15 de nov de 2012

Romeu Imortal por Stacey Jay

Romeu Imortal - Julieta Imortal #2
Amaldiçoado a viver por toda a eternidade em seu espectro, Romeu, conhecido por seus modos rudes e assassinos, recebe uma chance de se redimir viajando de volta no tempo para salvar a vida de Ariel Dragland. Sem saber, Ariel é importante para os dois lados, os Mercenários e os Embaixadores, e tem o destino do mundo nas mãos. Romeu deve ganhar seu coração e fazê-la acreditar no amor, levando-a contra seu potencial obscuro antes de ser descoberto pelos Mercenários. Enquanto sua sedução se inicia como outra mentira, logo ela se torna sua única verdade. Romeu jura proteger Ariel de todo o mal, e fazer qualquer coisa que for preciso para ganhar seu coração e sua alma. Mas quando Ariel se decepciona com ele, ela fica vulnerável à manipulação dos Mercenários, e sua escuridão interna poderá separá-los para sempre.

Autora: Stacey Jay
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630052
Páginas: 320
Notas: 
Livros anteriores: Julieta Imortal

Não é a primeira vez que comento sobre o quão enganoso e ilusório o termo "Imortal" pode ser num título de YA. Culpa de Stephanie Meyer que encheu de vampiros a nossa vida e nos fez acreditar que os únicos seres que não morrem nunca são eles (calma, isso não é exatamente uma crítica). Toda vez que eu vejo essa característica inumana numa capa, a palavra sanguessuga fica piscando na minha mente. Foi essa minha primeira impressão com a série de Stacey Jay, quando li Julieta Imortal. Depois de conhecer a história e ver que a mitologia é bem diferente, minhas expectativas subiram e eu estava esperando uma boa história para a continuação. Amo quando não me decepciono.

Ao mesmo tempo que é continuação, Romeu Imortal é uma história quase alheia aos acontecimentos de Julieta Imortal. Se no primeiro livro conhecíamos o drama da musa de Shakespeare ao tentar unir almas gêmeas, dessa vez o foco é total em Romeu. Bem, Romeu e Ariel. Agora ele pretende mudar de lado na luta do bem contra o mal e precisa fazer a doce Ariel acreditar no amor através de Dylan, o "namorado" que a traiu. 

Não me considero uma pessoa romântica (é sério! Por que você riu?), mas uma coisa que amo na literatura é ver flerte em romances complicados, principalmente quando o garoto é mal e a garota tem língua afiada. Todos os meus shippers favoritos começaram assim (eu poderia citar, mas vocês já conhecem a grande maioria). Enfim. Ariel está decepcionada e morta de raiva de Dylan e Romeu precisa romper essa barreira. Logo ele, que matou a amada noiva em troca da imortalidade. É surpreendente o quanto ele consegue ser fofo e divertido. 

A construção dos personagens foi muito boa. Ariel é uma protagonista complexa, carregada de inseguranças justificáveis e com um bom jogo de cintura. Ela é divertida e corajosa, porém achei meio forçado sua iminente-futura-maldade-absurda, além da facilidade extrema em acreditar no sobrenatural (se bem que essa é uma qualidade quase que unanime em protagonistas YA).

O que tirou uma estrela da classificação final foi a narrativa. No primeiro livro, precisei de duas tentativas de leitura para conseguir chegar ao final. Já aí, eu comecei e terminei numa tarde, e não vou mentir dizendo que foi fácil. Stacey é redundante, enfeita demais e fica dando voltas e mais voltas ao invés de falar na lata. Objetivismo para que, não é? Não são muitas páginas, apenas 320, mas poderia ser pouco mais de 200 se estivesse escrito apenas o necessário. Além disso, as raras partes de Julieta são MUITO nonsense se levar em consideração o final do livro anterior. Lógica, sua linda, cê tirou folga?

