13 de nov de 2012

A sombra da serpente por Rick Riordan

A sombra da serpente - As crônicas dos Kane #3

Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar. Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.

Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572018
Páginas: 352
Nota: 
Livros anteriores: Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo

Fazendo uma análise geral dos livros que li esse ano (acredite, não foram poucos), não tive que lidar com muitos finais de séries. Quer dizer, a última vez que conclui uma que tenha me marcado foi com A Esperança, lááá em fevereiro. Um bom tempo, não? Desde então, espero me apegar a outra trilogia, por mais que eu saiba que isso não faz muito bem para mim. As crônicas dos Kane, de Rick Riordan, poderia ser o que eu esperava. É Rick Riordan, ora! Eis o grande motivo pelo qual não rolou.

Depois de dez livros do Rick, já padronizei suas histórias e cansei da fórmula repetida. Eu sei que dei três estrelas, existem características ótimas na trilogia que não se pode deixar de levar em consideração. Entretanto, no final, está tudo muito parecido, um pouco entediante. Pontos que eu já citei antes se repetem incansavelmente. Espero um livro que os protagonistas do livro não precisem salvar a humanidade em menos de uma semana, que o mundo não vá acabar e que não existam deuses prepotentes e egocêntricos querendo dominar geral. Sim, sim, eu sei que esse é Rick Riordan, mas acho que já chegou de equinócio de verão e solstício de inverno, né? Calendário novo, pfvr.

Gosto dos protagonistas. Sadie e Carter tem uma boa química e interagem bem, mesmo que nesse livro eles não tenham atuado muito juntos. O relacionamento dos dois é muito real, cheio daquela implicância amigável típico de irmãos. É meigo. Falando em meiguice, como esse é o livro final da trilogia, Rick deveria dar um jeito nos romances que tinha "estruturado" anteriormente (porque, você sabe, é um crime para vida um livro terminar com protagonistas solteiros, isso é sinal de infelicidade). Falei antes e repito: Santa dificuldade que o autor tem em conduzir um triângulo. Ele não quer deixar ninguém triste e acaba zoando o leitor. Vi muitas aprovações para a solução criada, mas eu achei forçada. Bastante.

Na última resenha da Crônica dos Kane, tinha comentado o fator narrativa inovadora e o quanto isso é prejudicial. É irônico que um autor que tenha a intenção de prender o leitor e conquistá-lo para sua história utilize esse meio de escrita que revele o final no primeiro paragrafo. Sim, você desconfiava, mas um pouco de emoção e suspense é pedir demais? Mas aqui também entra a melhor parte de todo livro: a veia cômica está no ápice. Eu me peguei gargalhando inúmeras vezes. Rick soube inserir boas piadas, já que a ação foi spoillerizada.

Observando, cada livro da trilogia foi uma estrela a menos. Talvez eu tenha cansado e saturado, tenha sido pega em semanas ruins (fato), ou realmente tenha sido uma progressão geométrica. São bons livros, é uma história legal, e quem não tenha lido Percy Jackson pode se apaixonar enlouquecidamente, conhecer a fórmula através daí. Eu já li muito do autor e acho tudo previsível. Gostei, não adorei, não amei. Acho que preciso de um semestre livre de Rick, quem sabe a opinião mude. Se fez seu gênero, leia - mas com bons espaçamentos entre uma continuação e outra.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

13 comentários:

  1. Eu não consegui gostar do estilo do Riordan, apesar de concordar que ele sabe escrever. Ele consegue elaborar bons personagens e criar um enredo interessante. Só não faz meu estilo.
    Quanto a tirar umas férias do autor, acho que as vezes isto é necessário.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amor, amei sua resenha.
    Eu ainda não li As crônicas de Kane, estou passando por uma fase ruim, onde compra de livros está proibida em minha casa.
    Mas estou aguardando essa fase passar para comprar.
    Assim, eu gostei do livro, muitas resenhas positivas dele, mas quando você disse que ele desvenda tudo antes da emoção de descobrirmos, me desmotivou :/
    Estou precisando ler algo que me emocione e me impressione.
    Está difícil achar, sabia ?
    Enfim , Parabéns pela sua resenha.
    Está ótima.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Nao sou fã do Rick Riordan por diversos motivos, mas principalmente pq eu msma ja nao gosto de livros nesse estilo. Mas enfim ne... kkk
    Sua resenha ficou mt boa!
    boa

