11 de ago de 2012

O Casamento por Nicholas Sparks

O Casamento - Spin off de O Diário de uma paixão
Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a espos apaixonar-se por ele novamente.

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410563
Páginas: 224
Nota: 

Minha relação com Nicholas Sparks nunca foi das melhores. Não que eu tenha lido muita coisa dele, não que eu ame os filmes que seus livros inspiraram, não que eu espere ansiosa por cada lançamento - simplesmente acabei sendo influenciada pelas milhares de pessoas que o amam. Também conta o fato que o primeiro livro dele que eu li, me apaixonei. O que se seguiu daí foram várias decepções, alguns amores, um tenso caminho de altos e baixos, 5 estrelas, 3 estrelas, 5, 3... Eis que nos últimos tempos, Nicholas andou acertando comigo e agora está em alta cota. Espero que continue assim.

O Casamento é considerado uma espécie de continuação de O Diário de uma paixão, quando tudo que acontece é familiaridade entre os protagonistas, pois Jane - a mocinha - é filha de Noah e Allie, fazendo deste um spin off. Todo meu contato com o primeiro livro foi pelo filme, e isso não atrapalhou nada na história. Não fiquei perdida em momento algum, já que tudo que eu precisava saber é que Wilson está com o casamento em maus bocados e precisa reconquistar a mulher. Ah, claro, saber também que ser genro de Noah é muita responsabilidade. 

Esse é o livro mais divertido do autor. Aí você me pergunta: É possível diversão vindo de Nicholas? Também fiquei surpresa em constatar que sim. O mais perto de engraçado que eu tinha visto antes em um de seus livros foi o fofo Jonah em A Última Música. Já em O Casamento, os diálogos são muito bem humorados, cheios de tiradas espirituosas e divertidas. Wilson e Jane, Wilson e Noah... Não foram poucas as vezes que me peguei gargalhando pelas páginas.

O protagonista é interessante. Wilson é inteligente, tem iniciativa e sabe assumir seus erros. É isso que se espera de um personagem que conquiste a fim de ganhar a empatia do leitor, só para depois poder entrar na alma do mesmo - afinal, esse é o eterno objetivo de Nicholas, não? Fazer todo mundo refletir e perceber nossa vida falta emoção, né? 

De qualquer modo, esse não é um livro típico. Não sei dizer se é meu grande histórico de comédias românticas nesses longos 15 (quase 16!) anos de vida, mas imaginei o final lá pela página 30. Não que esteja muito óbvio, mas dá pra ter uma ideia. O Casamento não é um livro triste, perturbador, nem nada do gênero. Ele é um romance. Um bom e velho romance, que faz pensar que a realidade sem ninguém narrando por trás é muito sem graça. Eu chorei por estar encantada e por ser uma romântica literária incurável. 

Gostar tanto de O Casamento foi uma surpresa pra mim, e depois de dois livros com cinco estrelas seguidos, Nicholas Sparks está em muita alta cota comigo. O livro foi lindo, divertido, inteligente, com certos momentos de tensão e de suspiros. Estou pulando com A Escolha na pilha e não quero me decepcionar. Recomendo, sem dúvidas.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

10 comentários:

  1. finalmente alguém que classifica "O casamento" de forma correta. Não é, de forma alguma, continuação de "Diário de uma paixão" e quando eu leio isso, realmente me irrito. ¬_¬

    pra mim, também foi uma surpresa gostar desse livro já que não sou exatamente uma grande fã do autor. Mas concordo que é, sim, um livro divertido (além de lindo!)

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Estou doidinho para ler O casamento! Nicholas Sparks é um dos melhores romancistas, na minha opinião!!! Se bem que os dois últimos livros dele, o final foi quase o mesmo, mas mesmo assim são ótimos!

    Beijos
    Lucas
    http://ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para ler esse livro.. amo Nicholas Sparks e nunca me decepciono com as histórias dele. Está na minha lista de compras rsrsrs
    tenho quase todos os livros dele, mas tava em duvida quanto a esse, pois alem das ultimas capas estarem bem parecidas e de estar tendo um lançamento atras do outro, o tema dele nao em chamou mt atenção. mas sou super fa do nicholas e na primeira oportunidade e irei compra-lo.
    bjim

    ResponderExcluir
  4. Lindo esse livro. Amei a parte dos protagonistas de Diário de uma paixão e pela história em si mesma. Adorei que o Nicholas fez uma meia continuação para a história do seu primeiro livro com esse. Ficou bem legal, é um livro leve, bonito e real e que com certeza vale a pena ler. Muito bom! *-*

    ResponderExcluir
  5. Quero ler sim o casamente sim ! Mas ainda não li nehum livro dele e hoje resolvi começar a ler o seu livro a Escolha da Novo Seculo ! Bem espero que o romance seja tão bom quanto todos falam ! ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei e chega essa semana, e depois da sua resenha, é claro que vou pular na fila de leitura! hehe
    Ah, e A Escolha vc pode passar na frente dos outro também, não vai se arrepender.

    ResponderExcluir
  7. Eu e o Nicholas também não temos uma relação muito boa. Tem livros dele que eu adoro (Uma curva na estrada) e tem outros que eu detesto (O milagre), assim como os filmes (adoro Um amor pra recordar e detesto A última música). Como já li O Diário de uma paixão (O caderno de Noah) estou bem curiosa pra ler esse spin-off. Agora ainda mais já que não consigo imaginar um Nicholas engraçado, reflexivo sim, mas engraçado? Não ;) Um dos livros da minha pilha é A escolha, mas não sei quando vou ler. O casamento está na minha interminável lista de compras... Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Eu chorei quando li O Diário de uma paixão. Estou ansiosa para ler O Casamento. Gostei do post. Vou comprar essa semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro o Nicolas !!!!
    Já li alguns de seus livros e gostei de todos.. Ansiosa para ler o casamento !!!

    ResponderExcluir
  10. Joana, eu amo Nicholas, e estou louca pra ler O Casamento, amei sua resenha!

    adorei essa parte!

    *O protagonista é interessante. Wilson é inteligente, tem iniciativa e sabe assumir seus erros. É isso que se espera de um personagem que conquiste a fim de ganhar a empatia do leitor, só para depois poder entrar na alma do mesmo - afinal, esse é o eterno objetivo de Nicholas, não? Fazer todo mundo refletir e perceber nossa vida falta emoção, né? *

    é bem isso!

    PS: estou lendo A Escolha, ganhei do meu irmão de presente mesmo brigando muito ele lembrou de mim em sua viagem kkkkkkk.

    bjos!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!