18 de ago de 2012

Malas, memórias e mashmallows por Fernanda França

Malas, memórias e mashmallows
Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro.

Autora: Fernanda França
Editora: Rai
ISBN: 9788581460147
Páginas: 320
Nota: 

Como eu moro no lugar mais entediante da galaxia, sempre fui atraída por livros internacionais, aquele lindo cenário rico e brilhante que me tira de Marte por algumas horas. Entretanto, livros nacionais que se passam no exterior também tem seu brilho. Quem narra não é alguém que nasceu e cresceu tendo inglês como língua mãe e Empire State Building como vizinho. Brasileiros no exterior conhecem o calor tropical, tem dificuldade com sotaque alheio e se deslumbram com pontas de estoque de verdade. É mais real.

A capa pode ser fofinha, mas a protagonista já tem 23 anos. Toda a viagem pela América (Uruguai e Estados Unidos, na verdade) é a trabalho, e não uma viagem de turismo qualquer. Só que aí entra o maior problema do livro. Se Melissa viajou com o propósito de narrar sua experiencia no exterior, como era viajar pela terra do tio Sam, e tudo mais, por que privou o leitor disso? Passar por várias cidades norte americanas, praticamente uma por capitulo, e dar apenas dois, três parágrafos falando sobre o lugar. Me peça para descrever o Central Park e tomarei duas horas do seu tempo. Seria demais me contar como é acordar no natal com neve na janela?

Em suma, o foco do livro, ao contrário de ser sobre a viagem em si, é a vida amorosa da protagonista. Bem agitada, até. No Brasil, Melissa teve a oportunidade de viajar acompanhando seu ex-chefe, Rodrigo, que se diz apaixonado por ela. Ainda aqui, ela conhece seu vizinho, Theodoro, que a ajuda no projeto de conhecer os EUA. Lá, é a vez de Igor, outro vizinho, conhecê-la. É muito homem, glr! O "quarteto" amoroso, que logo se transforma num triangulo, é o núcleo principal, o grande movedor (essa palavra existe?) da história. É interessante, com partes muito fofas, mas bem óbvio. 

Melissa é divertida, curiosa, mas meio cega com as questões do coração. Mas, afinal, são raras as protagonistas YA que não são, né?! Gostei de sua atitude em ir para os EUA, mesmo sendo a trabalho, não é algo sólido demais, e muita gente acabaria deixando passar a oportunidade. Correr atrás dos objetivos: check.

Embora tenha me decepcionado com a falta de estrangeirismo no livro, o romance e a narrativa da autora me conquistaram. Foi tão doce, tão meigo e divertido, que acabei gostando bastante de Malas, memórias e mashmallows. Não foi o melhor jeito de explorar a situação, mas a história não ocorreria com do mesmo jeito se fosse toda no Brasil. Mesmo pouco relevante, um cenário com neve sempre será um cenário com neve. 
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa 

10 comentários:

  1. Adorei o livro, a história, tudo! Na minha lista de desejos, com certeza!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bem legal mas não sei se leria ele ! Bem talvez eu de uma chance ! Beijos !

    ResponderExcluir
  3. gostei da resenha! desde que lançou o livro estou querendo ler ele, mas ainda não consegui :(

    ResponderExcluir
  4. Achei esse livro fofo!
    E eu levaria mais de 2 horas para descrever o Central Park

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Achei esse livro fofo!
    E eu demoraria mais de duas horas pra descrever o Central Park

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ja tinha ouvido falar do livro, mas até então não sabia sobre o que era, e nem tive muita curiosidade. Agora a duvida acabou. Parece que o o livro não tem muito do titulo, que da a impressão de que a história é a mais sobre a viagem. Mas como fã de romances, acho que esse me interessa. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne! Na verdade, o título se encaixa demais com o livro, só que de um jeito diferente. A capa só que, embora linda, passa uma imagem errada. Mas leia sim. Obrigada pelo comentário :D Bjs.

      Excluir
  7. O livro é legal, mas nao sei se iria gostar. Achei sua resenha muito boa, mas nao chamou minha atenção, nem pela capa e nem a sinopse, não sei, nao me convenceu.
    bjim

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que leio desse livro, que conheci devido um marcador de paginas. Sua resenha me esclareceu bastante sobre o livro, se tiver a chance vou ler sim.

    Obs: Realmente, a maioria das protagonistas são cegas para as questões do coração, bem que isso podia mudar né?

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa bastante confusa.. mas depois de ler algumas resenhas sobre ele fiquei curiosa para conhecer a história !!! Já esta na minha listinha de compras...

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!