3 de fev de 2013

Leituras de Janeiro!


Como vocês repararam (que eu sei!), deixei de fazer o Esta Semana. Depois de mais de um ano com aquele post religiosamente no domingo, resolvi dar uma pausa. Se antes eu gostava de que era um porto seguro de ideias no dia, chegou uma hora que cansei. Ao invés disso, resolvi fazer o post mensal com as leituras, uma síntese geral. Por enquanto está escrito, quem sabe até o final do ano o formato vai para vídeos... NÃO PROMETO NADA!
Procura-se um marido - Carina Rissi: Eu falei melhor sobre a minha primeira leitura do ano na resenha, o quanto foi divertido e fofo. Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Carina, e simplesmente não poderia imaginar melhor. O enredo é meigo, bem escrito e estruturado, as tiradas são divertidas e o casal principal é tão amor que dói.
A culpa é das estrelas - John Green: Simplesmente maravilhoso, já falei? Acho que sim, mas vale a pena frisar. ACEDE é bom demais! Super bem escrito, bem humorado, com personagens inteligentes e divertidos, uma história incrível com um final WTF na vibe "sou-escritor-mal-e-vou-fazer-os-leitores-me-amarem-por-faze-los-chorar". Tá rolando sorteio no blog, vai lá!
A Terra das Sombras - Meg Cabot: Minha resenha foi comida pelo blogger (beijo, seu feioso), então vou sintetizar minha opinião, já que não sei se meu post volta e não pretendo reescrever. O primeiro livro da série A mediadora é ótimo, divertido, com personagens legais e uma história bem armada de fantasmas (que, na minha opinião, são seres maravilhosos que foram oprimidos pela febre de vampiros e anjos, junto dos zumbis amados). Entretanto, para uma série que sempre tem tantos elogios por aí, acabei me decepcionando um pouquinho. Faltou um pouco mais de romance, um pouco mais de Jesse. Provavelmente a série melhora, mas cadê tempo (e dinheiro) pro resto?
Dizem por aí... - Jill Mansell: Fiz a resenha ontem, então acho que está fresco na memória de todo mundo. Mais um chick lit com clichê, só que arrasa na formação dos personagens. A protagonista tem uma linguagem ousada, e seu chefe, Max, é simplesmente uma das criaturas mais sarcásticas e ótimas da literatura. Como se o livro não fosse bom por si só, valia a leitura só pelas tiradas do personagem. Também tem promoção por aqui!
Negócios em família - Jen Calonita: O terceiro livro da fofa série YA, Segredos da minha vida em Hollywood, segue no padrão dos anteriores: super leve, super lindo e super meigo. É despretensioso, divertido de ler e ainda trás vááárias informações sobre a televisão. O SpoilerTV nunca fez tanto sentido.
Sombra - Elena P. Melodia: A prova viva de que uma explicação pode acabar com tudo. Um livro que foi muito bem até a metade, que manteve a atmosfera misteriosa que chegava a dar medo em algumas situações. Porém, Elena quis ser uma boa pessoa e desvendar o segredo pros leitores. Se perdeu, coitada. Ficou forçado e bizarro. Repito: se perdeu, coitada.
Sheila Levine está morta e vivendo em Nova York - Gail Parent: Joana lendo best seller dos anos 70, é isso Arnaldo?! Na verdade, só descobri isso depois que já tinha comprado (o título e a capa são tão legais, e o preço tava tão bom...). O livro é uma carta de suicidio, então fala com o leitor e não tem uma história concreta, são mais memórias. Dá pra rir, é divertido, mas a protagonista é o mais puro clichê do chick lit. Se matar por que está solteira aos trinta, é sério?
Anjos do sagrado coração - Colleen Curran: Outro livro que comprei pela capa, título e preço (falei que na praia que fui tinha uma pseudo-livraria cheia de promoção linda?). A história se passa nos anos 80, foca num grupo de garotas que não se preocupam com nada e acham que tem o mundo na mão. É um pouco pesado, mas bem viciante e com uma narrativa muito boa de ler. Esperem a resenha!
Eu sou o número quatro - Pittacus Lore: Finalmente li o livro (alerta de pleonasmo!) que originou o filme com Alex Pettyfer. Posso confessar? Só me interessei na história por causa do ator. Isso quase nunca dá em boa coisa. Não quero me deter muito em alguns pontos que quero citar na resenha, mas achei o universo alienígena do protagonista bem forçado. Não tenho opinião formada sobre ETs, mas tenho certeza que não são como os que Pittacus Lore escreve. Pfvr, santa falta de criatividade. 
Luz - Elena P. Melodia: O final da trilogia My land foi a leitura mais decepcionante do mês. A continuação da decepção, digo. A mitologia é clichê e absurda demais, e o livro - previsível, se me permite - segue nessa linha durante todo o tempo. Os personagens perdem a graça, pseudo-vilão se torna pseudo-mocinho, não rolou. Pelo menos o livro tem muitos diálogos para a leitura fluir.
O lado bom da vida - Matthew Quick: Me interessei pela história por causa da Jen Lawrence, mas diferente de Eu sou o número quatro, o enredo ganhou forma e funcionou por si só. Matthew consegue escrever sobre a loucura sem acusar, com uma sutilidade e destreza unica. É divertido e com uma escrita gostosa e rápida demais.
Puros - Julianna Baggott: A distopia do mês! Uma das mais reais que li, já que explica como aconteceu o apocalipse e ficou perto demais da realidade 2.0. É bem escrito, perturba e cativa, tem romance sutil e que foge do óbvio. O problema são os personagens que pecam no carisma, e não se aproximam do leitor. Corre que tem promoção por aqui também!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

