2 de ago de 2012

Belo Desastre por Jamie McGuire

Belo Desastre
A nova Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento de Travis pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. 

Autora: Jamie McGuire
Editora: Verus
ISBN: 9788576861911
Páginas: 392
Nota:  (Sim, dez estrelas, o blog é meu, ora).

Um jeito não ortodoxo de começar uma resenha é admitir: eu não sei como começá-la (e, por isso, pode sair um pouquinho diferente). Estou a nada menos de 27 minutos encarando essa página, escrevendo, apagando, escrevendo de novo. É extremamente difícil você falar sobre algo que gostou demais, principalmente quando ainda sente vazio, se pega pensando na história e tudo o que quer é reler tudo. Então, o caso é o seguinte: Belo Desastre, da autora Jamie McGuire, vai ser o grande sucesso da Bienal. É um livro que dói de tão bom. Foram 111 livros lidos só esse ano, e marco aqui meu grande favorito. 

Concordo que essa premissa é velha e muito clichê. Porém, não se prenda à história do bad boy garanhão que conhece a garota certinha que não cai em seu charme. Até Nicholas Sparks já escreveu sobre isso. O livro é mais. O relacionamento de Travis e Abby não é um conto de fada, o leitor percebe que a autora não se esforçou para bancar a fada madrinha e transformar tudo em rosas vermelhas de uma hora pra outra. A evolução é lógica, o desenrolar é compreensível. Não é ódio à primeira vista, não é amor obsessivo e incondicional desde a primeira troca de palavras. Garoto encontra garota. Garota ignora garoto. Garoto e garota se tornam amigos. Realidade rocks.

O grande diferencial da sinopse oficial (rymou!) é a aposta entre Abby e Travis. Cá entre nós, eu esperava muito dela. Já aviso: é um detalhe pequeno. É rápido, mas não insignificante. Talvez esse tenha sido o grande começo de tudo, talvez tenha sido só um aumentar de proporções. Essa foi uma das minhas maiores preocupações durante a leitura: se Jamie tinha feito algo supostamente tão importante ser ligeiro, o que faria nas 250 páginas restantes? Muita coisa. Eu fiquei com o coração na mão até o último minuto. Esperei da autora algum feeling Cassandra Clare, o que me assusta. Tenho uma espécie de bibliofobia restrita à autores, e esse foi um dos casos. Quanto mais eu amo um livro, mais medo tenho dele. Ser literariamente influenciável NÃO É LEGAL.

Por mais que a história seja pelos olhos de Abby, você a sente como se fosse por Travis. Belo Desastre e seu protagonista tendem a ter as mesmas características: intensidade, inteligencia e muita sedução. Não tem como não se apaixonar, como não cair de amores e querer ser Abby. Na verdade, a protagonista faz a gente querer ser ela, por suas próprias ações. Além de esperta e sortuda, Abby é forte, muito forte. Sua vida pode estar desmoronando: ela não chora. É admirável. Em compensação, eu chorei por ela. 

Lembro de quando li Cidade dos Ossos e Jogos Vorazes. Lembro de ter virado rata de informações, procurar incansavelmente noticias e tudo mais. Com Belo Desastre não foi diferente. Desde a terça feira que eu deixei de estudar, comer e dormir, meus minutos livres se resumem em stalkear o perfil do twitter e do facebook em busca de novidades. A Warner já comprou os direitos do filme e, por volta de 2013, a autora lançará Walking Disaster, a história pelos olhos de Travis. Sem exagero, eu chorei quando li isso.

Existe alguma música que fala sobre "palavras que não são capazes de descrever algo", não é? Isso se encaixa perfeitamente nesse caso. Belo Desastre é ótimo, lindo, maravilhoso, viciante, intenso e mesmo assim não consigo falar quão bom o livro é. A narrativa tem sacadas inteligentes, os personagens são excelentes, a história é arrebatadora. Amei Travis e Abby e esse se tornou o melhor livro solo da minha vida, pelo menos, até hoje. Intimo você à ler esse livro.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

18 comentários:

  1. Amei a resenha, amei as 10 estrelinhas que vc deu! Esse livro ta fazendo sucesso na blogosfera, eu tô mais do que ansiosa pra ler, ja pedi de aniversário, hehe.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! AMEI a resenha! Tudo de bom! Acho a capa desse livro linda demais, mas achava a história um pouco clichê. Mas depois dessa resenha, quero muito ler ele!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Lembro da primeira vez que li a sinopse, queria o livro pra ler ele no mesmo momento :) Não resisti (e a Siciliano ajudou com um super cupom desconto) e adquiri Belo Desastre, que vai ser minha próxima leitura. Só tenho lido resenhas positivas e o pessoal tem considerado ele como um dos melhores livros do ano e favoritado. Sua resenha está perfeita, se eu já não tivesse esse livro eu ia querer comprar ele pra ontem, me deixou empolgada pra começar o livro e ao mesmo tempo um pouco receosa, já fico com o coração na mão imaginando o que vai acontecer... Espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estou literalmente surpresa pela nota e adorei a resenha ! Estou super anciosa par ler esse livro e concerteza vou comprar esse livro ! Procurando agora ... kk

