela capa dura, jacket e enfim, mas também nas páginas com ilustrações, bilhetes rascunhados e torpedos. Ainda assim, esse livro é mais que uma história bem apresentada, tem conteúdo e é cativante. Eu adorei os personagens, mas espero um pouco mais de Amanda na continuação. Os direitos no Brasil são da Galera Record mas, até onde sei, não existe previsão de lançamento. Quem lê em inglês, vai nessa!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. Realmente as Hard covers são muito lindas!! Adorei a resenha e me interessei pela história!
    O livro será lançado esse ano ainda! Beijos.

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. parece ser um livro incrível mesmo!
    fiquei morrendo de vontade de ler ;~~
    adoro hard cover *----*
    nossa, só 59 na lista dos não lidos :( uHASUHSAUAHSUAHSUASH

    ResponderExcluir
  3. Acho hardcovers lindissimos, mas não troco a praticidade dos paperbacks por naaaaaaaada no mundo. Dito isso, fiquei muito curiosa sobre o livro zenti, ja vou dar um pesquisada.

    ResponderExcluir
  4. Acho hardcovers lindissimos, mas não troco a praticidade dos paperbacks por naaaaaaaada no mundo. Dito isso, fiquei muito curiosa sobre o livro zenti, ja vou dar um pesquisada.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!