17 de jan de 2013

Puros por Julianna Baggott [+ Sorteio]

Puros #1
Pressia pouco se lembra das Explosões ou de sua vida no Antes. Deitada no armário de dormir, nos fundos de uma antiga barbearia em ruínas onde se esconde com o avô, ela pensa em tudo o que foi perdido — como um mundo com parques incríveis, cinemas, festas de aniversário, pais e mães foi reduzido a somente cinzas e poeira, cicatrizes, queimaduras, corpos mutilados e fundidos. Agora, em uma época em que todos os jovens são obrigados a se entregar às milícias para, com sorte, serem treinados ou, se tiverem azar, abatidos, Pressia não pode mais fingir que ainda é uma criança. Sua única saída é fugir.
Houve, porém, quem escapasse ileso do Apocalipse. Esses são os Puros, mantidos a salvo das cinzas pelo Domo, que protege seus corpos saudáveis e superiores. Partridge é um desses privilegiados, mas não se sente assim. Filho de um dos homens mais influentes do Domo, ele, assim como Pressia, pensa nas perdas. Talvez porque sua própria família se desfez: o pai é emocionalmente distante, o irmão cometeu o suicídio e a mãe não conseguiu chegar ao abrigo do Domo. Ou talvez seja a claustrofobia, a sensação de que o Domo se transformou em uma prisão de regras extremamente rígidas. Quando uma frase dita sem querer dá a entender que sua mãe pode estar viva, ele arrisca tudo e sai à sua procura. Dois universos opostos se chocam quando Pressia e Partridge se encontram. Porém, eles logo percebem que para alcançarem o que desejam — e continuar vivos — precisarão unir suas forças.

Autora: Julianna Baggott
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572322
Páginas: 364
Nota: 

Toda resenha de livro distópico começo dizendo que amo o gênero pela sua realidade. Pode existir outro caminho, mas essa é a tecla que prefiro bater. Pelo menos na minha visão deturpada da vida, os autores resolveram apostar nesse gênero como um grito de alerta. O lado que a humanidade se encaminha é assustador, e o futuro vai repetir o passado, a crueldade e insanidade que marcaram os séculos anteriores. A única diferença será que os métodos de guerra, tortura e opressão serão mais modernos e tecnológicos. Não estou sendo maluca, apenas real. E esse é o grande magia de Puros. Ele é assustadoramente real. 

Normalmente somos introduzidos ao cenário já depois do "apocalipse", e as informações de como a Terra chegou naquele ponto são bem raras e limitadas. Em Puros, isso não acontece. Fazem oito anos que ocorreram as Explosões, que devastou o planeta. Poucas pessoas sobreviveram, e a grande maioria dessas foi fundida com outras coisas, pessoas ou animais. Pressia, a protagonista, tem uma boneca no lugar da mão. Bradwell, um amigo, tem pássaros nas costas. Somente alguns selecionados sobreviveram intactos: os Puros, que vivem sob proteção e treinamento do Domo. Patridge é de lá. É tão distante assim do mundo que você conhece?

É realmente perturbador. O cenário, principalmente. São realidades completamente diferentes de quem está no Domo, intocados e saudáveis, e os que estão nas ruas, enfrentando Feras e Poeiras (pessoas que, após se fundirem, ficaram perigosas e irracionais). É cruel. OBR, Organização da Bendita Revolução, que cuida de fora do Domo, junta para um destino desconhecido quem chega aos 16 anos. Além disso, também promovem as Ondas de morte, em que os soldados tem liberdade para matar quem quiser por 24h, juntando pontos para ver quem é o vencedor.

O problema do livro é que não senti profundidade emocional dos protagonistas. A narrativa em terceira pessoa intercala o ponto de vista entre Pressia, Patridge, e um pouco de  Lyda e El Capiton, então tem pouco de muito e muito de nada. Eu não me conectei com eles, sentia empatia pelo mundo em que viviam, mas não por seus dramas pessoais. São pessoas espertas, tem coragem, mas não tem carisma.

