31 de ago de 2012

Maçãs Envenenadas por Lily Archer

Maçãs Envenenadas
O que Alice Bingley-Beckerman, Reena Paruchuri e Molly Miller têm em comum é que todas são enteadas de madrastas horríveis, perversas e cruéis.E nenhuma delas vive feliz com essa situação. Embora pareça improvavel que sejam amigas, esse problema em comum poderá provar o contrário. Para impedir que os pais continuem enganados com as escolhas amorosas, as meninas se transformarão nas "MAÇAS ENVENENADAS'.

Autora: Lily Archer
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501093868
Páginas: 320
Nota: 

Você pensa que vai dar uma pausa das readaptações de contos de fada e logo surgem novos filmes estrelados por ninguém menos que Angelina Jolie e Emma Watson. Pelo menos, chegou de Brancas de Neve (a overdose que eu comentei aqui), deixe essas princesas terem seu momento na literatura. Ou, ao menos, as adaptações dessas princesas, sem títulos da realeza. Garotas como você e eu. Só que alguns problemas mais Irmãos Grimm feelings. 

Em Maçãs Envenenadas, encontramos três Brancas de Neve muito diferentes entre si. A nova iorquina Alice é tímida, introvertida. A californiana Reena é popular, descolada. Molly mora no interior, é uma grande nerd apaixonada pelo Oxford English Dictionary. Nada em comum. A não ser a madrasta má e manipuladora, e o internato. O livro não tem toda aquela malicia a la Cecily von Ziegesar por se passar em um internato, mas também não é daquela fofura ingenua típica de contos de fada. É uma mistura bem equilibrada;

Eu gosto de internatos (lendo, sabe, observando de longe), acho que as histórias conseguem ser muito bem desenvolvidas, as personagens tem uma certa liberdade que permite algumas imprudências divertidas, e ousadias. Em outras palavras, no internato as personagens agem mais, batalham mais, e fazem menos mimimi. Além de que toda a fase de readaptação sempre rende tiradas engraçadas.

Como Lily optou por escrever em primeira pessoa todos os três pontos de vista, ficou um pouco estranho diferencias as garotas. Tá, você sabe quem é que narra pelo título do capitulo, porém em modo de escrever/falar, elas são muito parecidas. A que mais se diferencia é Molly, com sua obsessão por palavras, mas mesmo assim tem tiradas sarcásticas e divertidas que também são características dos capítulos de Reena e Alice. Adorei a narrativa, mas nesse quesito, poderia cair bem um narrador observador.

Maçãs Envenenadas é o nome do grupo de apoio que elas criam para se livrarem das madrastas perversas. Ótimo, elas tem atitude e sabem ir atrás de seus objetivos. ROCKS. Entretanto, é um YA voltado para um público mais infanto juvenil, não fica legal unir todas as madrastas e mandar para um corredor polonês (#soudessas). Então, não gostei do final, preferia mais ação - ou o que se pode ter de ação num livro do gênero.

Bonitinho, fofinho, divertido e bem engraçado, Maçãs Envenenadas entra pra lista de livros meigos para curar a fossa de um Jogos Vorazes da vida literatura. Eu adorei com alguns poréns, é uma leitura rápida, gostosa e não muito marcante. Não sei se agradaria todo mundo, mas se for seu estilo, leia!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

9 comentários:

  1. oiii
    além desta capa ser linda a resenha é incrível
    overdose de readaptações de contos de fada mesmo :P
    deve ser bem engraçado mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa desse livro tão fofa e linda que apenas isto já me levaria a lê-lo, no entanto a história não me chamou muita atenção. Talvez o fato das personagens não conseguirem se diferenciar seja o grande problema. Nesses livros creio que o autor tem que se utilizar de personagens bem diferentes e espelhar isso nas falas, para torna tudo mais real.
    A história parece fofa, mas não estou muito no espírito "infanto-juvenil". Quero livros mais adultos! Acho que é isto.
    Adorei a resenha e conseguiu matar um pouco a minha curiosidade pelo livro. hahahah Mas por me conhecer tão bem ainda irei dar uma chance pra ele.

    Beijos,
    Samy Aquino (@umalimonada)
    http://samyaquino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa fofinha...
    Confesso que já estou um pouco cansada de tantas adaptações da brança de Neve, mas desse livro eu gostei..a história parece ser muito divertida !!! Leria sem problema !!!

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e estava bem curiosa pra saber mais sobre o enredo. Confesso que não é bem o que eu esperava, o que me deixou ainda mais curiosa pra ler esse livro (Elas se juntam pra exterminar as madrastas... :0).

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da resenha, e o livro me interessou bastante! Ainda não fui contagiado pela febre Branca de Neve!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha mas não sei se leria o livro ! Esse tipo de história não me atrai ! ^^

    ResponderExcluir
  7. HUmm, acho que a autora pecou nesse ponto, o lvro ser em 1ª pessoa e não da muito diferenciar quem é que está narrando o capitulo. Mas achei a resenha muito fofinha, talvez leria o livro, se a oportunidade surgisse.

    ResponderExcluir
  8. Gostei, achei interessante.. Já tô vendo que minha lista dos livros desejados só vai aumentando cada dia mais, hauaha.
    Foi a primeira resenha que li sobre o livro, e ta mt boa.
    Tou curiosa para ler o livro, e achei a capa bem fofinha tbm.
    De cara ele nao em interessou mt, am sagora fiuqie curiosa.
    bjim

    ResponderExcluir
  9. Comprei esse livro e ainda nao o li. Na verdade comecei, mas a leitura não me prendeu. Depois dessa resenha até me animei pra recomeçar. *-*

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!