12 de set de 2012

Enviados por Heather Terrell

Enviados - Os anjos sentinelas #1
Ellie nunca foi particularmente boa para conversar com rapazes ou com alguém que não fosse sua melhor amiga Ruth. Então ela conheceu Michael. Michael é bonito, charmoso, doce e está totalmente a fim de Ellie. Não é à toa que ela se sente imediatamente atraída por ele. Mas Michael tem um segredo. E ele sabe que Ellie também está escondendo alguma coisa. Eles descobriram que ambos têm poderes que são de outro mundo. Os dois jovens estão determinados a descobrir o que são e como ficaram daquele jeito. . . juntos. Mas a verdade tem repercussões que eles não poderiam imaginar. E logo eles se encontram no centro de um antigo conflito que ameaça destruir tudo o que amam, de forma que nem ao menos fica claro se Ellie e Michael vão escolher o mesmo lado. 


Autora: Heather Terrell
Editora: Rai
ISBN: 9788563672667
Páginas: 272
Nota: 

Anjos foi a moda literária que substituiu os vampiros no ano passado. Porém, como 2012 é ano do fim do mundo (é ruim, hein, como terá apocalipse se City of Bones será lançado em 23/08/13? HAHA pra vocês, maias!), a literatura do momento se tornou as distopias. Quando surgem essas "inspirações", elas dominam e praticamente apagam a modinha anterior, você pode reparar pelo que leu. Eu estou lendo uma distopia, li outra semana passada e anjos faziam meses que não paravam nas minhas mãos. Até domingo. Até Enviados. Sabe que eu sentia falta e não sabia?

Nesse livro a gente conhece Ellie, que conhece Michael, que se apaixona e que descobre não ser totalmente humana. Basicamente isso. Clichê? YEAP, e essa é a grande sacada da autora. É extremamente inteligente da parte de Heather cair de cabeça no romance batido, sem medo de ser comum. É um tanto irônico, mas juntar os protagonistas - lindos, inteligentes, sobrenaturais e ignorados pela hierarquia da escola - e todo blablabla romântico deu muito certo. O motivo? Isso foi cedo, logo de inicio, toda a história principal já se desenvolve com o casal principal firme e forte. Ser clichê para Heather foi não ser clichê, se você parar para pensar. Afinal, passar 260 páginas só pra construir um namoro? BORING!

Isso abriu espaço para as tramas que normalmente são segundo plano, mas que são a base de livros sobrenaturais: a mitologia por trás de tudo. Os seres de Heather tem uma característica nova e estranha, e se  o título da série não denunciasse, você teria um grande quebra cabeça com Ellie e Michael. As histórias são bem explicadas, principalmente para um livro introdutório. Não ficam pontos em aberto ilógicos, apenas guanchos para a sequência.

Protagonistas são protagonistas por um motivo, a história é dela por uma razão. O mínimo que se espera é que tenha atitude, coisa que falha em muitos ~MUITOS~ livros YA. Felizmente, Enviados não é um desses. Eu adorei Ellie! Ela sabe o que precisa fazer, vai lá e faz - independente do que for e a quem for machucar. Ela conduz a própria história, e todos agradecemos imensamente por isso. Michael? Fofinho, mas sem nada de mais.

O grande problema de Enviados, talvez o único, é a linguagem de Heather. É pobre, sem graça, sem atrativo, sem algo que prenda. A autora se dedicou em criar uma boa trama e bons personagens, o que fez com êxito, mas depois acabou esquecendo de dar destaque para suas palavras. A leitura fluía porque eu estava curiosa com o desenrolar, não porque as palavras me puxavam. 

Para quem não lia nada sobre anjos por um bom tempo, Enviados foi uma ótima aposta para esse retorno. A história é bem desenvolvida e instigante, a protagonista tem vários pontos de determinação e inteligência, a autora não tem medo de ser clichê e faz as coisas funcionarem. Se não fosse pela narrativa fraca, seria cinco estrelas certo! Recomendo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

11 comentários:

  1. Eu já li esse livro faz acho que um ano e meio e gostei muito da história a não ser pelo fato do namoro que eu achei que enrrolou muito, sim os personagens foram bem desenvolvidos e a história tambem mas acho que poderia ter muito mais nesse livro ! Bem fazer o que ! otima resenha !

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sinopse e da resenha, apesar de parecer clichê... Eu leria.

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de modinha é tensa mesmo, e vale pra tudo, não só pra livros. Adoro roupa preta, mas teve um ano que eu não conseguia acha N-A-D-A preto pra comprar! IUAHSAUhsaIUHS

    Anyway, livro de anjos viraram um grande 'blergh' pra mim, depois que li Halo, então não sei se me sinto muito empolgada com esse livro. Ao mesmo tempo que uma parte de mim, ao ler sua resenha, pula saltita e diz 'leia, leia', ao outra lança um olhar de desprezo pra saltadora e diz 'blergh' IUAHSUIAHSIUASHiUAHS

    =*

    blogmundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda! Pfvrr, não se baseie em Halo para literatura de anjos!!! Acho que de todos os livros do gênero que li, Halo é o mais fraco. Vale tentar outros títulos e autores, com certeza. Leia esse, Sobrenatural (Cynthia Hand) e Sussurro (Becca Fitzpatric), garanto que sua visão muda! Obrigada pelo comentário :D Bjs.

      Excluir
  4. Nossa, estou super curiosa para ler esse livro.. na verdade para ler os dois da série rs. Eu gosto do tipo de leitura sobrenatural, e o fato de ter adolescentes mais focados me deixou mais curiosa para ler rs.. So vendo a capa nao tinha gostado mt, mas a estoria parece ser legal. :)
    Parabéns pela resenha!!
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que falam sobre anjos, são tão legais. Esse é um dos livros que quero muito ler. Como sempre, espero o lançamento de todos para demais comprar :D

    ResponderExcluir
  6. Eu acabei gostando de livros sobre anjos, estou relendo "O anjo da cafeteria" é beeemmm teen.. mas eh muito fofo...
    fazer o que se eu adoro esses livros teens...

    Parabens pela resenha, vou adicionar para as minhas proximas leituras...

    ^^

    ResponderExcluir
  7. realmente, os anjos substituiu os vampiros :P
    ainda não tinha lido nada sobre este livro, mas parece ser bom... a sua resenha me deixou curiosa :P

    ResponderExcluir
  8. De todos os estilos literários o que menos me atrae são os livros sobrenaturais, apesar de adorar o tema em outras situações como filmes e séries (Supernatural S2). Que eu me lembre nunca li nenhuma história de anjos. Gostei da sua resenha, me deixou com vontade de ler o livro apesar da escrita não cativante da leitora, mas só vai ser lido se eu achar na biblioteca ou se alguém vier a me emprestar.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, mas esse livro nunca me chamou realmente a atenção! Já li outros livros de anjos, destaque para Halo, Fallen e Sussurro, e adorei a temática, mas infelizmente Enviados não me agradou ainda!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro de uma troca que fiz com uma colega. Ela não gostou tanto, achou bom, mas disse que faltou aquela paixão no livro.
    Eu ainda não li. Achei a resenha boa e vou pegar o livro esse fim de semana para ver o que eu acho. Ele é bem fininho, então acretido que vou ler bem rápidinho.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!