27 de set de 2012

A Escolha por Nicholas Sparks

A Escolha
Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219299
Páginas: 303
Nota: 

Não importa se minhas duas últimas leituras do Nicholas Sparks tenham sido felizes (não no sentido literal da palavra, claro), eu sempre tenho um pé atrás com o autor. Se eu adorei O Melhor de Mim e O Casamento, Querido John e Um amor para recordar foram grandes decepções da minha vida, e não sou muito boa em superar. Enfim. Depois de enrolar por um bom tempo, resolvi começar a leitura de A Escolha, um dos lançamentos mais recentes. Sabe quando expectativas altas se misturam com as baixas? É tão estranho que me deixa confusa.

O livro é dividido em duas partes: uma em 1996 e outra em 2007. De inicio, conhecemos Gabby e Travis, vizinhos que apenas se cumprimentam casualmente e nunca se falaram - até a border collie de Gabby aparecer grávida e ela desconfiar que o culpado é o boxer do vizinho. Isso os aproxima, mas não do modo romântico que você imagina. Não, bem diferente disso.

Gabby é uma protagonista de personalidade forte. Ela é geniosa, espirituosa e cheia de atitude. Quando decide que a culpa de sua cadela estar grávida é do vizinho, ela não pensa duas vezes antes de encará-lo e colocar as cartas na mesa. Já Travis é divertido, engraçado, aventureiro e conquistador. Ele tem uma vida de dar inveja, conhece o mundo e vive cercado de expedições radicais. É quase que um oposto de sua séria vizinha. Eles formam um casal que dá vontade de torcer e você quer os ver junto de qualquer jeito - mesmo que ela tenha um namorado de anos. Termine, oras, Travis é melhor!

Já a segunda parte se passa 11 anos depois, e foi ai que senti o livro desmoronar. Não me entenda mal: eu amei e as cinco estrelas ali em cima estão corretas. Entretanto, se nas primeiras duzentas páginas eu fiquei fisgada e apaixonada, esperava que A Escolha continuasse no mesmo ritmo, o que não aconteceu. Na primeira parte, é tudo mais leve, cheio de diálogo e com a visão se dividindo entre os dois personagens principais. Na segunda, é Travis matutando sobre "a grande escolha", uma narrativa mais intimista e depressiva, se me permite. Foi bonitinho, mas... muita tensão no ar.

Esse livro só serviu para comprovar minha teoria que ser egoísta é o que a para hoje e beijo, sociedade. Não sou fã de personagens altruístas, e não é nem por achar que é tão irreal que beira o sobrenatural (o que quase é, convenhamos). Se tio Nick foi lindo, divertido e romântico nas primeiras duzentas páginas, nas últimas cem ele zoou legal com meu coração - e de todos os leitores. Eu chorei, quase abandonei o livro, deixei minhas esperanças acabarem e... Bem, resumindo, achei o final decepcionante (mas as cinco páginas restantes me fizeram parar de chorar). 

Se terminasse com o mesmo grau de fofura e leveza que começou, eu contestaria o skoob e colocaria mais de cinco estrelas. Porém, se isso acontecesse, o título seria ilógico e Nicholas Sparks deveria mudar de nome. É um livro ótimo, lindo, com um casal excelente e outros personagens super divertidos (amei o senso de humor da Stephanie, irmã do Travis). Felizmente, o autor continua em alta cota comigo. Espero que permaneça. Recomendo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

13 comentários:

  1. A escolha foi meu primeiro livro do Nicholas,resolvi ler por ficar encantada com trechos do livro que lia no Skoob.O livro,para mim,no começo estava um pouco chato mas conforme fui lendo, me encantei com os personagens principais e assim como vc,queria vê-los juntos de qualquer forma.Quanto ao final achei depressivo tbm,mas gostei.Fiquei adiando a leitura para não terminar e tive medo de que Travis fizesse a escolha errada...Super indico,está na minha lista de favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Joana! Estou ansiosa para ler A Escolha! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. eu li este livro semana passada, e amei *-*
    achei muito lindo, e trágico :(
    só não chorei litros nele, pois a maior parte dele eu li na faculdade, ai não rola chorar na sala né hahaha

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse livro de presente para mim de aniversário, mas ainda não li (preciso de mais tempo para ler...). Sua resenha me deixou mais ansiosa para lê-lo e entender melhor o que você diz sobre a segunda parte do livro.

    ResponderExcluir
  5. O único livro que li do autor foi Querido John e tive uma mega decepção. Cara, na sua resenha eu posso confiar haha
    Fiquei com vontade de ler agora, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  6. Não li ele, mas estou com muita vontade!!! Acho a capa maravilhosa e a sinopse ainda mais! Já li tantos outros livros do autor, e amei a narrativa, personagens, tudo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sei que NIcholas Sparks tem uma legião de fãs mundo afora, mas ele não faz minha cabeça. Tenho Querido John na estante há mais de um ano e simplesmente não consigo criar coragem parar ler pelo simples fato de nao gostar de romances! UIHASIUHSuiahsiuHAS

    =*

    ResponderExcluir
  8. “A Escolha” deve ser bom, pela sua resenha pude perceber que apesar do enredo não ser tão impactante, o final vale a pena, como todos os livros do Sparks!
    Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Tou com o livro aqui, vou so terminar de ler O milagre (tbm do Nicholas Sparks)para começar a ler A escolha. Por isso não li sua resenha :X Mas tenho certeza de que deve ter ficado mt boa
    Li os dois primeiros capitulos na livraria, gostei e comprei, alem do que é do Nicholas ne?! *-*
    bjim

    ResponderExcluir
  10. Amei esse livro! Ja fui preparada emocionalmente pra um final trágico, claro, e Sparks me surpreendeu! Adorei Gabby e Travis, o livro é mesmo lindo.

    ResponderExcluir
  11. Foi o primeiro livro do Nicolas que eu li e achei muito bom mas eu esperava um pouquinho mais desse livro u.u

    ResponderExcluir
  12. Nusss.. to ansiosa p ler este livro...
    Acabei comprando noites de tormenta na Bienal ( a grana nao dava p trazer tds)
    Assim que possivel, eu vou comprar este livro...

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Eu to com birra com os livros do Nicholas só pode não consigo me comover ou sentir aquela emoção que sentia antes pra mim a A Escolha a história foi entendiante demorou pra se desenrolar

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!