16 de set de 2012

Travessia por Ally Condie

Travessia - Destino #2
Com spoillers leves do livro anterior
Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho. A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.

Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581050744
Páginas: 271
Nota: 
Livros anteriores: Destino 

Meu relacionamento com livros distópicos nem sempre foi o melhor. Não, nem de longe. Por um bom tempo, ignorei o gênero - tudo culpa de Scott Westerfeld, que me estressou mais do que o possível com Feios. Quando eu dava chance para livros pós-apocalípticos, nem sempre a experiencia era boa. Se era, não chegava a muito boa. Então, agora que li Travessia, continuação de Destino, não sei se a autora cresceu, a história melhorou ou eu que estou mais apaixonada com o tema. Acho que os três.

A série é uma distopia, entretanto, a autora não usou o sistema político como plot principal. Desde o primeiro livro, o foco é o romance. A Sociedade que Cassia vive é absolutamente controladora, mas a maior prova da submissão da população é que quem escolhe sua alma gêmea é o governo. No primeiro livro, tudo foi introdutório. Nessa sequencia, Ally se jogou no romance, colocou um pouco de aventura e deixou para focar na Sociedade no próximo e último volume. Para essa trilogia, funciona melhor assim.

Os capítulos de Travessia são divididos entre Cassia e Ky, agora que os dois são Aberrações e estão separados. Cassia busca por Ky, Ky quer sobreviver para encontrar Cassia, uma busca de gato e rato onde ao invés de uma refeição, eles buscam beijos e poesias ilícitas. É um timing perfeito - só que não. A autora nos frusta com seus desencontros, e prende o leitor que quer ver os personagens juntos. Esse é um bom motivo, um ótimo truque, mas tem prazo de validade. Autores que apostam nisso correm um grave risco de se perder, de prolongar demais e acabar com sua lógica. Ponto para Ally que segurou a mão.

Cassia nunca deu exemplo de determinação e mostrou motivos para entrar para a lista de protagonistas interessantes. Principalmente para um livro distópico, atitude é algo essencial, já que a ideia é que ela mude a Sociedade em questão (não é spoiller, é lógica). Eu fiquei bastante surpresa quando comecei o livro e me deparei com uma garota disposta a enfrentar mil obstáculos para encontrar seu "namorado". Só aí, Cassia ganhou vários pontos comigo. Ela não me irritou, não me deu vontade de entrar na história e sacudi-la... 

Senti o livro desandar lá pela página 200, talvez um pouco mais. Traços na personalidade dos dois protagonistas surgiram e me incomodaram. Desde o início da série, o triângulo amoroso nunca foi forte e problemático. A preferência de Cassia por Ky sempre foi óbvia e sem deixar dúvidas. Começar se questionar sobre isso? Indecisão? Agora? Por favor, NÃO! E Ky, eternamente misterioso e fofo, acabou se mostrando um grande egoísta. Ally que poderia ter se perdido em outros mil pontos, foi deixar se abalar aí, perto do final. 

Embora eu tenha tido esse probleminha perto do desfecho, o livro continuou sendo cinco estrelas. Travessia me surpreendeu em ser bom (extremamente melhor que seu primeiro volume), Cassia mostrou que tem garra quando foi atrás de Ky, que por sua vez, é  muito amor. A história prendeu, se desenvolveu na hora certa, teve momentos de tensão bem equilibrados, mas deixou muita expectativa e problemas para o ultimo livro, Reached. Não é nenhum Delírio, muito menos Jogos Vorazes, mas eu adorei e recomendo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

11 comentários:

  1. Eu to muito ansiosa para ler este livro, li Destino fz algum tempo, e na vdd eu prefiro o primeiro par de Cassia, não que eu não goste do Ky.. mas...eu sempre gosto do menos provavel!!
    Bom, é melhor eu esperar para ver o que travessia me reserva...
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Destino e Travessia são livros que eu sempre tive vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade! Gosto bastante do gênero distopia, principalmente Jogos Vorazes, Estilhaça-me e a série Feios! Umas das minhas próximas leituras sobre esse gênero é Fahrneith 451 (não sei se é assim que se escreve). No caso deste, o governo proibe a leitura de livros, e os bombeiros os queimam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Joana! Já li Destino e Travessia e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Estou maluca pra ler esse livro, sério.
    Estava com medo de ser ruim, por causa de algumas resenhas que li, mas depois de ver a sua tenho certeza que vou me surpreender. Espero que seja bom como o primeiro. Nem no primeiro confiei mt, depois que fui começando a gostar msm.
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. ok, não li a resenha!!! //herege confessa

    Mas entenda, eu ainda não li os outros livros da série, então nao quis ter nenhum spoiler!

    passei apenas para afirmar que estou doida pra ler esses livros!
    =P

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série mas agora que vi que o livro destino vai virar filme estou louca para ler. Eu não sou muito fã de distopia devido ter lido um livro super comentado e não gostei então fico um pouco receosa, mas quero tentar ler esses.

    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. ainda nem li Destino :(
    mas tenho muita vontade de ler a serie! já vi muitas resenhas boas dela *-*

    ResponderExcluir
  8. Com spoilers? então o melhor é não ler. Quero muito ler a trilogia! Esperando o lançamento do último livro para comprar, pois assim saí mais barato :D

    ResponderExcluir
  9. Eu so li um pedacinho da resenha, confesso. Ainda não li os livros, mas ainda quero ler. Prefiro não pegar spoiler. =)

    ResponderExcluir
  10. Quando vi o aviso de spoiler fiquei na dúvida se lia toda a resenha ou não, mas aí li o último paragrafo no qual você citou uma das séries que eu mais quero ler (Delírio, amei demais sua resenha desse livro), e acabei indo ao inicio e lendo ela inteira, principalmente procurando referencias a outros livros (Não li Feios, então não sei o que pensar do autor). Fiquei com muita vontade de ler essa série, vou comprar assim que todos os volumes forem lançados.

    ResponderExcluir
  11. Li Destino um bom tempo depois de seu oba oba de lançamento e sem muita expectativa, e fui contagiada pelo final. Agora espero ler Travessia e continuar esta história que eu adorei.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!