26 de dez de 2012

Percy Jackson: Guia Definitivo por Rick Riordan e Mary-Jane Knight

Percy Jackson: Guia Definitivo
Vida de semideus não é fácil! Combater monstros, decifrar profecias e lançar-se em perigosas jornadas para salvar o mundo são tarefas rotineiras, e um herói não pode vacilar. Afinal, nunca se sabe quando o mundo estará em perigo. Colorido, com fotos, mapas e ilustrações, o Guia definitivo mostra como descobrir quem é seu pai ou mãe divino, como detectar um sátiro e quais são os dez sinais de que talvez você seja um meio-sangue, além de informações sobre os personagens, as criaturas mitológicas — deuses, espíritos e monstros — e os lugares lendários que todo herói precisa saber de cor.

Autores: Rick Riordan e Mary-Jane Knight
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572476
Páginas: 148
Nota: 

Eu tinha comentado recentemente que já estava cansada da fórmula não mais secreta do tio Rick. Suas aventuras repetem elementos e, para mim, chegou a um ponto em que uma pausa é mais do que necessária. Mesmo assim, decidi embarcar no Guia Definitivo de Percy Jackson, um livro curtinho, livre de ameaças apocalípticas, cheio de informações curtas e dinâmicas para relembrar os semi deuses que adorei acompanhar alguns anos atrás.

O livro é dividido em oito seções relacionadas ao universo mitológico: Percy Jackson, o acampamento, os deuses e por aí vai. Não sei se fui pega pela minha memória, mas várias informações sobre os personagens foram acrescentadas aqui. Não é algo que faria diferença para os plots dos livros, mas são coisas divertidas. A parte sobre Percy, principalmente, trás vários extras, como seu boletim e o motivo de suas expulsões. Os desastres de sua vida é outra parte que não tem como não rir.

Não sei qual parte foi escrita pro Rick e qual foi por Mary-Jane, mas deu para perceber muito bem a característica que o autor andou se aprofundando nos últimos tempos: a narrativa-comédia. Sacadas espertas, bem humoradas e divertidas fazem parte de todas as seções, mesmo falando sobre os monstros do universo de PJ. 

A diagramação é incrível: capa dura, colorido e cheio de gravuras novas, que não estavam no Arquivo do Semideus. Adorei o Guia dos deuses por Quíron, as novidades e deu para matar a saudade que Percy Jackson tinha deixado. É um guia, uma leitura rápida e divertida, mas não mais que isso. Para a tarde de tédio ou para quebrar o círculo vicioso de leituras pesadas, é recomendado. Fãs de mitologia grega vão adorar.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

8 comentários:

  1. Vi numa livraria, e queria muito ser parceira da Intrínseca, nem precisa falar, né, mas também pra receber esse livro!
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Para ser sincera, não me identifico com a história do livro original. Então, não fiquei animada com este guia. Mas tem uma galera que conheço que curte muito Percy.
    Quanto ao formato de GUIA, eu nunca li um, então nem sei se gosto ou não. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  3. não gostei muito , não faz muito minha cabeça.. mas pa quem curti esta bem escrito e bom

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muitoo ler esse guia, sei lá, gosto tanto da escrita do Rick, já li todos os livros do PJ lançados no Brasil, agora estou esperando o próximo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Depois de ter lido o Guia de Sobrevivência dos kane eu já sei mais o menos o que esperar e não estou ansiosa. Gostei muito de Percy jackson, mas no momento estou dando um tempo de Rick Riordan, mas se tivesse algum conto inédito como foi o caso dos Arquivos Secretos eu provavelmente leria.

    ResponderExcluir
  6. Amei a série Percy Jackson e os Olimpianos e quero muito ler esse guia.

    ResponderExcluir
  7. AH, eu li o antigo Guia que foi lançado, mas nao vejo a hora de poder ler esse!!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!