18 de set de 2012

Glimmerglass por Jenna Black

Glimmerglass - Fariewalker #1
Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. . Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tentando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos e da família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance… Até ter uma. Presa entre esses dois mundos, Dana não sabe bem onde se encaixa ou em quem pode confiar, muito menos se sua vida um dia voltará a ser normal.

Autora: Jenna Black
Editora: Universo dos Livros
ISBN: 9788579302381
Páginas: 294
Nota: 

Por um tempo, eu realmente acreditei que as fadas iam dominar a literatura young adult. Quando lançou o primeiro livro, era só a moda sobrenatural falando mais alto. Veio o segundo, seguido por inúmeras editoras divulgando seus títulos. Depois de uma pequena overdose, veio a paz. Hoje não são muitos livros com esses seres sendo lançados, e quando são, a grande maioria é continuação. Já tinha um tempo que eu não tinha contato com fadas, mas gosto bastante delas - afinal, seu potencial é enorme. Glimmerglass, debut de Jenna Black, é sobre essa mitologia - só que com um acréscimo muito interessante: intriga política. 

Vale considerar que o principal contato que tivemos com fadas foi através das fábulas infantis, em que tudo é arco iris. O campo para essas criaturas é enorme, existem mil e uma formas de explorá-las. Tem que ser original, tem que criar a base, o prédio e fazer a decoração. O toque final que a autora usou foi a política, ótimo assunto para livros juvenis, só que muito pouco abordado por algo que fuja da distopia. Esse é o universo de Glimmerglass, quando Dana chega à Avalon, desconhecendo boa parte da história local, e acaba se descobrindo uma peça chave para toda a situação em que a cidade se encontra. 

Avalon, o cenário do livro, é o único lugar no mundo em que magia e realidade se encontram. Lá, além de humanos, vivem os feéricos, que não apenas são sobrenaturais, mas podem praticar feitiços. Dana é meio a meio: uma fariewalker, podendo transitar entre os dois mundos. Não entendi direito como funciona os poderes dela, mas de uma coisa se tem certeza: ela é poderosa. Muito. 

O problema do livro é a protagonista. Não que Dana seja chata, tenha mania de perseguição e acha que todo mundo quer matá-la (porque querem). De inicio, até se vê um pouco de atitude nela, fugindo de casa, da mãe alcoólatra. Depois disso, apenas camadas eternas de proteção, arrependimento e respostas na defensiva. Todo aquele poder de fariewalker que todos temem não parece ser interessante nela. Ela tem seus momentos - mas não são suficientes para alguém que supostamente é tão importante quanto ela. Então, querida Dana, vamos agitar a alma ai! Obrigada.

Glimmerglass é extremamente introdutório. A autora não se prendeu em nada, abriu muitos plots, fechou apenas o mais gritante. Ela colocou vários personagens, largou algumas indiretas, mas deixou que o leitor criasse suas próprias conclusões. Imagino que terá um triângulo amoroso, embora só quem tenha soltado faíscas nesse livro tenha sido Ethan. Isso me dá esperança que esses outros personagens secundários ganhem mais destaque, já que são muito interessantes.

Fadas tem potencial, Glimmerglass também. Por mais que a protagonista tenha seus problemas intimistas, o resto da história é excelente. Jenna foi original, escreve bem e sabe deixar um gostinho de quero mais sem fazer os leitores arrancarem os cabelos. O livro tem uma capa linda, um Ethan fofo, cenas de ação e algumas piadas aqui e ali. Recomendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

12 comentários:

  1. Não sei o motivo, mas eu não animei de ler essa serie. EU cheguei a ganhar o livro 3, Sirensong, mas troquei por outro. Ainda não li nada sobre fadas, um dia lerei, claro, mas agora não achei nada que me fizesse ficar ansiosa pra comprar.

    ResponderExcluir
  2. Ok, maior nada a ver eu comentando no login que não é meu...(Pequeno Leitor) rs #Sorry

    ResponderExcluir
  3. Muita gente fala bem desse livro e tenho muita vontade de ler, além de achar a capa um amor!
    Adorei a sua resenha, me deu mais certeza de que tenho que colocá-lo na estante e farei isso assim que possível…
    Já ouvi várias pessoas que leram o livro que tbm reclamavam da protagonista, a Danna, e nao sei se iria gostar mt dela.HUASHUASHA Mas enfim
    Bjim

    ResponderExcluir
  4. já ouvi falar muito bem deste livro, e pela sua descrição da forma que a autora escreve, parece ser incrível.
    tenho vontade de ler este livro, apesar de não estar suuuuper interessada nele

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela resenha....
    Achei muito interessante, ta na hr de ler outra coisa alem de vampiros e anjos..hehe
    Vou adicionar este a minha lista...

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da resenha e estou loca pra ler esse livro ! Serio que so teve um que chamou sua atenção ? O.o que coisa ! eu gosto de triangulos mas que eles tem que sem bem feitos tem ! u.u

    ResponderExcluir
  7. Sou muito louca para ler essa série. Acho encantador fadas, mas nunca li nada sobre elas. Triangulo amoroso? Adoro!
    tenho muita vontade de ler o livro. A capa é muito linda.

    ResponderExcluir
  8. Uma vez vi esse livro por 9,90 no submarino, me apaixonei pela capa linda, mas quando coloquei ele no carinho deu que estava indisponivel, então fui pesquisar e descobri que é uma série, nem sei se já lançaram todos os livros, mas pretendo comprar todos eles juntos, sae mais barato. Amei a resenha, acho que esse livro tem realmente um bom potencial, sua descrição da protagonista ficou muito legal. Vou torcer pra não ter um triangulo amoroso, isso sempre me irrita.

    ResponderExcluir
  9. Creio que todos nós temos algum tipo de pro comportamento, por assim dizer. E em determinadas épocas não somos tão ativos quanto em outras, por assim dizer, e talvez tenha sido isso que a autora tenha tentado passar.

    Queria (e ainda quero, na verdade) ler esse livro. Mas ficou um pouco com o pé atrás, por saber que ele é tão introdutório assim. Sabia que era uma série (ou trilogia?) mas nao precisa exagerar, néah?!

    Será que ela nao tinha consciencia dos poderes dela? ô.õ

    =*

    ResponderExcluir
  10. Já li Glimmerglass... Durante um bom tempo fiquei apaixonado pela capa e tudo mais, mas depois que li o livro, me arrependi um pouco. Achei muito clichê... Não vi nada de encantador no livro. Parecia aquela formulazinha básica... Eu esperava bem mais!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum que se tratasse de fadas, e confesso que tenho bastante curiosidade em ler Glimmerglass. A história parece ser bem interessante e diferente. *-*

    ResponderExcluir
  12. Ja li esse livro e amei *apesar de preferir vampiros e lobos* Estou louca pra comprar os livros.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!