6 de set de 2012

A Corrida de Escorpião por Maggie Stiefvater

A Corrida de Escorpião
A cada novembro, os cavalos d'água emergem do oceano e galopam na areia sob os penhascos de Thisby. E, a cada novembro, os homens capturam esses cavalos para uma corrida eletrizante e mortal. Alguns cavaleiros sobrevivem. Outros, não. Aos 19 anos, Sean Kendrick já foi quatro vezes campeão. Ele é um jovem de poucas palavras e, se tem medos, guarda-os bem escondidos, onde ninguém possa vê-los. Puck Connolly é uma novata nas Corridas de Escorpião. Ela nunca quis participar da competição, mas o destino não lhe deu muita escolha. Sean e Puck vão competir neste ano, e ambos têm mais a ganhar - ou a perder - do que jamais pensaram. Mas apenas um deles pode vencer.

Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
ISBN: 9788576861843
Páginas: 378
Nota: 

Sempre tive curiosidade de conhecer o trabalho de Maggie Stiefvater, autora da série Os Lobos de Mercy Falls. Via críticas positivas, outras muito negativas, mas uma coisa era unanime: os elogios para A Corrida de Escorpião, um livro original e livre de qualquer continuação. Então, além de ter um debut com a autora, eu queria ler sobre cavalos. Eu não sou fã de cavalos, mas entendo que eles rendam bons plots ainda não explorados. É, eles podem ser base para boas histórias. Fico na parte de leitores que gostam de Maggie.

Não leve em consideração escorpiões, ver uma corrida desse aracnídeo seria um verdadeiro tédio. O que manda a vez são os capaill uisce, cavalos d'água enormes e selvagens que emergem do mar (literalmente) todo novembro. Nesse mês, é tradicional para a ilha de Thisby, a prática de uma grande corrida com os cavalos capturados. É perigoso, todo ano alguém morre, ninguém entra em busca de uma competição saudável. 

Achei a corrida do Escorpião uma prática um tanto sádica. Certo, em nenhum outro lugar surgem cavalos gigantes do meio das águas, mas nem por isso precisava expor os habitantes do lugar a tanta selvageria. Em novembro, as praias se tornam lugares de risco para qualquer um, competidor ou não. Como fã de Jogos Vorazes, gosto de banhos de sangue literários, então adorei essa parte. Mas como pessoa normal e medrosa, acredito seriamente que os moradores de Thisby deveriam abandonar o lugar nesse mês. Eles se expõem aos capaill uisce, eles vivem pelos capaill uisce. Não é irônico que eles também morram pelos capaill uisce.

Os protagonistas são Puck e Sean, competidores e apaixonados por seus cavalos. Puck é órfã, mora com os irmãos, e ama sua égua, Dove, acima de qualquer coisa. Ela é corajosa, impulsiva, determinada, mas um tanto imprudente. Ela faz as coisas sem pensar nas consequências. De qualquer modo, se Puck pensasse melhor não faria, e se não fizesse, não teríamos livro, então tá ok. Já Sean é o tetracampeão, primeira pessoa que todos pensam quando surge no assunto os cavalos d'água. Ele perdeu os pais e trabalha desde os dez anos, motivo pelo qual é introspectivo e... Introspectivo, basicamente isso. O personagem não deixa transparecer muito seus sentimentos. Percebe-se que ele é inteligente e audaz, mas não mais do que isso. Cada um tem seus motivos para vencer a corrida, ou pelo menos, sair vivo dela.

A história criada pela autora desafia todos aqueles que disseram que, hoje em dia, a literatura YA é clichê e repetitiva. A Corrida de Escorpião pode ser tudo, menos isso. Não só colocar animais como cavalos em destaque, mas criar uma nova espécie, um novo lugar com uma nova cultura... Maggie não fez nada que a gente já tivesse visto antes, e esse é seu grande trunfo. Até o romance, que ela poderia explorar pro lado mais clichê da coisa, não foi. É tão sutil, nada de arrebatamentos profundos e loucos, sendo muito pequeno na história. O relacionamento que importa aqui é protagonistas e seus cavalos: Puck e Dove, Sean e Corr.

Uma aventura nova, inteligente, bem desenvolvida, com pitadas fortes de fantasia, mas sem pecar na lógica. Eu amei A Corrida de Escorpião, me eletrizei com a história e não consegui largar o livro até ver quem ganharia a corrida. Se você está atrás de uma história original e que não se estenda por milhões de livros, esse é perfeito pra você. Recomendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

13 comentários:

  1. não me atraiu muito este livro não, mas tenho vontade de ler Os Lobos de Mercy Falls pelo mesmo motivo que vc falou :P

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha!!! Já ouvi falar da série Os lobos de Mercy Falls, mas não li ainda!!! Esse também já me chamou baaaaastante a atenção!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha... vou adicionar a minha listinha...hehe

    ResponderExcluir
  4. também sempre quis ler algum livro da Maggie Stiefvater, e A corrida do escorpião é um deles! Li resenhas ótimas sobre o livro, e li a sua agora e me deu mais vontade de lê-lo. Também sempre quis ler a série Os Lobos de Mercy Falls, que parece ser ótimo também.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha , já ouvi falar da outra serei mas ate agora ainda não tive a oportunidade de ler ! Vou botar esse livro na minha lista !

    ResponderExcluir
  6. Quase comprei esse livro semana passada, mas tava caro e o frete era um roubo! Adoro coisa com cavalos, são meus animais favoritos, até chorei no filme cavalo de Guerra por isso kkkk

    AI, ADOREI A RESENHA! Essa parte do romance não ser o foco e fantasia q não peca na lógica me conquistaram!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Menina, gostei desse livro mesmo antes de ler qualquer coisa da autora. Eu não li Os lobos de Mercy Falls, embora tenha tido vontade, por se tratar de uma trilogia. Como esse é um livro único me interessei de cara e depois do seu entusiasmo ao resenhá-lo, vou já colocar na minha lista de desejados.
    Noa vou mentir, no começo nem me empolguei mt pq o livro nao me agrada, mas agora fiquei curiosa.
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, mas não tinha ouvido falar da autora nem de sua outra série Os Lobos de Mercy Fall, atrasada mode on!

    rsrsrsrsrs, bom o que importa é mais livros pra ler!

    bjos! <3

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, adoro livros q tem animais como personagens, só espero q eles não sofram. Sem contar q sou de escorpiaos e nasci em novembro. Será uma coincidencia?

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido muitos elogios sobre esse livro, mas sempre achei que era uma série (no skoob consta como série). Sua resenha me deixou com vontade de ler, marquei como desejado no skoob. Nem preciso dizer que fiquei super curiosa pra saber quem vence a corrida...

    ResponderExcluir
  11. So ouvi coisas boas a respeito desse livro, a primeira vez que vi sobre ele foi numa caixa de correio com ele em ingle, e ja tinha ficado curiosa. Agora então, nem se fala.

    ResponderExcluir
  12. Resenha muito boa.. me vez querer ler o livro!

    ResponderExcluir
  13. Eu li oprimeiro livro da série Os Lobos de Mercy Falls, e devo dizer que tenho muita vontade de ler esse outro livro dela.

    Boa ler sua resenha positiva \õ/

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!