    ResponderExcluir
  5. Estou supresa e maravilhada com a nota do livro ! Concerteza depois dessa resenha eu vou comprar esse livro de um jeito ou de outro ! Vou procurar agora esse livro na saraiva .. kkkk

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei sua resenha! Foi a primeira que li desse livro, mas acredita que eu já paquerava ele apenas pela capa? rsrsrs
    Bom, pelo menos meu instinto de bom livro parece ter funcionado! Fiquei com muuuita vontade de lê-lo, quase desesperada para le-lo depois dessa sua resenha.
    bjim

    ResponderExcluir
  7. Nossa otima esta resenha! Realmente você gostou 10 estrelas!!! Já vi várias resenhas sobre ele e cada dia minha curiosidade aumenta...
    Achei a capa linda também!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha Joana! Estou ansiosa para ler Belo Desastre! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Meu Deus, ainda bem que eu comprei o livro então}! auehauehae Mas vai demorar pra chegar =~~~
    Preciso saber porque ele é tãooooo bom, quero saber se ele vai chegar ao patamar de Sussurro, pra mim.
    Parabpéns pela resenha!
    beijos

    Andressa
    umdiaacadalivro.blogspot.com
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  10. Nossa!!!!!!! /o\ Jô Tô em cólicas pro meu livro chegar. Você me convenceu só em nos falarmos sobre ele, pois confesso, estava receosa. Ai ao ver sua resenha e dá de cara com as 10 estrelas? \o/ surtei, e corri pra ler a resenha que me deixou /o\ assim, assim .... preciso ler URGENTE. E quando li que vai ter filme e um segundo livro, fico tentando não pensar muito. Por que demora tanto tudo a chegar nesse País. Poxa SENHORAS EDITORAS, vocês deveriam ser mais rápidos no gatilho e não nós fazer esperar tanto né?
    Bjo, bjo Jô. Parabéns por sua resenha e persuasão rsrsr

    ResponderExcluir
  11. Desde que descobri sobre esse livro, estava doida pra ler.
    Quando minha amiga comprou, implorei de joelhos para ela me emprestar logo. Dito e feito. Já estou quase terminando.
    Adorei tudo no livro: a história, os personagens, as brigas... Jamie conseguiu fazer de um clichê uma história original.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Primeiramente, achei a sinopse tão clichê e sei lá, mas depois quando começaram a pipocar resenhas do tipo da sua, eu fiquei MUITO intrigada! Tenho que conferir a narrativa o mais rápido possível! Putz, odeio isso hahaha. Vou ter que comprar. *-*

    Beijão!!! Girlie

    @Juliana_Barnes

    ResponderExcluir
  13. Engraçado, vi gente odiando esse livro de coração. KKKK Quero muito ler, adoro histórias assim cara! são as melhores! Inteligência e sedução, como me atraem! KKKKKKKK zoa KKK
    Quero muito, mas muito ler! Espero não me arrepender :D

    ResponderExcluir
  14. Adorei a tua resenha, foi bem intensa rs
    Tô mega afim e curiosa pra ler Belo Desantre, sabemos que o "tema" é meio clichê, porém o que faz o livro valer a pena é como a história se desenrola a cada página e desfaz o clichê do começo transformando a história em algo maior e maravilhoso.
    Nossa eu tô doidinha pra ler o livro rs \o/
    Bjus!

    ResponderExcluir
  15. Oie =)
    me apaixonei por esse livro assimq ue via a capa, amo borboletas, e quando li a sinopse, já queria ter o livro, infelizmente ainda não tive a oportunidade de comprar, mas é certo que irei ler ele isso irei sim!
    espero me sentir da mesma foram que você.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua resenha ...
    Desde quando vi esse livro algo nele me chamou a atenção, não sei explicar direito o que era..Mas desde aquele momento o queria.. E depois da sua resenha vi que não estava enganada, quero lê-lo now !!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Li esse livro no fim de semana e amei!!! Tão lindo!! Impossível não se apixonar pelo Travis ou pela Abby (embora ela me irritou quando não disse que queria voltar, se ela tivesse feito isso, teria poupada muita dor desnecessária -.-). Mas de resto adorei o livro, super recomendo!!
    xoxo

    ResponderExcluir
  18. Li várias resenhas sobre esse livro e tinha achado que era um livrinho qualquer, até chegar a sua resenha, pronto me fez querer ler esse livro para ontem, obrigada!
    eheheh
    beijos

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!