Nunca tinha visto alguma resenha de Puros, quando comecei a leitura sabia apenas que era mais uma distopia. Gostei muito e me surpreendi mais ainda. O espaço para romance é pequeno, mas inesperado e sem clichê, o livro não faz rir, mas sim, pensar muito. A autora conseguiu conduzir bem a história e plantar reviravoltas algumas vezes, só pecou nos personagens vazios. Posso citar mais de cinco distopias melhores, mas isso não tira o mérito de Puros. Vale a pena.

     Sorteio

Sim, sorteio lindo para vocês! Fiquem atentos as regras, é válido apenas em território nacional e vai até dia 16/02, com resultado dia 17/02 (se eu tiver calculado bem no rafflecopter, não sou muito boa nisso ainda). Importante: os comentários obrigatórios válidos no sorteio são apenas sobre a resenha/livro, nada de "participando" ou "sorte para mim", que serão desclassificados. Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway


Update: Resultado!

O vencedor da promoção está no widget do sorteio. Parabéns, Fernanda Ghiggi! Envie um email para poderosas.e.femininas@hotmail.com com seus dados até o dia 21/02, caso contrário o sorteio será refeito. Importante: espere um email de confirmação ou entre em contato pelo twitter/facebook pra ver se o email chegou, ok?
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

56 comentários:

  1. quando participei do encontro de blogueiros no stand da Intrínseca na Bienal, nos foi apresentado esse livro, e naquele momento eu quis lê-lo. Apesar de perceber que algumas pessoas esperavam mais dele eu ainda tenho vontade de ler, está na minha estante de desejados no Skoob, espero lê-lo em breve ^^

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler sua resenha, acabei me interessando ainda mais pelo livro.
    Fiquei com um pouco de receio de ler - embora ainda não o tenho mas já está na minha lista de desejos - porque me parecia "meio clichê". Agora que você disse que não é, me pareceu mais legal ainda.
    Poxa, também não tinha visto resenhas desse livro, parabéns!
    Me interessou e intrigou o fato dos não-puros terem coisas anormais..um brinquedo, asas, enfim.. Propositalmente para nos fazer pensar, e com certeza tem algo a ver com a história de cada personagem.
    Ah, nossa realidade é bem distante dessa, imaginem só - ironia. Vai ser um dos primeiros distópicos da minha lista esse ano (:

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bom esse livro!
    Não Tinha lido nenhuma resenha dele ainda!
    Mas ja quero ler "Puros" Gostei (:

    ResponderExcluir
  4. não gosto muito do genero, mas já li alguns e gostei!
    desde que lançou este livro ele está na minha lista de desejados :(
    é a primeira resenha dele que eu leio, e fiquei bem interessada! até acho isso estranho, pq faz tempo que ele foi lançado né?!

    ResponderExcluir
  5. Primeira resenha que leio desse livro. Ai que estranho a protagonista ter uma boneca no lugar da mão. Já fiquei imaginado o filme. Nossa! Quero ler, pois me chamou muito a atenção, Apesar de já ter lido um monte de distopias.

    ResponderExcluir
  6. To querendo esse livro a muito tempo mas ate agora ainda não tive a chance de lê-lo e por mais que eu participe de promoções não ganhei nenhuma ¬¬ Não é a primeiro vez que já leio livros desse tipo por isso quando ele foi lançado já gostei dele ^^ Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro e, depois da sua resenha, fiquei louca para lê-lo!
    Deve ser um ótimo livro!
    Parabéns pelo blog. É lindo! :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. muitas pessoa ja me falaram sobre esse livro e dizem que é bom ja lu umas resenhas sobre ele tbm e a sua está otima deu vontade de ler para saber como é parabens pela resenha gosto de livros assim

    ResponderExcluir
  9. Adoro distopias, e fiquei bem curioso pelo livro. Realmente não tinha lido nenhuma resenha sobre o livro, mas a capa, a sinopse e o gênero são atrativos. Com certeza vou participar do sorteio!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros distópicos, ficção científica, são uma das minhas paixões, claro porque o autor pode fazer o que quiser com o mundo que criou!
    Adorei a resenha, e observei que é ruim demais saber que os protagonistas não tem "profundidade emocional" mas pelas 4 estrelas quero ler!

