23 de mar de 2013

Amor contra o tempo por Myra McEntire

Hourglass #1
Emerson Cole sempre achou que algo estava errado com ela. Quando passou a ver pessoas deslocadas da realidade - que eram, na verdade, projeções do passado - e que, ao tentar tocá-las, elas desapareciam como fumaça, Em teve certeza. E então vieram os remédios, a depressão, o colégio interno. Agora que seu período no internato chegou ao fim e ela está de volta ao lar, Emerson vê sua sensação de paz prestes a desmoronar. Alguns fantasmas não estão mais desaparecendo com um simples toque. E com a chegada de Michael Weaver, o consultor de uma misteriosa organização que promete ajudá-la a se libertar dessa condição, um simples toque poderá condicioná-la a algo ainda mais perigoso: a paixão.

Autora: Myra McEntire
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501096524
Páginas: 368
Nota: 
Extra: Promoção

Ao lado de zumbis e heranças, acredito que viagem no tempo é um dos plots mais incríveis da literatura (e do cinema, e da televisão, e da vida). Eles são tão ousados (exceto herança - esse é só meu lado romântico falando alto) que são pouquíssimos os autores que tem coragem de escrever - afinal, esses assuntos conquistam com maior facilidade na sinopse, mas precisam ser muito bem desenvolvidos para convencer como história. Não adianta escrever sem sustentar. Pode ser ficção, mas credibilidade nunca cai mal.

Por trás do título brega que remete à romance espírita, Amor contra o tempo é um YA em que a protagonista tem acesso ao passado. Desde os 13 anos, Em percebeu que haviam pessoas estranhas que só ela conseguia ver e que explodiam ao serem tocadas. Até os 17, ela tinha certeza que era maluca. Só então Em conhece Michael, especialista em pessoas como ela, disposto a ajudá-la a entender esses fantasmas do passado, os quais ele chama por dobras temporais. Além disso, Michael também precisa da ajuda dela para outra missão: resgatar o antigo "chefe" da Hourglass, a organização para qual trabalha. Obviamente, resgatá-lo no passado.

O grande problema é que o livro não me convenceu. Eu não comprei a história da protagonista, seu poder, Michael, Hourglass, a viagem no tempo... Tudo parecia muito forçado, sem base. Eu sou daquelas pessoas que acredita fortemente no papo clichê de que a vida é feita de escolhas, então precisaria de algo muito forte para me fazer crer que voltar ao passado e salvar uma vida não vá alterar nada. A explicação da autora para isso, o princípio que anula todas as consequências, não foi o suficiente para mim, teria que ter mais. Vou convidar Myra para o chá da tarde e fazê-la responder todo meu questionário - que não é pequeno.

De inicio, Em parece ser só mais uma protagonista sarcástica que já sofreu demais com a morte dos pais e se fechou para o mundo. Entretanto, isso é o que ela quer que a gente pense, sendo que suas ações não correspondem. Ela repete por vezes que é rebelde e durona, mas só nas primeiras 100 páginas se debulha em lágrimas mais de três vezes. Ok, Joana, larga a insensibilidade. Não julgo a garota por chorar, vejo que ela tem motivos e aceito isso, mas pelo menos pare de me dizer que essa não é você, assuma a fragilidade de uma vez e pronto. O livro flui muito melhor quando Em aceita suas fraquezas e defeitos - sinto que foi nessa parte que o livro realmente foi pra frente. Mesmo assim, seu lado revoltado e faixa marrom de karatê tem seus momentos. Conhecer Michael e dar um soco na barriga dele me fez torcer pelo ship quase que instantaneamente.

Como o livro tinha críticas ótimas na blogosfera internacional, eu estava curiosa demais e com expectativas lá no alto. Três estrelas são consequências disso? Talvez, mas no geral, o livro não saciou minha curiosidade sobre viagem no tempo. Amor contra o tempo tem uma narrativa gostosinha, fluida, deixa você bastante curiosa, mas peca em características muito, muito importantes. Não chega a ser um livro mais ou menos, mas também não foi o que eu esperava. Talvez na continuação a autora tenha conseguido se expressar melhor e convencer o leitor sobre seu enredo - coisa que, para mim, não rolou nesse debut.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

7 comentários:

  1. Oiie, acabei de comprar esse livro por ter visto inúmeras indicações na blogosfera. Acredito que quando vamos com muita sede ao pote, nos decepcionamos e pode ter sido isso que aconteceu com você !!
    Gostei da resenha e continuo curiosa para ler o livro !
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu to bem curiosa pra ler esse livro :D

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curiosa para ler esse livro. Ainda mais agora que li sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Eu só tenho uma opinião depois de ler e agora eu estou muito curiosa , pois foi uma resenha diferente das que eu tenho lido.

    ResponderExcluir
  5. achei o titulo um pouco brega também, mas acho essa capa linda!
    a primeira vez que vi a capa, confesso que pensei que se tratava de um livro espirita, quando vi que se tratava de viagem no tempo, fiquei suuuper curiosa para ler... ai começou a estourar resenhas negativas igual pipoca e eu dei uma desanimada, mas ainda quero ler para tirar a minha prova :P

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, quando vi a capa do livro e comecei a ler a sinopse, primeiro pensei: O que foi que fizeram com a capa e títulos originais? Ficou realmente parecendo alguma coisa totalmente diferente. E admito, minhas expectativas estão lá em cima, mas aparentemente, vou cair legal do cavalo também.
    Ainda assim, quero ler e tirar minhas conclusões - e continuo preferindo o título e capa internacionais.

    http://thetheatredesvampires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ain ja li tanta resenha desse livro que me desanimei pra lelo, acho ele tao sem sal com açucar que ja ate dessisti de ler algo sobre ele.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!