31 de jan de 2013

Luz por Elena P. Melodia

My land #3
Com spoiller leve dos livros anteriores
Alma está em um quarto de hospital momentaneamente sem memória. Logo, porém, outros não vão se lembrar dela também: sua família, seus amigos, todos, exceto Adam. De volta em casa, agora querem descobrir o que aconteceu com Morgan. Como tornar-se completamente humana? E quem escolher, Adam ou Morgan?

Autora: Elena P. Melodia
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051215
Páginas: 337
Nota: 
Livros anteriores: Escuridão, Sombra

Eu realmente acredito em chances de se redimir, em começar de novo e corrigir erros. Principalmente na literatura. Claro que não será mais a mesma coisa, afinal, uma hora ou outra, teve um erro grotesco que marcou, porém ainda assim, pode recuperar alguma parte. Elena P. Melodia devia isso aos leitores, pelo menos um final digno para My land, que se perdeu completamente na metade de Sombra e apagou a memória boa que eu tinha anteriormente. 

A expectativa estava mínima, mas tinha um fio de esperança chato e pertinente. Só que o erro da autora foi um que não dá para voltar atrás. Ao explicar o passado de Alma e sua mitologia de Não Nascidos, filhos do Mal, o livro perdeu a credibilidade. O clima do livro sempre foi de suspense, carregado de assassinatos e mistério. Adorei quando a suspeita estava numa seita macabra, quando Alma encontrou sua cópia e realmente tudo se encaminhava para um cliffhanger incrível. Contudo, tudo é revertido para uma solução clichê, sem graça e cheia de furos, ainda em Sombra. Luz só continua com isso.

Uma coisa que estranhei foi que Adam, de um minuto para outro, passa de personagem enigmático com altas chances de ser do mal para alguém apaixonante o suficiente para conseguir mexer com Alma, que o ápice tinha sido uma paixãozinha por Morgan, ainda antes de saber a verdade sobre si. Para uma continuação, não fez sentido. Nas primeiras páginas dá para ver um Adam completamente diferente do que conhecíamos, para quem Alma abre o coração em dois segundos. Oi, bom senso, você poderia dar uma passada por aqui? 

Como nem tudo é lado negativo, quero dizer que realmente gosto da dinâmica da escrita de Elena. O livro acaba sendo bem fluido, já que a narrativa é cheia de diálogos e isso acaba passando bem mais rápido e divertido. Ok, pode não ser algo profundo que dá vontade de encher de tags, mas são diálogos. Amo livros que tem muitos diálogos.  

Resumindo, Elena P. Melodia não usou bem sua chance de redenção. A história de Luz apenas continuou com o enredo fajuto apresentado em Sombra, não trouxe grandes reviravoltas e teve o final previsível que dá para adivinhar só lendo a contracapa. Os vários diálogos no decorrer do texto deram rapidez e dinamicidade para as páginas, mas não conseguiram segurar. Infelizmente, estava longe de ser o final que eu esperava para um primeiro livro tão promissor. Recomendo Escuridão. Suas continuações? Dificilmente.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

13 comentários:

  1. parece ser um bom livro, uma historia diferente das que eu custumo ler! otima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Nossa serio? Eu tenho o primeiro livro, mas ainda não o li. Fiquei decepcionada em saber que o final não é bom ):

    ResponderExcluir
  3. Agora fiquei com certo receio. Não sei se me empolgo em ler não... Se surgir oportunidade, não vou pensar duas vezes. Pelo menos Escuridão, afinal a sinopse é muito cativante!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia os livros mas ainda sim li a sua resenha, achei bem sincera, e me desanimou de ler os livros. Bom porque odeio quando empolgo muito com os livros e no final eles são decepcionantes.
    Não sei se leria esse livro.
    Adorei o blog :)

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha... super sincera, nao conhecia essa série ainda e pra te ser sincera, nem vou conhecer pelo que vc escreveu...

    beijos

    ResponderExcluir
  6. desculpa, mas não lerei sua resenha kkk
    ainda não li Luz, e na verdade não estou nem um pouco empolgada :(
    o 2° me decepcionou bastante!
    li só seu ultimo paragrafo e ele não me deixou nada contente :'(

    ResponderExcluir
  7. É por essa e outras que fujo de séries, rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Nao li a resenha por causa dos spoillers. Nem sei se um dia vou ler essa serie pq tenho tanto preconceito com as capas dessa serie, sao mt horriveis, pra piorar aind amais a menina parece com a kristen stwart. --'
    Mas percebi que voce tambem nao gostou tm do livro, pois ele ganhou so 2 estrelas...
    bjim

    ResponderExcluir
  9. Acho a capa linda, porem nunca li anda dessa serie, porem estou com uma pontada de curiosidade de lelo

    ResponderExcluir
  10. Não tenho interesse em ler essa série. Não gosto das capas e as resenhas que leio são desestimulantes.

    ResponderExcluir
  11. Fins de séries são complicadas, ainda mais quando esperamos que o autor "concerte" a estória. Essa é uma serie que eu só vou ler se conseguir pegar emprestada. Também adoro livros com dialogos ;)

    ResponderExcluir
  12. Não tenho curiosidade nenhuma sobre essa série, não sei porquê ):

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!