28 de fev de 2013

O rosto que precede o sonho por Mauricio Gomyde

Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente... 

Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 174
Nota: 

Sabe quando você está no meio de um livro parado e maçante, e tudo que pensa é em abrir outro título que está parado na estante, ler só o prólogo (o primeiro capítulo, quando muito), e então voltar para a leitura oficial? Pois é, no fundo você sempre sabe que essa segunda leitura vai até o fim. O rosto que precede o sonho, encaixado entre A mão esquerda de Deus, foi leitura de uma tarde. Vou começar a só ler encaixes, eles passam mais rápidos!

Ok, o fator tamanho também conta bastante nesse caso. O rosto que precede o sonho é super curtinho, e a narrativa ainda colabora para passar mais rápido. O livro é cheio de diálogos, frases curtas, parágrafos moderados e várias características que deixam a leitura bem mais dinâmica. Quando você sai de um livro pesado, qualquer romance pode ser considerado leve, principalmente se os personagens são dados a conversar mais. Adoro isso.

O protagonista é Tomas, compositor que vive num barco e leva a vida numa boa. Ele foi abandonado pela namorada, mas sua depressão só durou poucas horas: até chegar ao sebo do amigo, Benjamin, e encontrar uma encantadora garota com um ótimo gosto musical. A partir de então, é uma história de encontros e desencontros, repleto de cenas fofas e frases poéticas (não melosas, tks God).

Acho que a característica mais forte do personagem é sua perspicácia. Tomas é muito ligado em sinais do universo, e leva qualquer pequeno detalhe do dia como uma mensagem do universo. Pode parecer bobagem, mas isso precisa de muita esperteza. Como boa preguiçosa que acostumou estar de férias, não fui pesquisar todas as informações do livro, mas só pelo fato dos pontos se ligarem (e de Tomas perceber isso rapidamente), é bem impressionante. Queria ser tão rápida assim.

O rosto que precede o sonho é uma leitura rápida, leve, não muito aprofundada (tirando os sinais) e com um final realmente infeliz. Me surpreendi, mas não digo que só pelo lado positivo. Terminei o livro decepcionada com a conclusão, imaginava outra coisa completamente diferente, e mudou minha perspectiva com toda a leitura. Gostei, achei os personagens muito bons e a história bem construída, apenas não comprei o final. 
Bjs, 
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Joana! Já li O Rosto que Precede o Sonho e amei! Achei um livro tão emocionante! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Estou com o e-book desse livro há um tempo, mas nunca li. Vontade não falta, mas dificulta ficar um tempo na frente do computador. É diferente!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha guria, mas tenho uma opiniao formada a respeito do livro, nao consigo gostar dele de era nem bera!

    ResponderExcluir
  4. Oii Jo,
    ainda não li nenhum livro do Mauricio, mas já li tantas resenhas boas dele que tenho vontade de ler!
    nunca encontrei para comprar aqui ontem moro, e já participei de vários sorteios dele mas não tive sorte :( :(

    ResponderExcluir
  5. Eu já li esse livro, comprei ele direto com o autor, simplesmente me apaixonei pelo booktrailer.
    Levei um pouco mais de tempo pra ler do que você já que eu estava em semana de provas quando o livro chegou pra mim. Eu gostei muito da leitura, também adoro muito dialogos, ao contrário de você pesquisei várias das informações que tem no livro (love borboletas). Meu problema não foi com o final em si, já o imaginava, meu problema foi com a construção dos "problemas" do protagonista, meio que não comprei...

    ResponderExcluir
  6. Ai Joana! Agora fiquei realmente confusa, guria... O autor sempre foi bom e eu amei os outros livros dele, mas o que ele fez com o final? Acho que vou chorar antes de descobrir! hahahah É um autor que eu não aceito que faça algo "errado", pois ele apareceu de mansinho e conquistou com os livros lançados. Ai senhor, me faça compreender quando eu chegar neste ponto da leitura!! hahaah
    Sua resenha só me deixou mais certa de que preciso ler, ao menos pelo começo delicioso e típico do Mauricio. Eu adoro "sinais", mas não sou uma pessoa boa para interpretá-los, mas quero muito ver como autor desenvolveu isto durante a narrativa e o quanto isto influencia o personagem principal.
    Ps.: Saudades de ter tempo para aparecer no seu blog e ler suas postagens. *-* Isso sempre me faz bem!

    Beijocas,
    Samy Aquino - http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui mei BLÉ com o autor por motivos ainda não indentificados, então nem com a resenha e nem gostando muito de livros com bastante dialogo, não comprei a ideia não. Não despertou minha curiosidade nem nada.

    ResponderExcluir
  8. Ja ouvi falar mt deste livro ainda não li mas depois de algumas resenhas perdi a vontade, ele nunca me atraiu mas a sua resenha esta incrivel ok?!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!