12 de mar de 2013

Finale por Becca Fitzpatrick

Hush Hush #4
Com spoiller dos livros anteriores
Nora e Patch pensavam que seus problemas tinham ficado para trás. Hank estava morto, e seu desejo de vingança não precisava ser levado adiante. Na ausência do Mão Negra, porém, Nora foi forçada a se tornar líder do exército nefilim, e era seu dever terminar o que o pai começara — o que, essencialmente, significava destruir a raça dos anjos caídos. Destruir Patch. Nora nunca deixaria isso acontecer, então ela e Patch bolam um plano: os dois farão com que todo mundo acredite que não estão mais juntos, manipulando, dessa forma, seus respectivos grupos. Nora pretende convencer os nefilins de que a luta contra os anjos caídos é um erro, e Patch tentará descobrir tudo o que puder sobre o lado oposto. O objetivo deles é encerrar a guerra antes mesmo que ela venha a eclodir. Mas até mesmo os melhores planos podem dar errado. Quando as linhas do combate são finalmente traçadas, Nora e Patch precisam encarar suas diferenças ancestrais e decidir entre ignorá-las ou deixá-las destruir o amor pelo qual sempre lutaram.

Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572827
Páginas: 304
Nota: 
Livros anteriores: Sussurro, Crescendo, Silêncio

Já fazem dois anos que conheci a série de Becca Fitzpatrick, e naquela época, Sussurro foi uma revelação em todos os sentidos possíveis na minha vida. Foi minha primeira piriguetagy literária, primeiro romance de anjos e primeiro contato com nefilins. Eu me apaixonei por esse universo e foi meu grande favorito por tempos e tempos. Entretanto, nesse meio tempo, li muita coisa, acabei amadurecendo e ficando mais crítica. É por isso que quero lembrar ainda no primeiro parágrafo e dando grande ênfase: é uma opinião muito pessoal. Tanto a série pode ter decaído, como seja tudo coisa minha achar isso. O fato é que primeiro volume arrasou e deixou um fantasma muito forte para ser superado.

A lei das séries sobrenaturais é uma guerra em seu último volume. Parece que se não tiver uma grande batalha, aquela história não terá um grand finale (beijos, trocadilho!). Ainda no final de Silêncio, a guerra foi prometida: anjos caídos de um lado, nefilins liderados por Nora do outro. Pode ser um bom plot, afinal, Nora e Patch estariam em lados opostos, mas o caso aqui é um céu armado para tempestade sem liberar uma gota. Pelo menos nas primeiras duzentas páginas, é só enrolação. O casal está cheio de problemas, Nora está se descobrindo poderosa, Dabria está por perto e ciumes tá batendo... Cena de ação? Nope.

Talvez o livro não seria tão enrolado se não fosse por Nora. Nunca gostei da protagonista, ela é uma espécie de Bella Swan em toda sua glória de dependência por seu lindo namorado fortão. Mesmo que agora esteja descobrindo seus poderes como líder nefilim, ela ainda não convence como garota bad ass (porque ela nunca será). Nora é indecisa e insegura, não sabe com quem se aliar, prefere se esconder embaixo de uma pedra à reconhecer a confusão que armou para si ao matar Hank, e principalmente, é mais hipócrita do que quem baixa música e é a favor do SOPA. 

Vou precisar de um parágrafo inteiro só para falar o Patch? Talvez. Eu me apaixonei pelo personagem desde as primeiras páginas da série, o jeito badboy, egocêntrico e que, mesmo assim, conseguia ser fofo com Nora. Com o passar dos livros, Patch se tornou uma personagem apaixonado, e perdeu um pouco da sua forma. Obviamente ele ainda é uma criatura incrível, com tiradas sedutoras e o grande motivo que me fez chegar até o final do livro e dar três estrelas, mas NÃO é o mesmo Patch de Sussurro, nem de longe. 

Becca já provou que não é muito boa para explicar seus vilões. Em Crescendo tem aquela linda e clichê cena em que o vilão (inesperado, sem ironia) prende Nora e conta tudo o que levou a fazer o que fez. Não satisfeita em já ter usado essa artimanha na série, e ter sido criticada por ela (afinal, quem gosta disso?), a autora repete. DUAS VEZES. Existem tantas formas de fazer vilão confessar (já que a protagonista não é esperta o bastante para perceber sozinha), então não vejo porque usar dessa fórmula old fashion.

Existe uma coisa muito mágica na literatura quando o assunto são sagas: manter o nível. Isso é essencial. Um amadurecimento por parte da autora também é bem quisto, é legal acompanhar uma evolução na narrativa. Não rola com Becca. Confesso que terminei a série decepcionada. Eu amei tanto Sussurro, que sinto dor no coração em dizer que a série não termina como começa. Quer dizer, retiro. A última frase lembra tudo o que mais gostei em Hush Hush, mas não passa de uma jogada de Becca para lhe convencer que o final supera todas as outras 200 páginas cansativas. Patch não segurou o livro para mim, lamento.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

8 comentários:

  1. tive este problema... amei o primeiro livro, e com o anterior a este me decepcionei bastante, então agora estou bem desanimada para ler Finale...
    na verdade vou ler só para terminar a serie mesmo :S

    ResponderExcluir
  2. eu li o primeiro livro da serie e amei! tbm foi meu primeiro livro de anjos :P
    senti que a serie foi decaindo, então não estou tão ansiosa por Finale :(

    ResponderExcluir
  3. Que pena que a série não termina tão bem :( E Hush Hush é uma das minhas séries mais dyvas desse mundo '-' Fiquei triste também pelo Patch não ser o mesmo, tudo bem que dá para notar nos outros livros, mas parece que neste ele está mais diferente ainda "/
    Estava ansiosíssima por Finale, mas então vi tantas críticas negativas, que agora, o livro não está mais na minha lista de prioridades.

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não tenho curiosidade nenhuma por essa série IEHIUEHUIEHEUHEUIEHE n sei pq me parece basante desinteressante quando tantas pessoas gostam ):

    ResponderExcluir
  5. Tô louca para ler!! *-* ... mais são tantas opiniões negativas sobre o livro (ñ estou falando da resenha!), q nem dá taanta vontade de ler!! =(

    ResponderExcluir
  6. Poxa, estou com tanta expectativa para este livro! Eu amo tanto essa serie ):

    Mas gostei muito da sua opinião.

    ResponderExcluir
  7. Nathália de A. S.13 de março de 2013 17:46

    Eita! Não esperava essa sua opinião Jo!
    Eu ainda não li Finale mas depois dessa resenha acho que vou adiar um pouco mais, afinal tenho livros que tenho certeza que são muito bons que estão na frente na minha listinha... =) Mas como sempre você falou bem Jo! (uma opinião inesperada e surpreendente, mas eu confio nela! (apesar de você não curtir o Grey... auhauhauahauhauh)

    Beijoo!

    @nathalia_asc

    ResponderExcluir
  8. Serio sou muito perdida com essa serie de livro, o povo quase morreu quando o livro foi lançado e eu aqui nem tchum, fazer o que né. Espero ler essa serie pra entender o porque de tanto surto.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!