7 de mar de 2013

51 encontros em 50 semanas por Kristen McGuiness

Solteira, e sem namorado, Kristen se perguntava se o seu destino era passar às noites diante da tevê tomando sorvete. Em vez de esperar pelo homem perfeito, Kris­ten partiu para a luta, elaborando um plano ousa­do e ambicioso: ter 51 encontros românticos em 50 semanas e só depois escolher com quem ficar. Com a ajuda de sites de relacionamento, de um chefe inacreditavelmente solidário, dos encontros às cegas arranjados pelos amigos e até mesmo de um xamã, ela embarcou num carrossel vertigino­so de cafés e jantares com homens que ela normal­mente não classificaria como almas gêmeas. Seu plano inicial de achar o homem certo logo se transformou em algo mais do que bate­-papos com estranhos. As experiências viraram missões em busca da verdade, jornadas na dire­ção de seu passado problemático e aventuras espi­rituais de medo e fé. Cômico e brutalmente honesto, este livro é capaz tanto de provocar lágrimas quanto garga­lhadas, num coquetel borbulhante que mistura Bridget Jones e Sex and the City. Uma história real, que retrata a busca corajosa do amor e a descoberta de si mesma.

Autora: Kristen McGuiness
Editora: Lafonte
ISBN: 9788581860121
Páginas: 320
Nota: 

Sente na frente da sua estante e vamos fazer as contas: Quantos dos seus livros são ficção? Quantos são feitos exclusivamente para o público que você se encaixa? Quantos tem uma sinopse descolada e cativante que termina numa lição de moral eterna sobre crescimento pessoal? A grande maioria, não? É uma mistura de porto seguro com caminho óbvio - provocar reflexão e mudar a personalidade da protagonista (para melhor, obviamente) é clássico e necessário. Alguns livros acabam presos nisso, e ignoram completamente a proposta inicial. Mas, pense bem, quem leria um livro cuja contracapa fosse apenas "Acompanhe as aventuras de Fulana até sua personalidade evoluir" e outros quotes do Published Weekly e variados?

Eu comecei a leitura esperando um chick lit ficcional, me deparei com uma história autobiográfica que sugere romance, mas não passa de toda aquela embromação que fiz no parágrafo anterior. Kristen, que manteve o próprio nome na personagem, tem trinta anos e quer dar um jeito na vida. Ela abandonou as drogas, o alcoolismo, e decidiu encontrar o amor da sua vida. Para isso, ela começa o projeto de 51 encontros em 50 semanas, escrevendo sobre eles.

Li algumas entrevistas com a autora e tudo que tenho a falar é que Kristen é verdadeiramente corajosa. Ela se abriu no livro, encarou seus problemas (que são muitos!) e expôs cada um dos seus defeitos. Parece pouco, mas a vida da protagonista/autora é tão conturbada que ganha uma nova dimensão. Ela bate na tecla várias vezes de ter crescido como pessoa durante essas 50 semanas, mas cá entre nós, não percebi muito disso antes da última página e discurso de conclusão. Kristen tem planos para o futuro e está limpa das drogas, são passos grandes demais para o inicio do livro e que acabam abafando quaisquer mudanças minusculas e sutis do desenvolvimento.

Quando percebi que o livro não era o que eu esperava, fiquei decepcionada. Confesso, fiquei mesmo. Os relatos de Kristen estavam longe de ser um divertido chick lit de uma mulher atrás do amor de sua vida. Ok, acho esse tema meio fútil também, mas ainda assim é algo que cativa e te faz torce pela protagonista. Eu não torci pelos romances da autora - parecia um pretendente pior que outro. Aliás, nesses 51 encontros, até o pai dela conta. A melhor amiga. A prima da vizinha do dono do centro de reabilitação que ela encontrou na rua também conta. Ok, exagerei um pouco, mas você pegou a ideia.

Você leu essa resenha e sabe do que se trata o livro, então se curtiu a ideia, tenho certeza que vai adorar. O que não funcionou para mim em 51 encontros em 50 semanas foi o fator surpresa, além de meu pequeno problema com não ficção. Os capítulos são pequenos e dinâmicos, o que ajuda muito para a narrativa se tornar rápida e fluida. Eu gostei, é um bom livro, mas não exatamente o meu gênero. Como eu falei, se se interessou, você já sabe o que esperar.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

4 comentários:

  1. novidade para mim, não tinha ouvido falar neste livro ainda
    gostei da ideia do livro, mas não me atraiu muito
    se chegar a cair nas minhas mãos, leio com certeza, mas se depender de eu ir atras... melhor não :P

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas me interessou bastante. E eu tou tão chata pra livros por esses dias......

    ResponderExcluir
  3. Bem eu nunca tinha ouvido falar desse livro, porem ate que o enredo me chamou atenção, quem sabe um dia eu leia.

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro em mãos mais ainda não tive tempo de ler, estou com ele na cabeça desdo começo do ano e nada rs. Vc me inspirou, vou começar amanhã mesmo! encontrei ele aqui, ó:

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/51-encontros-em-50-semanas

    para as meninas que como eu, não leram! :P

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!