16 de jan de 2013

As três melhores soundtracks de séries!

Desde que comecei com as playlists quinzenais, acabei me jogando na busca por músicas novas. Afinal, o objetivo é indicar músicas, não repetir as mais tocadas do vagalume (se bem que as mais tocadas do vagalume raramente são legais). Todo link que alguém compartilha no facebook, as que os amigos gringos do twitter não tiram da playlist e por ai vai... Mas não existe nada mais eficiente que trilha sonora - assistir 30 seriados é uma ótima fonte de pautas. Pensando nisso, ao invés de selecionar algumas músicas aqui e ali, que tal indicar os melhores seriados em termos musicais (quer dizer, em termos soundtrackiais)? Tenho três favoritas!
Já contei pro mundo inteiro que estou fazendo maratona de 90210 desde 2012. Comecei na última semana do ano o seriado que tem quatro temporadas e meia, e meldels, não vejo a hora de poder dizer que já estou atualizada (comecei a quarta ontem, quase lá!). Enfim. 90210 já tem alguns muitos anos, e o melhor é ver que a trilha sonora da primeira temporada tinha cantores e bandas bem antes de estourarem. Katy Perry estava no inicio de carreira quando If you can afford me foi a primeira música do 1x03, e ninguém conhecia Adele no Chasing Pavements piloto, muito menos Kiss with a first de Florence and the Machine cinco anos atrás. E, né, só se pode esperar coisa boa de um seriado que tem seu debut ao som de Viva la vida, não? 
Como o seriado se passa em Los Angeles, a influência musical chega a ser plot principal de personagem (como Dixon por vezes e Adrianna na terceira temporada). Além disso, como povo rico da Califórnia, eles estão sempre em eventos. Já teve acústico de The Script (a.k.a. o Danny de The Voice UK) e Diego Boneta já teve arco na série, como cantor. Vale o play em The Kiss, Karmina.
Não será a primeira vez que qualifico a trilha sonora de Gossip Girl como um dos principais motivos para assistir a série (depois do Chuck, Blair, figurino, Georgina e cenário, nessa ordem). Foram 121 episódios e muita, muita, muita música boa. Assim como 90210, a trilha sonora das primeiras temporadas foi recheada de nomes que a gente conhece da lista do Billboard de hoje, cheio de Rihanna e Sean Kingston.
Mesmo sendo uma série focada na futilidade lynda da vida, que seguia tendências em tempo integral, a soundtrack ia para um lado mais cult, com bandas novas e desconhecidas. The Bravery, que é extremamente raro no Brasil, teve várias músicas, como Believe (que já esteve em 90210) e Time won't let me go. Outro ponto importante é como as músicas são bem colocadas, principalmente em termos de season finales. Posso citar segunda temporada e a cena mais linda de todos os tempos? Season of love, do Shiny Toy Guns. Quinta e frustração a mil? We are young, do Fun. Para fechar a série e morrer chorando? You've got the love (Florence and the Machine) seguido por Kill me (The Pretty Reckless). 
Para mostrar que a CW não ganha todas, MTV fecha minha lista com Underemployed. Detalhe muito importante: é MTV, canal que antigamente era unicamente musical. Hoje, que colocou séries na programação, precisa, no mínimo, caprichar na soundtrack. De todas as que assisto (Teen Wolf, Awkward, The Inbetweeners...), Underemployed é minha favorita, e que mais me trás downloads. E olha que nem é o Diego Boneta que paga de cantor nas cenas (me nego a gostar de qualquer coisa que a Raviva faça, então parte musical é ignorada). 
Não sei se é porque a gente vive no Brasil e as influencias daqui são limitadas, mas é muito raro encontrar músicas da trilha sonora que eu já tenha ouvido falar. É muita coisa nova e folk - dificílimas de achar no Ares. Lazy Eye, do Silversun pickups, traduz super bem o que tem na série em termos musicais. Também vale escutar Never enough, de JJAMZ, e Let my colors shine, da Cathy Heller. Mais legal é que os seriados do canal mostra a música que está tocando na margem inferior - é só desviar da legenda.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

14 comentários:

  1. Tenho que concordar que Gossip Girl só tem músicas boas! Todo episódio tem uma que vale a pena! As outras séries, infelizmente não acompanho, apesar de ter curiosidade de assistir 90210. Além disso, gosto bastante das versões das músicas do Glee!

    ResponderExcluir
  2. Me sinto tão por fora por não conhecer 90210 e Underemployed.
    Gosto de Katy Perry e Adele (quem não gosta né? hehe).
    Não conheço nenhuma das músicas de Underemployed, mais por fora ainda!!
    Todo mundo me fala de Gossip Girl, mas eu não consigo me interessar.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc! Nada melhor para conhecer musicas novas e legais que assistir series e com certeza as que vc citou tem mt musica boa.
    De todas que conheço GG é a serie que eu realmente assitia e era sou fã, e as musicas eram Demais. Tenho ate vontade de assitir 90210, mas dizem que e GG em LA, e to na maratona de The big Bang Theory (sendo que eles ja tao na 6ª temp.) ai nem rola...
    ah! nunca tinha ouvido falar dessa 3ª serie que vc disse...
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Nossa Adele em 90210!! Nem imaginava isso, ;)

    ResponderExcluir
  5. Não assisto nenhum dessas séries mas a trilha sonora delas parece ser maravilhosa, gostei muito do post quero outros dele, talvez um dia você escolha a trilha de alguma que assisto.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a indicação das músicas, realmente muito boas de verdade!!!

    Mas eu acrescentaria na sua lista o Grey's Anatomy, as musicas deles sao show tambem

    ResponderExcluir
  7. adorei o post , amo a familia cullen

    ResponderExcluir
  8. opa confundi de post rsrs naum acompanho essas series, mais gostei bastante desse post!

    ResponderExcluir
  9. a serie Underemployed muito legal mesmo, adorei esse post booom demais

    ResponderExcluir
  10. Essa serie é nova pra mim Underemployed, porem a que tem a trilha qeu eu mais gosto é Gossip

    ResponderExcluir
  11. A trilha sonora de Gossip Girl é um arraso. Lembro de ter baixado várias das músicas,entre elas aquele "hino" que as garotas cantaram na primeira temporada.

    ResponderExcluir
  12. Amo a trilha de Gossip Girl, é muito boa!

    ResponderExcluir
  13. Underemployed tem musicas incriiiiiiiveis menina!! As vezes eu tenho a impressão que só eu gosto dessa série ):

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!