9 de out de 2012

Feita de fumaça e osso por Laini Taylor

Feita de fumaça e osso - #1
Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572483
Páginas: 380
Nota: 

Se tem uma tecla que bato muito em relação à literatura sobrenatural é que mitologia baseada em anjos é a melhor e menos clichê. Quer dizer, o menos clichê que um romance sobrenatural com anjos pode ser. Nesse caso, os autores não tem muitos parâmetros, podem recriar o que quiserem e adicionar as histórias que acharem melhor. Tudo pela originalidade, não? E mesmo assim, no final tudo acaba ficando parecido. Entretanto, me deparei com Feita de fumaça e osso, em que a autora se jogou na liberdade poética e fez algo único: um livro extremamente original com anjos e demônios.

Eu não tinha muita certeza sobre o que era Feita de fumaça e osso antes de começar a leitura. Fiquei perdida procurando pistas por um tempo, mas não demora muito para ser apresentada à Karou, órfã criada por uma criatura chamada Brimstone, e que percorre o mundo atrás de dentes para seu pai. Ela tem cabelo azul, desenha extremamente bem, e pode realizar pequenos desejos com umas "pedrinhas mágicas" que ganha de Brimstone (não são bem pedras, mas não entendi direito o esquema, então...). Para inicio de conversa é isso que você precisa saber.

Desde que li que Karou tinha cabelo azul, ela ganhou muitos pontos comigo. Independente de como faz, se pinta ou é natural, isso é coisa para garotas de atitude, e, você sabe, atitude é tudo que se espera de quem vai conduzir você por quase 400 páginas. Só que então a protagonista mistura essa sua enorme qualidade com um pouco de insegurança. Ela não sabe quem é, de onde veio ou porque. O mundo que conhece é bem limitado, embora que literalmente, ela passe a manhã em Paris, a tarde numa dimensão paralela e volte para dormir nos EUA. Uma melhor amiga e um ex-namorado é tudo que ela tem de humanos em sua vida privada, enquanto o resto são quimeras, criaturas demoníacas - embora sejam bem simpáticas. É isso que Karou conhece. É isso que conhecemos sobre Karou. Pelo menos o mimimi de "não sei quem sou, blablabla, blablablé, blablabli" não é exagerado.

Eu não esperava romance, mas não posso dizer que fiquei surpresa. Embora não siga uma linha cronológica sensata e clichê, o relacionamento de Karou e Akiva é muito fofo e tem uma importância enorme para o contexto geral do livro. Eles não são um casal meloso, até pelo contrário, porém tem química até em cenas de ação. Quando Karou e Akiva se encontram a história melhora consideravelmente. 

Além da originalidade, Laini ganha vários pontos em sua narrativa. O inicio é um pouco lento, para introduzir bem o mundo de Karou sem deixar dúvidas. Entretanto, é complexo demais e fiquei com algumas questões em aberto, não sei se propositais ou desatenção da minha parte. Enfim. Além de construir todo um cenário novo, a autora não falhou na hora de compor diálogos. A interação entre os personagens é incrível, tem tiradas ótimas - vezes engraçadas, vezes filosóficas. O meu exemplar está cheio de tags.

Embora a capa seja linda, minhas expectativas não eram muito altas. Esse é um bom fator, mas não tira o mérito de Laini Taylor, sua criatividade e talento na hora de escrever. Feita de fumaça e osso pode parecer um livro confuso, mas na verdade é uma história inteligente, cativante, bem escrita e com ótimos personagens. Eu amei, recomendo e quero a continuação logo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

16 comentários:

  1. Minhas expectativas eram/são enormes! E pelo visto não vou me decepcionar, quando eu comprar e ler. Ja ta na minha lista de desejados. Ah, e adorei o nome dela, é quase eu! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. nota 5? meu deus *-*
    quero muito ler este livro!!!

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler esse livro no domingo a tarde e, a noite, já estava na metade =O
    Gostei muito da história e como ela se desenrola.
    Quero meu cabelo azul também (pra quem já pintou a metade até as pontas do cabelo de vermelho, isso não é só uma ideia maluca)
    Adorei sua resenha. Parabéns!

