8 de set de 2012

Zumbis X Unicórnios por Holly Black, Justine Larbalestier...

Zumbis X Unicórnios
Nesta antologia, editada por Holly Black e Justine Larbalestier, diversos contos apresentam fortes argumentos a favor de Zumbis de um lado e de Unicórnios de outro. Os argumentos, que incluem tanto pontos negativos e positivos de cada lado, são expostos por renomados autores, entre eles Cassandra Clare, Meg Cabot e Scott Westerfeld, que deixam clara a preferência por um time ou outro. 

Autores: Holly Black, Justine Larbalestier, Kathleen Duey, Meg Cabot, Garth Nix, Margo Lanagan, Naomi Novik, Diana Peterfreund, Libba Bray, Alaya Dawn Johnson, Cassandra Clare, Maureen Johnson, Scott Westerfeld e Carrie Ryan
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501095756
Páginas: 388
Nota: 

Escrever resenhas normais já não é uma das tarefas mais fáceis. Então, quando o livro em questão é, na verdade, uma antologia de contos, a coisa complica mais ainda. Não é uma mesma história, uma narrativa seguida, mesmos personagens e mitologias. Não, muito contrário. Zumbis X Unicórnios são 12 contos de vários prestigiados autores YA, cada um do lado de um time liderado por outro autor, escrevendo sobre tal "espécie". Depois você escolhe quem é seu favorito: zumbis ou unicórnios.

Zumbis
O time zumbi é liderado por Justine Larbalestier, e tem contos de Libba Bray, Alaya Dawn Johnson, Cassandra Clare, Maureen Johnson, Scott Westerfeld e Carrie Ryan. Cada autor optou pela forma que preferia contar sua história. Teve quem fez romance, bom, velho e clichê. Outros contos foram para ficção cientifica, como Scott chato Westerfeld, ou o caso melhor, os zumbis característicos comedores de cérebro. 
Nessa parte vale ressaltar os contos de Maureen (As crianças da Revolução, meu favorito no livro), Cassandra (Mãos Geladas) e Libba (A noite da Balada). Entre si, eles são bem diferentes, cada um tem sua forma de abordar o assunto e trazer os mortos vivos a tona. Mas uma coisa é comum para as três: a forma como a narrativa se torna fluida e rápida de ler. São histórias cativantes, que te puxam para dentro do livro e deixam gostinho de quero mais.
Vale ressaltar também a narrativa de Alaya Dawn Johnson em "Love Will Tear Us Apart", em que se divide entre primeira e "segunda" pessoa, colocando o leitor como personagem. É estranho no começo, mas depois acostuma. 

Unicórnios
O time unicórnio é comandado por Holly Black, e tem histórias de Garth Nix, Naomi Novik, Margo Lanagan, Diana Peterfreund, Meg Cabot e Kathleen Duey. Os unicórnios que a gente conhece são bonitinhos, fofinhos, seres do bem. Mas não são todos os autores que exploraram esse lado da criatura. Alguns fazem deles assassinos, outros são depressivos suicidas e tem também quem foi pelo lado clichê e coringa da mitologia. 
Quem se destacou escrevendo nesse lado do "ringue" foram Diana Peterfreund (O cuidado e a alimentação de seu filhote de unicórnio assassino, melhor conto sobre unicórnios e segundo melhor da antologia), Meg Cabot (Princesa Bonitinha) e Kathleen Duey (A Terceira Virgem). Nesse caso, além de prender com a narrativa, elas se destacaram pela originalidade (Meg nem tanto, mas ela foi fofa, então valeu). Kathleen, por exemplo, conta a história em primeira pessoa pelo unicórnio que quer se matar. Chega a ser engraçado. 

A leitura flui muito rápido, não precisa seguir a ordem do livro (eu corri pra ler Cassandra Clare e Meg Cabot), e os contos que são bons, realmente são bons. Os comentários de Holly e Justine antes de cada história são uma comédia, uma retrucando a outra e soltando ótimas tiradas (Justine é hilária!). Não é meu estilo literário favorito, mas foi uma ótima e divertida leitura. Recomendo. Aliás, VAI ZUMBIS! \õ/
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

13 comentários:

  1. Gente, eu fiquei interessado no livro porque nunca ia imaginar zumbis X unicornios, quero muito ler haha
    Deve ser divertido. A capa é tão colorida *o*

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei q unicornios e zumbis não tinham nada a ver... nada como o tempo... Mas ainda prefiro os branquinhoa alados.

    ResponderExcluir
  3. GENTE! ZUMBIS E UNICORNIOS KK'
    http://ellemoderne.blogspot.com.br/
    xoxo Ray Neon

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar do livro, mas não me chamou atenção até agora! Primeiro, por que acho que zumbis e unicórnios não tem nada a a ver!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vi imagens da diagramação desse livro e estou babando até agora, é lindo, lindo, lindo demais. Sem contar que a ideia é muito original, escolher entre uma coisa e outra. Dos autores que estão nessa antologia os que eu mais quero ler é Meg Cabot (Minha super diva)e Diana Peterfreund (Adoraria ler algo que não tivesse ligação com Sociedades Secretas).

    ResponderExcluir
  6. Olha, quando vi a capa não tive vontade nenhuma de ler, mas agora que entendi a proposta do livro, até achei legal.

    ResponderExcluir
  7. Desde quando vi a capa sabia que ia gostar. Ainda mais porque gosto mt de livros assim, que tem varias estorias, pq se uma decepcionar, com certeza, pelo menos duas estorias sao boas.
    Nao vejo a hora de le-lo, e com certeza fico do lado dos zumbis tbm. Acho que tem um "quê" a mais, unicornios considero mt sem graça.
    Otima resenha :)
    bjim

    ResponderExcluir
  8. já li 2 ou 3 resenhas deste livro. não foi uma coisa que me interessou totalmente, mas nem tbm aquela que me deixou sem um pingo de vontade de ler, intende? hahaha
    mas pelo que vc disse, do livro ter uma leitura rapida, não custa tentar! :P

    ResponderExcluir
  9. Vou confessar que, mais uma vez, fui atraída APENAS pela capa de um livro. Coisa mais linda essa capa! *----* Não gosto muito de livros de contos, mas como esse tem 'grandes' nomes (alguns eu até já li alguns livros) acho que não tem como errar, deve ser legal. Adorei como você escreveu a resenha, falando em uma parte sobre zumbis, e na outra sobre unicórnios. Até pq, se fosse fazer uma resenha sobre cada conto ia ficar chato mesmo.
    Bjs!!! ;*

    ResponderExcluir
  10. Nunca pensei num unicórnio depressivo suicida...
    A capa do livro me lembrou aquelas figuras de "Onde está o Wolly?"
    Com certeza esse livro deve ser muito interessante... Entrou na lista de desejados...

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho que admitir que estou meio confusa se leio ou não o livro ! Pois acho que zumbi e unicornios não combinam mas vou dar uma chance quem sabe eu não gosto ! ^^

    ResponderExcluir
  12. Eu particulamento não gosto de contos...

    Na melhor parte a historia acaba, e eu fico qrendo ir atras da autora p ela me dizer o que acontece..aff

    ResponderExcluir
  13. Gente, eu to louca, maluca, adoidada pra ler esse livro!!!

    Alguns contos são legais (pena q sao curtos, né D:), mas por isso mesmo que são bons...

    gente, quero pra mm! *O*

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!