    *-*

    ResponderExcluir
  11. Oie!!
    Nunca tinha visto esse livro por aí! Essa é a primeira resenha que leio dele.
    Gosto de distópicos, apesar de ter lido apenas a série Feios, nesse gênero.
    A história desse parece muito interessante, mas pelo tema, é uma pena que não tenha havido muita emoção por parte dos personagens =/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ainda não havia lido nada sobre o livro e nem sabia que era uma distopia. Eu adoro distopias, justamente por isso que você falou, por nos mostrar aonde nossa insanidade pode levar, um futuro cruel com resquícios do passado.
    Uma pena que os protagonistas sejam frios, isso pesa bastante, mas a história em si deve ser muito boa, me interessei!

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente não tive a oportunidade de ler ainda, mas está na minha lista de desejos, ainda mais depois desta resenha.
    Obrigado ;D

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livros sobre distopias e de toda a realidade que eles apresentam. Ainda não li Puros mas ele está na minha lista de desejados desde o seu lançamento.

    ResponderExcluir
  15. Com a resenha você conseguiu me passar a ideia do livro de como ele começa e se desenvolve, me pareceu muito interessante, nunca li sobre um livro com um conteúdo desse ou parecido, eu ia amar ler,é diferente e novo, e eu particularmente gosto de personagem assim como você os descreveu,acho que esse seria um dos livros que assim que lido por mim estaria entre meus favoritos. Sem contar que a capa também é muito linda.

    ResponderExcluir
  16. Entrou para a lisa de desejados, otima resenha, querendo muito ler o livro!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha, gosto de distopias o livro parece ser muito bom e interessante (:

    ResponderExcluir
  18. Oiii eu nunca tinha visto uma resenha desse livro, é a primeira e eu adorei... o livro parece ser muitoooo bom mesmo! Adoro livros distópicos, a capa é linda também!!!

    Eu vou participar do sorteio... quem sabe neh?

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li o livro, mas acho essa capa incrivelmente linda.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nenhuma distopia. Não fiquei interessada em lê-lo.

    ResponderExcluir
  21. resenha linda eo post nem se fala promo demais

    ResponderExcluir
  22. Seria esse livro mais uma bela distopia?
    Espero que sim..
    @DavidLBromsson

    ResponderExcluir
  23. Seria esse livro mais uma bela distopia?
    Espero que sim..
    @DavidLBromsson

    ResponderExcluir
  24. "Puros" parece ser o tipo de livro que faz o leitor refletir muito sobre o futuro. Gosto de distopias, mas não tanto quanto você rsrs E quero mudar isso, pois sei que é um gênero maravilhoso e, como você mesma falou, as histórias não estão tão distantes de nós.
    Fiquei com um pé atrás por saber que os personagens não tem carisma, que você não simpatizou tanto com eles :/ . Mas, o tema do livro é tão bom que vou dar uma chance para "Puros".
    Já está na minha listinha de desejados :)

    Beijos :*
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Tenho lido alguns livros distopicos e amei todos. O que me chamou a atenção em Puros foi mesmo a capa. Achei mto bonita. A historia parece ser interessante, pretendo ler com certeza. Talvez me surpreenda!!! Bjkss

    ResponderExcluir
  26. Gostei desse livro quando vi o lançamento, mas ainda não tive oportunidade de ler. Gostaria, pois achei um bom livro.

    ResponderExcluir
  27. Não é meu gênero favorito, mas como meu marido e filho gostam sempre acabo lendo alguma coisa que eles compram.
    Sobreviver ao apocalipse e procurar a mãe tá um bom enredo. Também vejo que a realidade do futuro da humanidade é assustador. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  28. Logo que foi lançado lá fora, me interessei pela sinopse. Depois, quando finalmente chegou aqui eu perdi o interesse, nem sei bem o porquê... De qualquer forma, depois de ler resenhas positivas, e por gostar de distopias, decidi dar uma chance e o adicionei a minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
  29. Opa! XD Primeira resenha que leio do livro. Eu não fazia IDEIA do assunto dele, então acho que ainda estou tentando digerir suas informações…
    achei interessante e estranho que as pessoas se “fundiram”, não é um livro que me chamou muita atenção agora.. mas adicionei na minha lista. Obrigada pela resenha.
    bjim

    ResponderExcluir
  30. gostei do livro e ainda com uma promo legal!