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Quando lançou o livro fiquei super ansiosa para ler, e ando lendo muitas resenhas positivas sobre e ele e minha curiosidade aflorou mais ainda. A capa realmente é linda. Cabelo azul? #medo KKK
    com certeza este livro está na minhas metas de leitura :D

    ResponderExcluir
  5. Como esse livro faz parte de uma série eu nem dei muita atenção pro lançamento dele. Li sua resenha totalmente no escuro e achei interessante a proposta do livro, aproveitei e marquei no skoob. Otima resenha ;)

    ResponderExcluir
  6. Uma nota muito alta! Bom, eu ainda não li esse livro, mas tenho recebido péssimas resenhas sobre ele e acho que a sua serviu até pra balancear. Quero muito ler.
    Amor, Ana.

    http://quemprecisaviver.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. é a segunda resenha que eu leio desse livro, a capa me chamou bastante atenção, bem diferente e a fonte do título.
    Também gosto dessa temática de anjos e demônios!
    Pelo seu entusiasmo na resenha e pela nota que foi dada, você realmente adorou o livro *-*
    A capa do segundo livro é ainda mais bonita que o primeiro.
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da sinopse do livro, me interesso pelo gênero e creio que essa será uma leitura muito prazerosa. Há algum tempo eu estou querendo ler, e depois da tua resenha só senti ainda mais vontade. Tu tava toda empolgada falando sobre o título e deu cinco estrelas, e eu aqui, na curiosidade hahahahaha adorei a resenha! Agora que a trilogia está completa não tenho mais desculpas para adiar a leitura. Só falta o orçamento colaborar hahaha

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito da sinopse do livro, me interesso pelo gênero e creio que essa será uma leitura muito prazerosa. Há algum tempo eu estou querendo ler, e depois da tua resenha só senti ainda mais vontade. Tu tava toda empolgada falando sobre o título e deu cinco estrelas, e eu aqui, na curiosidade hahahahaha adorei a resenha! Agora que a trilogia está completa não tenho mais desculpas para adiar a leitura. Só falta o orçamento colaborar hahaha

    ResponderExcluir
  10. A sinopse é bem empolgante. Que só por ela dá uma grande visão do livro. Adorei a forma em que falou da originalidade que a autora criou a série. As capas são bem bonitas também. Eu não tinha muita certeza até uns tempos atrás, mas vi resenhas e gostei. Porém, não li nada da autora ainda, nem essa série. Karou foi uma protagonista que me simpatizei logo de início. Adorei o físico do cabelo dela *-* Fiquei intrigada com esse mistério da vinda dela. Akiva parece um garoto fofo pelo jeito. Romances são quase inevitáveis em séries extensas. A capa é linda e sempre tive uma boa visão da série.
    Beijos Joana

    ResponderExcluir
  11. Joana,
    Só li coisas positivas sobre esse livro e tenho que ser sincero e dizer que já foram muitas resenhas e críticas do mesmo e até vídeos em alguns canais que sigo.Estou louco pra dar inicio nessa trilogia e um fator positivo é que já tem todos os livros lançados aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Só a capa desse livro já chamava muito a minha atenção,porém nunca tinha procurado saber do que se tratava pois a lista de livros para ler é enorme haha. O livro parece muito interessante.Gostei de saber da originalidade.Realmente chega uma hora que você começa a prever o que vai acontecer.
    Adorei que tem romance, só parte de ação acho um pouco massante.
    Ou seja o livro entrou na minha lista com certeza

    ResponderExcluir
  13. Já li o livro, confesso que e estava muito ansiosa para ler e até gostei bastante dele, mas acho que esperava que a historia fosse diferente.

    ResponderExcluir
  14. É isso mesmo, Joana! Sempre esperamos que a protagonista que vai nos guiar seja, no mínimo, cheia de atitude. Não há trama boa que resista a uma personagem mimizenta. Bem, pelo que vi ao ler essa resenha é que os clichês aqui passam bem longe. Gosto dessas tramas mais originais. Quero muito ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Também achei a história um pouco confusa no começo. Mas aos poucos fui me entrosando mais na trama e me envolvendo também. A personagem não é o que esperava, mas também não é tão sem graça assim. Espero que os outros livros da série sejam melhores e com mais emoção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Desde o lançamento desse livro ano retrasado eu acho, que venho lendo resenhas tanto positivas quanto negativas sobre ele, eu por outro lado, nunca me deixei intimidar pela negativas, sempre quis ler e saciar minha curiosidade. Acho que a capa belissima contribui pra isso, e assim como você antes de ler essa resenha eu não tinha muita certeza de que se travava o livro, e a resenha me exclareceu bastante. Eu acho que o ponto é não colocar muita expectativa e talvez você vá se surpreender com esse livro.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!