    ResponderExcluir
  4. Pense em altas expectativas para um livro... Tenho ouvido comentários e dado uma olhada nas resenhas do skoob e o pessoal em geral tem elogiado esse último livro.

    Mas por concordar em vários pontos com você -contar o final no começo, o triangulo amoroso que me irritou no segundo livro(espero curtir a solução que o autor escolheu)- estou com medo de me decepcionar, ainda mais que a minha avaliação dos livros da série sofreram a mesma avaliação que a sua até agora (espero dar mais de três estrelas para esse livro).

    Comecei a ler ontem e apesar de já ter lido umas 50 páginas as informações que eu queria saber ainda vão começar a ser dadas e outras sofreram pequenas referencias mas sem grandes explicações, enigmas novos já surgiram, afinal é Rick Riordan, no que eu concordo com você, pra quem já leu muito dele pode estar saturado, em alguns momentos eu sinto isso, mas eu gosto tanto do Egito que isso acaba não fazendo muita diferença.

    Ótima resenha ;)

    ResponderExcluir
  5. nossa, não conheço nenhum livro desta serie, mas adorei a sua resenha
    parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir
  6. Oi, :)

    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas já li a de Percy Jackson e amei a maneira como esse autor escreve; ele realmente envolve o leitor.

    Sua resenha me deixou curiosa, além de que já ouvi falar muito dessa série. :)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li essa série do Rick Riordan, e na verdade o único livro que eu li foi O Herói Perdido. Apesar de achar a escrita do autor bem envolvente, a ponto de vc não querer largar o livro até chegar a última página, esse desejo acaba na hora que vc percebe que o grande segredo do livro foi revelado bem antes do final... ai qualquer um desanima né.

    Como eu tenho um estilo literário mais voltado para o romance, o que me chamou a atenção na sua resenha foi o casal Sadie e Carter... ele devem ser suuper fofos pelo o que vc disse. Leria só por causa deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais! Ficou um pouco confusa essa parte, mas na verdade, Sadie e Carter são irmãos. :) Os casais, no caso, é Carter e Zia, e Sadie e Anúbis e Walt. Obrigada pelo comentário :D Bjs

      Excluir
  8. Eu gostei dos 2 primeiros e pra mim foi uma surpresa gostosa. Eu fui sorteada e pude escolher, quando vi que eram do Rick Riordan, escolhi. Tô ansiosa pra ler o 3º, tenho esperança de dar mais do que 3 estrelas, rs.

    ResponderExcluir
  9. Esse não é o tipo de livro que me prenda,Bjinhos.

    ResponderExcluir
  10. Rick Riordan... O único livro que conheço dele é o Ladrão de Raios; e estou gostando da leitura!
    A Trilogia As Crônicas dos Kane foi super comentada.
    Já queria ler o prazer em poder ter essa trilogia em mãos agora então... a vontade triplicou! Gosto da maneira que o Rick prende o leitor; não sei vcs, + as vezes fico ansiosa, louca para pulas as páginas e descobrir o final.

    Um super abraço

    :)

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito dos livros do Rick Riordan, apesar de concordar que todos são um pouco enjoativos, mas ainda assim me falta ler a Sombra da Serpente que estou super ansioso pra começar a leitura!

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum livro do Rick Riordan, mas quero muito ler apesar de vc ter falado que não é tudo aquilo u.u
    mas gosto de mitologia, então é uma atração natural hahah

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!