    ResponderExcluir
  31. Nao li o livro ainda , mas é bem interessante !! Tipo louca pra ler !!
    Na listinha de livros pra 2013 !! kkkkk

    ResponderExcluir
  32. Ja faz um tempo que estou curiosa pra ler esse livro!!
    Espero consegui ler nesse ano!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  33. Aind não tinha lido nenhuma resenha de Puros, mas ele já estava na minha lista de desejados só por ser uma distopia rs.
    Pela sua resenha o livro parece ser fantastico, a historia tem tudo pra isso, fiquei chateada em saber que os personagens não cativam =|
    E nem consigo imaginar como é ter uma boneca na mao oO

    Bjooo

    ResponderExcluir
  34. Quero muiiito ler esse livro. Estou doida pra tê-lo em mãos!
    Torcendo!! <3

    ResponderExcluir
  35. Gosto muito do livro, mas esperava mais. Ele não me prendeu tanto quanto eu esperava, mas isso não significa que a história não é boa, enfim, boa resenha, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  36. Sempre fico empolgada quando descubro que o livro é uma Distopia. Simplesmente adoro! Quero muito ler esse livro. Ainda bem que a autora focou mais na ação do que em criar triângulos amorosos, para variar né kkk

    Bjs
    @Tibiux

    ResponderExcluir
  37. Primeira resenha que leio desse livro (que tem uma capa muito linda). Não sabia que era uma distopia e nem fazia ideia de que a premissa fosse tão boa. No momento estou lendo Queda de Gigantes, que retrata a 1ª guerra mundial e a revolução russa e isso tem me levado a pensar o que seria do mundo se entrassemos em guerra nos tempos atuais. Seria bem como você descreve no inicio da resenha. Entrou pra lista de desejados no skoob.

    ResponderExcluir
  38. Nossa adorei está resenha. Amo distopias e está parece ser uma ótima, gosto muito de ler um livro e refletir sobre ele e acho que posso fazer isto com este livro. A capa é maravilhosa eu realmente gostei muito dela.

    ResponderExcluir
  39. Eu realmente quero ler esse livro depois da sua resenha. Achei bom não ter clichês (meio que já estou cansada do tanto que já tem). A história parece que vai em prender e espero que isso aconteça mesmo, como você disse, sem a profundidade emocional dos personagens. Tomara que eu não me decepcione. :)

    Beijos.
    http://desventurasembooks.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  40. Amei a sua resenha!
    Pena que os personagens não tem muita carisma. Amo distopias, o livro parece ser muito bom e a capa é linda.
    Estou participando da promoção!

    bjs...
    http://assuntosobrelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Ainda não li nenhuma distopia, mas sempre tive vontade de ler, ainda mais essa! Pelo que vi da sua resenha só tenho mais certeza em ler esse livro, gosto de pensar nesses assuntos, e espero refletir com ele :D

    ResponderExcluir
  42. Nunca li nenhum livro desse genero, porem adoro ele. Acho a capa legal o enredo me parece ser bom.

    ResponderExcluir
  43. Quando o livro foi lançado não tinha me chamado tanto a atenção... adoro distopias, mas era uma avalanche do gênero e algumas me decepcionaram um pouco. Já tinha lido uma resenha sobre esse livro e tinha ficado louca pra ler, essa ideia das pessoas terem sido fundidas com objetos durante as explosões me chamou bastante a atenção, e a divisão da sociedade entre puros e 'não-puros' me deixou interessada. Não tinha lido nada a respeito dos personagens serem vazios, mas é uma crítica válida. Estou bem curiosa pra ler!!

