18 de dez de 2012

Lua de Sangue por Andrea Cremer

Lua de Sangue - Nightshade #2
Com spoillers leves do livro anterior
Um romance juvenil arrebatador. Ao misturar opressão social e feminismo com um mundo fantástico de feiticeiros e lobisomens, Andrea Cremer chegou à cobiçada lista do New York Times. Neste segundo volume da série Nightshade, que acompanha as aventuras de Calla, líder da alcatéia homônima, acompanhamos os acontecimentos logo após Sob a luz da lua. Quando Calla acorda no quartel-general dos Inquisidores, seus maiores inimigos, ela acredita que seus dias estão contados. Mas quando estes oferecem ajuda salvar sua matilha, ela deve decidir em quem confiar. Se nos mestres que a traíram ou nestes novos ‘amigos’. Cabe a Calla lidar com a liberdade de finalmente escolher as próprias batalhas e trilhar seu destino.

Autora: Andrea Cremer
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501090485
Páginas: 406
Nota: 
Livros anteriores: Sob a luz da lua

Nunca escondi que tenho receio de segundos volumes de trilogias. Na maior parte das vezes, eles decaem, colocam mais confusão do que a trama pode aguentar ou simplesmente enrolam o leitor para, então, desenvolver alguma coisa no último livro. São complicados, fazem qualquer série perder o prestígio que o primeiro livro causou e podem ser realmente perigosos. O caso é não criar expectativas e esperar o pior - a vida funciona muito melhor quando se é surpreendido por pequenas coisas, não? E é aí que entra Andrea Cremer e Lua de Sangue, a continuação menos ortodoxa que já vi. 

Nesse livro, Andrea se jogou de cabeça no que mais os autores costumam ignorar nessa parte do projeto: explicações. Depois de toda uma reviravolta no final de Sob a luz da lua, Shay sendo reconhecido como progênito, ele e Calla procurando abrigo com Inquisidores e tudo mais, o que reina são perguntas infinitas. Praticamente tudo que aprendemos no primeiro livro entra em questionamento, além da curiosidade natural sobre os Guardiões. É nesse momento que uma luz agraciada passa por Andrea e ela passa as 400 páginas respondendo tudo. 

Não se engane achando que isso faz do livro algo morno, com parágrafos longos e cenas chatas com pessoal sentado debatendo lendas antigas. NOPE. No meio disso tudo, Calla foi para Vail, teve luta, algumas mortes, e ainda aí tem mais reviravoltas. O ritmo se mantem, a diferença é que nem o leitor, nem os protagonistas são mantidos no escuro. É todo um cenário formado e detalhadamente arquitetado para depois, e só depois, a coisa pegar realmente fogo.

Uma coisa que gostei muito no primeiro livro e realmente senti falta agora foram os personagens masculinos sedutores. Em Sob a luz da lua é impossível não se apaixonar por cada garoto que cruza a vida de Calla, e não estou nem falando exclusivamente do triângulo amoroso. Seu irmão mais novo, Ansel, era incrível. Shay e Ren faziam jogos de opostos em que ficava impossível escolher entre um e outro. Em Lua de Sangue, mesmo com bastante romance, só Shay tem destaque. Ren não tem dez páginas (embora sua presença seja ótima, mesmo que reduzida) e Ansel ficou chato de verdade. Queria me apaixonar mais um pouco, ora.

Agora é difícil diminuir a expectativa. O cenário que Andrea criou para o último livro da série Nightshade é excelente, e está muito bem formado. Os personagens são ótimos, a protagonista não é passiva e, nesse ritmo, essa será uma das melhores trilogias de YA sobrenatural da vida. É surpreendente, bem escrito e bem conduzido. Quero a continuação logo. 
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

10 comentários:

  1. Meu interesse por essa série sempre foi reduzido, mas depois dessa sua resenha certamente aumentou. Um primeiro livro e explicações em seguida é bem raro... Mas como é série vou esperar que se lancem todos os volumes.

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum dos livros, mas achei interessante a história.
    Mas quanto aos segundos volumes, também tenho este receio. Quando se trata de filme, o que acontece (em muitos casos) é que o primeiro é fantástico, o segundo mais ou menos e o terceiro você finge que não existe. rsrs
    Nos livros ainda não tive a oportunidade de ler muitas séries, mas sempre que adoro o primeiro volume penso que o seguinte não vai conseguir ser tão bom.
    Ainda bem que não é sempre assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Tem que ter muito talento para manter uma série interessante. A resenha fez com que eu já imaginasse a história e ficasse com vontade de ler tudo sobre a série. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente gostei da história, sua resenh foi ótmia para eu me interessar.
    Parabéns mesmo.
    Espero poder ler *-*
    Beeijinhos;

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o 1º livro e só tô esperando o preço de Lua de Sangue melhorar! rs

    ResponderExcluir
  6. Tenho que ler essa série.
    A história parece ser diferente e muito interessante.

    ResponderExcluir
  7. ai fiquei curiosa nem tanto pela resenha mais sem pela capa, um luxo , fiquei curiosa demais

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso!!! Amo sobrenatural e me apaixonei pela série, espero ler logo. Só os títulos me deixaram interessada nos livros. Parece ser um excelente sinal.

    ResponderExcluir
  9. Livro novo e autora tambem, porem gostei do enredo da historia é diferente do que sou acostumada a ler, gostei da capa!

    ResponderExcluir
  10. Faz um bom tempo que quero ler Sob a luz da lua, e como ainda não li, não vou ler a resenha pra não pegar spoilers. Beijos

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!