19 de mar de 2013

Faça seu pedido por Mandy Hubbard

Kayla McHenry está tendo o pior aniversário de dezesseis anos da história! E não é só porque ela é diferente. Fica difícil se divertir quando você está apaixonada pelo namorado da sua melhor amiga. Na hora de assoprar as velinhas, Kayla faz um pedido: “Eu desejo que todos os meus desejos de aniversário se tornem realidade. Porque eles nunca se realizaram”. Na manhã seguinte, ela acorda e vê um Meu Querido Pônei cor-de-rosa pastando em seu jardim. No dia seguinte, depara-se com um carregamento de chicletes de bolinha para um ano inteiro. E, então, um cara meio plastificado chamado Ken aparece e começa a segui-la por toda a cidade, a bordo de um conversível! A cada dia, um novo desejo se torna realidade. Mas… isso PRECISA PARAR. Porque, quando fez quinze anos, Kayla desejou ganhar um beijo de Ben Mackenzie… E Ben, agora, é nada menos que o namorado de sua melhor amiga!

Autora: Mandy Hubbard
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788565383738
Páginas: 294
Nota: 
Extra: Promoção

É mania de gringo ou só eu não tenho costume de fazer pedido na hora de soprar a vela do bolo de aniversário? Não é um costume muito legal (não sou implicante, leia isso), e nem lembro se alguma vez cheguei a fazer o pedido de aniversário (se fiz). Faça seu pedido, de Mandy Hubbard, não é a primeira história com base nessa "tradição". Sabe 16 Desejos, filme da Disney com Debby Ryan? Mesma premissa. Mas, pfvr, não ligue as duas histórias - são bem diferentes.

A protagonista é Kayla, que depois de uma festa desastrosa de 16 anos, começa a ter seus pedidos de aniversário atendidos. Ela não lembra do que pediu, quando pediu ou porque razão. Diferente de Abby (de 16 desejos), ela não tem uma lista na porta do guarda-roupa com tudo que desejou desde pequena. É tudo uma completa surpresa, sem ordem e sem fada madrinha de explicação. O único pedido que Kayla consegue lembrar é do aniversário de 15 anos, quando quis um beijo de Ben, sua paixão platônica há três anos, que ironicamente, agora é namorado da sua melhor (e única) amiga.

Kayla é uma garota realmente solitária, e isso é visível para o leitor em todo o momento. O pai a abandonou, a mãe passa mais tempo no trabalho que em casa, seu irmão vive num universo paralelo e agora que Nicole (a amiga) está namorando, ela se sente jogada para escanteio. A protagonista criou uma aura too cool for school (And you're treated like a fool), julga cheeleaders, atletas, nerds, todo mundo, e prefere não se misturar. Isso é muito visível em seus pedidos. Como a grande maioria foram feitos quando criança, seu My Little Pony (é assim?) se tornou real, assim como a boneca de pano e o Ken (da Barbie). Os pedidos de aniversário de Kayla dão os amigos inanimados que foram realmente importantes para ela em algum momento.

Só que então entra a jogada de mestre de Mandy: ela sabe como tornar o livro engraçado. Começa que a narrativa do livro já é muito divertida, Kayla é irônica até a última gota de sangue. As confusões que a personagem se mete tão incansavelmente são as melhores e mais hilárias. Nunca vi um personagem tão engraçado quanto Ken, a autora pegou toda essência perfeição do namorado da Barbie e jogou na vida em caos da protagonista. Sem exagero, eu chorei de tanto rir. Era abafar o rosto no travesseiro pra não acordar ninguém na madrugada. Não gargalhava tanto desde Sophie Kinsella. 

A capa é um amor, os personagens, enredo, narrativa, tudo. Faça seu pedido é mortalmente fofo, meigo e divertido. Adorei como a autora apresentou a história, desenvolveu e finalizou, é aquele tipo de livro despretensioso que bato tanto na tecla e você deve ter na estante. Eu mais que recomendo a história - vá rir de Kayla, Ken, Ben e companhia!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

10 comentários:

  1. Realmente a capa é linda. Gostei da história também, leve e divertida.
    Deve ser muito gostosa de se ler.
    Beijos..

    ResponderExcluir
  2. vi poucas resenhas deste livro, mas as poucas que li me deixaram com muita vontade de lê-lo *-*
    parece ser muito fofo!
    fiquei curiosa agora para saber o que tem de tão engraçado neste livro! :P

    ResponderExcluir
  3. É um costume de muitas pessoas, cresci ouvindo ‘faça um desejo, e tem que manter em segredo, porque se contar, ele não vai realizar!’, não lembro de fato se realizaram, já tem muito tempo que nem faço bolo de aniversário, mas gosto desse ‘encanto’ que tem por trás disso, é uma boa abordagem pra livros, contos, filmes mesmo! Mesmo sendo bobinho, eu adorei 16 desejos!
    Fiquei bem interessada quando eu vi esse livro, é a primeira resenha que eu leio e gostei muito, fiquei com mais vontade de ler ainda, não sabia bem o que esperar do livro e da autora, e parece ser bem divertido!

    Adorei o blog. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  4. Tava navegando pelo Extra pra passar um pouco de vontade e vi esse livro. Fiquei curiosa pq realmente liguei ele ao filme da Debby, da Disney (que eu gosto, falo mesmo). Acabou que eu fiquei mais curiosa ainda!! Na lista de compras JÁ!

    ResponderExcluir
  5. Todos os livros que você resenha tenho vontade de ler, sei la, temos gostos iguais provavelmente.

    ResponderExcluir
  6. Livros assim pra jovens são sempre divertidos *-*
    Fiquei com vontade de ler esse!

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de livros assim simples e divertidos. Esse me lembrou aquele filme da Disney.

    ResponderExcluir
  8. Quandi li a sinopse pela primeira vez, ja estava com mt vontade de ler, mas fiquei meio com o pé atras pois parecia muito com 16 desejos, mas depois de ler essa resenha fiquei ainda mais curiosa *o*

    ResponderExcluir
  9. Só pela sinopse eu já achei engraçado. Fiquei imaginando o Ken, meio que stalkeando a Kayla! Não é o tipo de livro que tenho ou que faço questão de ter na minha estante, mas este, com certeza eu vou adquirir! Deus me ajude se todos os meus pedidos de aniversário se realizarem! Amo suas resenhas!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Apesar de nao ter gostado da capa, gostei da historia do livro, parece ser tao gostosinho de se ler, mas estou tãão sem tempo pra ler ultimamente que af -.-

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!