20 de out de 2012

Despertar por Amanda Hocking

Despertar - Watersong #1
Na pequena cidade litorânea de Capri, as turistas Penn, Lexi e Thea conseguiram chamar a atenção de todos, seja pelo fascínio ou pela apreensão. Tudo o que se sabe é que por onde passam existe uma energia no ar, algo sobrenatural, e que as garotas estão interessadas em ter a jovem Gemma em seu grupo. Gemma parece ter tudo, é uma nadadora incrível, está começando a namorar seu amigo de infância e se prepara para competir nas olimpíadasno futuro. Aos 16 anos, Gemma sabe que é feliz. Mas quando Penn, Lexi e Thea se interessam por ela, tudo fica prestes a mudar. Sua irmã Harper percebe que há algo de estranho com as garotas, mas será tarde demais para alertar Gemma? A autora fenômeno Amanda Hocking chega ao Brasil com mais uma saga eletrizante, prendendo o leitor do começo ao fim em uma história em que nada é o que parece. A canção do Oceano está chamando.

Autora: Amanda Hocking
Editora: Planeta
ISBN: 9788576658771
Páginas: 208
Nota: 

Desconsiderando A Pequena Sereia, as minhas experiências com as mulheres-peixes nunca seguiram um padrão. Não foi como anjos e vampiros, que me encantei com quase todas as séries que li (mantendo meus preferidos, claro). Eu gostei de Sereia, odiei No fundo do amor, me decepcionei com Encanto, mas acabo sempre dando novas chances, afinal, nunca se sabe. Despertar, debut de Amanda Hocking, teve uma boa publicidade, alguns elogios consideráveis, o que eu tinha a perder?

O cargo de protagonista do livro é dividido entre as irmãs Gemma e Harper. A primeira é introspectiva, extremamente bonita e adora nadar (principalmente à noite). Já a outra é a responsável, suprindo a falta da mãe (internada numa casa de repouso), se intrometendo na vida da irmã, usando seu instinto protetor como melhor argumento. A vida delas começa a se agitar com a chegada de três garotas misteriosas na pequena cidade litorânea de Capri, e alguns assassinatos misteriosos que surgem. 

Como o livro passa da visão de uma para outra, tudo em terceira pessoa, não foi muito aprofundado os sentimentos das irmãs entre si. Ambas são muito opostas, com vontades contrárias e aspirações particulares. Não dá base para o leitor se decidir quem está certa ali: Gemma atrás de sua independência, ou a proteção excessiva de Harper. Talvez as duas, talvez nenhuma. Quando você começa a entender o lado delas, o livro acaba. Legal de sua parte, Amanda. Muito legal.

Despertar tem a melhor mitologia de sereias que já li. É bem explicado, com lógica e fatos novos. As sirenas da autora tem uma história incrível na sua origem. E, galera, muito amor inserir aqui a boa e velha mitologia grega. Mas não são apenas elogios que tenho para Amanda. Uma coisa que me incomodou bastante durante a leitura, foi seu completo desprezo pela criação de pronomes. Nomes próprios como Gemma e Harper são repetidos cerca de 15 vezes por página (eu contei algumas vezes). Não sei se é problema de edição, tradução, revisão ou da autora, só sei que é chato.

Como é o primeiro livro de uma série, serviu para cumprir o objetivo principal: introduzir e dar uma boa base para a continuação. Tirando essa parte de repetição, Despertar é uma leitura boa, rápida, bem tramada e que consegue equilibrar bem a atmosfera sombria com momentos cômicos (a mãe das garotas é apaixonada por Justin Bieber, e mesmo tendo importância mínima e rara, rende risadas). Eu gostei bastante e acho que você deve ler.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

9 comentários:

  1. li poucas resenhas deste livro, e as que li foram positivas. não tinha me interessado muito por ele, mas vendo por seu lado, fiquei interessada :P

    ResponderExcluir
  2. Leituras fantásticas não são minhas favoritas, então ainda não li nada que tivesse sereias. Gostei de suas colocações, mas não me animei muito pra ler.

    PS: No primeiro parágrafo você colocou "No fundo do amor", não seria "No fundo do mar"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais! É No Fundo do Amor mesmo, da Tera Lynn Childs. Convenhamos, um dos títulos mais bregas da vida! haha Obrigada pelo comentário :D Bjs.

      Excluir
  3. Eu também gostei de Sereia, mas ainda não li Encanto. Estou ansiosa para ler esse livro, mas esperarei o lançamentos de todos da série. Pouco caso dos pronomes? T_T
    A mãe delas gosta de Justin Bieber? OO

    ResponderExcluir
  4. Quando vi a capa deste livro achei super interessante e fiquei bastante curiosa, havia lido a sinopse mas não lembrava que se tratavam de sereias, nunca li nada de sereias (A não ser a clássica Ariel) e tenho uma baita curiosidade com tantos livros desse assunto por ai.
    Gostei bastante da resenha.
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Nunca li livro de sereia... Esse daqui eu cheguei a colocar no carrinho do submarino, mas desisti porque não sabia se sesria bom, apesar de estar barato preferi outro. A capa é linda, ja vi "ao vivo" e depois de ler a resenha bateu o arrependimento, poderia ter comprado, acho que eu iria gostar.

    ResponderExcluir
  6. Livros com toque de mistério sempre despertam minha curiosidade ;p Gostei da resenha e quero ler esse livro :D

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!