16 de mar de 2013

Canção do Mar por Amanda Hocking

Watersong #2
Com spoiller leve do livro anterior
Harper só quer uma vida segura e normal. Mas quando sua jovem irmã Gemma foge com um bando de garotas bonitas e perigosas, Penn, Thea, e Lexi, tudo muda. Jurando conseguir sua irmã de volta, Harper deve encarar perigos que jamais experimentou. Felizmente, ela tem Daniel do seu lado, um deslumbrante garoto que está ajudando em sua busca e é imune aos poderes sombrios das garotas. Enquanto Harper procura sua irmã, Gemma se esforça para se ajustar a sua nova vida. Seus poderes estão crescendo mais a cada dia, e quanto mais tempo vive com suas novas “irmãs”, mais difícil é resistir ao seu mágico mundo. É um reino tanto sombrio quanto bonito, onde ela é atormentada por uma estranha fome e necessidades indizíveis. Justo quando ela está afastando-se de sua antiga vida, Harper e Daniel a encontram… mas ninguém pode negar o quanto ela mudou. Tudo o que ela quer é voltar para sua família e seu mundo mortal, mas como ela poderá fazer isso quando ela se tornou algo totalmente diferente — e será que eles ainda a amarão quando descobrirem a verdade?

Autora: Amanda Hocking
Editora: Planeta
ISBN: 9788542200362
Páginas: 208
Nota: 
Extra: Promoção
Livro anterior: Despertar

Já contei sobre o quanto gosto de formular teorias? Procurar pontos em comum e encontrar respostas que não existem, que são mutáveis, mas que se deu certo com alguns exemplos, podem servir como parâmetros para vários outros. Segundo volumes de séries são meus alvos favoritos. É onde a maioria dos autores perdem os leitores e "o fio da meada". É pelo segundo livro que, supostamente, dá pra conhecer realmente o rumo da história, a personalidade dos personagens e ter uma ideia significativa se aquilo vai dar certo ou não. E se tem algo que influencia de verdade nessa minha brilhante teoria é a expectativa. Sempre ela, não?

Mas para série Watersong isso veio como algo muito positivo. Eu achei o primeiro livro interessante e com potencial, mas o final foi fraco e não comprei o cliffmager da autora. Então esperar por grandes tramas em Canção do mar não estava na minha ideia. Tudo que acontece é resultado da fuga de Gemma com as sirenas, seu dilema em deixar de ser humana e precisar se "alimentar", enquanto Harper e Alex fazem de tudo para descobrir mais sobre a espécie e, obviamente, encontrá-la. 

Pensando agora, dias depois de terminar a leitura, reconheço que bastante coisa acontece nesse livro - mais do que Despertar, ao menos. Porém, enquanto lia, as coisas aconteciam tão naturalmente que não chamavam atenção. Nada de "OMG", "WTF" e outras iniciais empolgadas. Amanda apenas conduzia o caminho que deveria fazer, não fez reviravolta, nem deixou o leitor ávido por mais e mais. É apenas uma continuação. A autora já tinha explicado muito bem sua mitologia lá no primeiro livro, tão bem feita e bem amarrada que agora não precisava encher parágrafos de explicações. Você sabe tudo o que precisa saber, por enquanto.

Senti uma grande evolução na escrita da autora em termos de narrativa. Ela finalmente percebeu que pronomes pessoais existem e podem substituir nomes próprios sem criar confusão. Sim, ainda existe uma repetição, mas em bem menor quantidade. Ainda assim, faltou profundidade emocional em sua escrita. As protagonistas não são das melhores: Harper é tão protetora que fica cansativa e Gemma peca na falta de carisma. Só quem pode conquistar é Daniel, mas ele não tem tanto espaço, o que estou contando que mude na continuação.

Minhas expectativas poderiam estar baixas, mas a autora me surpreendeu e eu realmente gostei do livro. Ainda não é meu preferido sobre sereias, mas tem uma mitologia inteligente e que pode ser bastante explorada. Dessa vez o final que Amanda deu deixou uma verdadeira ponta solta que você quer amarrar logo, então espero ansiosa pelo próximo volume. É uma boa leitura se você não esperar fogos de artifício e chuva de flores.
Bjs, 
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

6 comentários:

  1. Essa é a mesma autora de "Trocada" não é? Vi muita gente falando mal de Trocada, nem quero mais ler. Pensei em procurar outra série da mesma autora mas pelo visto vcs também não gostaram D: Acontece. Ótima resenha (: Bem clara e objetiva

    ResponderExcluir
  2. Você lê tantos livros que eu nunca ouvi na vida cara EIUHEIUEHUIEH sou dessas que julga pela capa, e essa não me agradou então não fiquei muito curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Depois que eu ler despertar, lerei esse haha
    Parece ser tão bom quanto o outro, pela sinopse e resenha...

    ResponderExcluir
  4. Senti uma grande evolução na escrita da autora em termos de narrativa. Ela finalmente percebeu que pronomes pessoais existem e podem substituir nomes próprios sem criar confusão. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu tentei terminar o primeiro não passei da pagina 50 , vou tentar de novo. Eu achei os personagens sem graça e cansativo.

    ResponderExcluir
  5. Acho que ja comentei aqui que noa gosto desse livro, sei la nada nele me chama atenção.

    ResponderExcluir
  6. não li o primeiro livro da serie, e não é uma que me chama muita atenção pela montanha enorme de resenhas negativas que já li
    a maioria grotesca das que li criticavam a autora por usar muitos nomes de personagens ao invés de substitui-los
    hmm, sei lá.. não me atrai muito não :S

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!