    ResponderExcluir
  44. Nossa a narrativa é densa,sufocante,flui bem. É perturbador, mas também é interessante.
    Os eventos são um pouco complexos,ás vezes assustadores.
    As capas são criativas

    ResponderExcluir
  45. Capa desse livro é linda demais , eu acho! Sua resenha está ótima, quero muito ler \o/ Ainda bem que tem promoção !

    ResponderExcluir
  46. Que capa linda! Já tinha visto e simplesmente adorei! Recentemente virei fã de distopia, dessa realidade irreal por assim dizer, com certeza eu vou adorar essa leitura!

    ResponderExcluir
  47. Já tinha lido uma outra resenha desse livro e continuo gostando do que leio, pra mim é um livro diferente e como gosto de distópias e essa é bem diferente quero ler já está na minha comprida lista.
    A capa é bem linda.

    ResponderExcluir
  48. Estou tão ansiosa para ler esse livro! Nunca li uma distopia, e pelos elogios que já escutei, só vai dando mais vontade! haha
    Adorei sua resenha, principalmente a sinceridade. É uma pena quando os personagens são 'rasos', e quero ler para tirar minhas conclusões!

    ResponderExcluir
  49. Amei a resenha. O gênero é bem interessante. Eu amei a capa dele! É super 10! Me deixou um pouco desconcertada a sinopse e um pouco hesitante, mas eu gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  50. Xi, mais uma distopia que vou ter que ler pra crer. Até que gosto do gênero mas ainda não encontrei nenhum que ficou sendo meu preferido. Uma pena que as persoangens sãoo rasos. Talve no próximo livro afundem, kkk.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  51. Eu estava em duvida se valeria ler a pena o livro ou não, mas depois que lisua resenha tive certeza hahah Livros desse gênero me interessam bastante

    ResponderExcluir
  52. Eu primeiramente tinha me interessado por esse livro, depois tinha desistido por ter visto algumas críticas negativas, ou melhor dizendo, que o livro não valia tanto a pena assim. Ai decidi deixar meu dinheirinho pra investir em outros livros. Mas a sua resenha me fez interessar por ele novamente, gostei sim. Adoro distopias, é meu gênero favorito. E a última que eu li foi Legend, que muitos falam muito bem mas eu particularmente não achei tudo isso, achei meio... cru. Queria saber o que Puros poderia mostrar, já li o primeiro capítulo e gostei da escrita assim, e todo esse cenário cruel e asqueroso, nossa, me fascina *-* HIUASDOHIODAS Então, ok, pode voltar para a listinha de vou ler (um dia).

    ResponderExcluir
  53. Eu tinha me interessado primeiramente por esse livro, mas acabei desistindo depois que eu li umas críticas negativas, ou melhor dizendo, que ele não valia tanto a pena assim. Ai deixei ele de lado e resolvi guardar meu dinheirinho pra investir em outros livros. Mas a sua resenha me fez interessar por ele novamente. Gosto desse cenário cruel e pós-apocalíptico, amo distopias, é meu gênero favorito e parece que nunca me canso delas! O último livro do gênero que li foi Legend, eu esperava muito dele pois falavam muito sobre, e acabei me decepcionando um pouco, achei um pouco... cru demais. Não sei o que esperar de Puros, já li o primeiro capítulo e até que gostei da narrativa. Acho que posso inclui-lo novamente a lista de vou ler do skoob (quem sabe um dia né).
    Ótima resenha (:

    ResponderExcluir
  54. Todo tipo de ficção me agrada muito, porque fico imaginado se um dia poderia ser tornar realidade, Puros é um livro que me chamou a atenção por contar a historia dos sobreviventes de bomba nuclear. é mais um que vai entrar pra minha lista de leitura

    ResponderExcluir
  55. Apesar de gostar muito dos livros da editora e de distopias não curti muito esse livro, achei a capa bem simples, e a história não me chamou atenção. De todas as distopias que eu li a resenha antes de ler o livro essa é a mais fraca.
    Talvez eu leia, quem sabe estou enganada... rsrs

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!