Eu adorei. Foi uma leitura rápida, fofa e divertida, com apenas esses problemas na parte da escrita (aliás, não dá para culpar apenas Stacey nesse quesito. Cadê editor eficiente?). Romeu Imortal finaliza a série de uma forma muito melhor do que começou e achei o desfecho bem condizente e bonitinho. A autora trouxe um casal clichê, reformulou completamente a história e criou uma mitologia nova e inteligente. Preciso adicionar nas minhas notas mentais que nem todo imortal é vampiro. Recomendo, claro!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

18 comentários:

  1. Na minha leitura de Julieta Imortal não tive o mesmo problema com a narrativa. Achei boa, não excepcional, mas não me incomodou.
    Quanto a ROMEU IMORTAL estou super ansiosa para ler. Tanto para ver se Romeu vai se sair bem em seu "novo estilo de vida", e também para ver Ariel sendo Ariel (e não a malinha da Julieta! hahaha).
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Joana! Já li Julieta Imortal e amei! Estou ansiosa para ler Romeu Imortal! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. não li ainda Julieta Imortal, mas já esta na minha lista de desejados desde que lançou e ainda não consegui ler ;~~
    concordo com você, a Stephanie colocou na minha cabeça que tudo o que envolve "imortal" é vampiro, e isso é triste :(
    acho que estou mais curiosa para ler Romeu imortal agora do que Julieta imortal! hahaha

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha Joana!!! Eu já li Julieta Imortal e adorei, a narrativa não me incomodou tanto... hehe
    Estou na metade de Romeu e espero gostar tanto quanto gostei de Julieta!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei sua resenha.
    Quando li o livro fiquei super contente por também não me decepcionar.
    Achei a história de Romeu Imortal, melhor que a de Julieta.
    E foi bom conhecer Ariel. :)
    Final bonitinho? Achei também *-*

    Beeijos

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha e confesso que estou louca para ler Romeu Imortal.
    Amei Julieta Imortal e desde que descobrir que tinha continuçao eu fiquei doida pra ler logo.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li Julieta Imortal, mas morro de curiosidade e o lançamento de romeu imortal só me encantou mais.
    A historia parece ser bem envolvente e os book trailer são lindos!
    Sua resenha ficou mt boa, me deixou com mais vontade ainda de ler os dois livros.
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Esperando poder ler esse livro em breve, porque estou doida pra saber o que acontece com ele. Achei o da Julieta um livro bem legal e fiquei esperando pelo do Romeu o ano todo! Agora quero ler!

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li Julieta Imortal e nem sei se vou ler tão cedo, tem algo que não me empolga 100% nessa série, gosto de releituras mas sinto que "Romeu e Julieta" não é um livro que precise de releitura, mas como nunca li na integra a obra do bardo fica dificil comparar, mas ainda não vai ser agora que vou comprar. Achei a expressão "iminente-futura-maldade-absurda" sobre a Ariel um tanto quanto assustadora, mas pelos comentários que tenho visto por aí acho que entendi o que quis dizer.

    ResponderExcluir
  10. Eu tbm não me considero nem um pouco romântica.. hehehe. Quando li Julieta Imortal fiquei meio decepcionada com o final, o que me deixou receosa em ler Romeu Imortal. O que me estimula a ainda ter vontade de ler é que, no livro da Julieta, meu personagem favorito foi o Romeu!
    Então a Stacey continua redundante nesse livro é? Desanimei...

    ResponderExcluir
  11. EU li Julieta imortal e achei bem legal... Mas fiquei na duvida: ROmeu Imortal é a mesma historia na versão dele ou a continuação do 1º .livro?

    ResponderExcluir
  12. Ansiosa pra ler,desejando mto.bjs

    ResponderExcluir
  13. Estou sentindo que em breve terei esse Livro em minha Estante rsrsrs
    Ainda não li Julieta Imortal, Preciso dos dois: Julieta e Romeu para formar o parzinho *_* Aceito doações rsrs


    Sua Renha é um Show.

    Isa L.B

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li o primeiro livro ainda, mas sempre fiquei curiosa sobre esse série. No entanto os comentários ruins que ouvi me deixaram com um pé atrás...talvez eu leia pra tirar próprias conclusões =PP

    ResponderExcluir
  15. quero muito ler esse livro *O* Romeu <3 indo a loucura, todo mundo ta falando que a continuação está melhor que o primeiro, o que me deixa ansiosa *_*

    ResponderExcluir
  16. aiai. esses livros para mulheres. HAHAHAHAA oque dizer? a resenha ficou ótima... ps: realmente EURI! quando você disse que não é romântica USHSAUSHUSHAUSHSAUAS

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li Julieta imortal ,mas parece tão interessante que eu vou colocar na minha lista de compras. eu dou altas risadas com as suas resenhas. Parabéns.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!