12 comentários:

  1. Da sua lista só li ACEDE mês passado e é incrível...

    mas a vontade é ler Procura-se um Marido e O Lado Bom da Vida

    =]

    beijos
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei legal a ideia de fazer uma recapitulação das leituras.. Tenho vontade de ler vários, mas desses daí só li Eu sou o número 4 e A terra das Sombras!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler os 4 primeiros livros.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Vc leu bastante em Janeiro, ;)

    Gostaria de ler O Lado Bom da Vida.

    ResponderExcluir
  5. estou louca para ler Procura-se um marido! as resenhas que leio dele são sempre incriveis!
    a culpa é das estrelas eu li esses dias atras, e é muito bom
    quanto ao livro da Meg: CALMA! vc está apenas no começo da serie! hahaha
    assisti o filme Eu Sou o Numero Quatro, mas não tenho muita vontade de ler o livro, pq não é o tipo que me prende muito =/
    super me decepcionei sobre o 2° livro da Elena, então tenho certeza que irei ter raiva de luz :(
    assisti ao filme O lado bom da Vida, mas quero muito ler o livro!!!

    ResponderExcluir
  6. Leu vários livros hein?
    Vários dos citados eu já li e adoro muito também. Destaque para Procura-se um marido, A culpa é das estrelas, Dizem por aí e O lado bom da vida.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pois é Jo, queria muito ter lido O Lado Bom da Vida antes de ver o filme, mas não comprei o meu exemplar e estou super tentada em dar uma chegadinha do cinema ): E também to ensaiando comprar Eu Sou Numero 4, mas até agora é só ensaio. Mas ta ok, bati meu próprio recorde e li 8 livros esse mês!! *-*

    O que você pretende ler agora em fevereiro?

    Beeeeeeeeijos ;*

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ter so um post mensal com todos os livros que vc leu durante todo o mes. :) esperando que saia videos na proxima :D
    Tenho mta vontade de ler um livro da Carina, acho ela demais, so pelo que ouço e leio em resenhas.
    Eu acho que parei no 5 livro a serie A mediadora, mas jaja vou retomar, até pq a Meg #divaLindona anunciou que vai lançar o 7º livro da serie. Nem imagino como sera mas tenho certeza de que ela nao vai decepcionar :)
    Quero mt ler ACEDE. Sei que lagrimas sao garantidas entao meio que estou em preparando psicologicamente :D
    bjim

    ResponderExcluir
  9. Eu sou uma das que sentiram falta do "Essa semana". Gostei do leituras do mês, mas ainda prefiro o "Essa semana". Dos que leu já li A culpa é das estrelas (favorito) e A mediadora (Até gostei do primeiro volume, mas desisti da série no 4° livro, levei quase um ano pra retomar. Já li ela toda e não é minha série favorita da Meg, e recentemente vi que ela vai lançar mais um livro.)

    ResponderExcluir
  10. Quantos livros, rs!
    Quero muito ler 'Procura-se um marido' e 'O lado bom da vida', são os que estão, no momento, na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  11. O uncio que eu desconhecia era Sheila Levine está morta e vivendo em Nova York, vi Anjos do sagrado coração etsva 16,50 na livraria pensei em comprar mas depois desisti.

    ResponderExcluir
  12. Eu nao li nenhum desses ainda, mas eu gostaria muito de ler o Procura-se um marido, A culpa é das estrelas e O lado bom da vida *.*

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!