2 de jul de 2012

Resposta Certa por David Nicholls

Resposta Certa
O ano é 1985. Brian Jackson, com uma bolsa de estudos e ótimas notas, acaba de entrar para a universidade. E parece que finalmente conseguirá realizar um antigo sonho: aparecer em um popular programa de perguntas e respostas na televisão, onde poderá demonstrar todo o seu repertório de cultura geral. Após entrar para a equipe da faculdade e passar pela fase classificatória, Brian se prepara para seu primeiro embate televisivo, ao mesmo tempo em que se vê apaixonado por uma de suas colegas de time: a linda, inteligente e assustadoramente elegante Alice Harbinson. Quando Alice se recusa a ceder aos encantos ligeiramente ansiosos de Brian, ele aparece com um plano infalível para conquistar o coração de sua amada de uma vez por todas. Ele vai ganhar o jogo. A qualquer custo. Porque, afinal, todos sabem que o que uma mulher realmente procura em um homem é uma vasta gama de conhecimentos gerais... 

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580572049
Páginas: 342
Nota: 

David Nicholls é um aclamado autor que todo mundo já ouviu falar, principalmente depois do sucesso de Um Dia, livro que inspirou o filme estrelado por Anne Hathaway. Eu o comprei e tentei ler algumas vezes, mas por não ser uma narrativa fluida, acabei desistindo pouco depois do primeiro capítulo. Já Resposta Certa me chamou atenção pela sinopse, e mesmo não tendo uma opinião completa e agradável do autor, dei uma chance. Não me arrependi.

Brian tem 18 anos, muita acne e um talento incomum para conhecimentos gerais. Sim, conhecimentos gerais! Quando ele finalmente vai para a faculdade e abandona a vida na sua pacata cidadezinha natal, logo se inscreve para a equipe do Desafio Universitário, um reality show de perguntas e respostas que ele cresceu assistindo. Um outro atrativo do programa é a popular Alice, sua colega de equipe, por quem está perdidamente apaixonado. E precisa conquistar.

Não tem quem tenha vivido os anos 2000 e não lembre do Show do Milhão. Silvio Santos rocks em seus programas de perguntas e respostas nas noites de quarta (sim, eu lembro, era viciada #judgeme). Quando eu vi que a proposta do livro trazia um desses programas, já dei uns trinta pontos. Esse é um tema que precisa de inteligencia para desenvolver sem falhas, ou no mínimo, muito tempo no Google. Resposta Certa é uma fonte de conhecimentos gerais perdido em suas páginas. Ah, claro: cada entrada de capítulo tem uma pergunta/resposta que pode cair no vestibular (viu, Joana!).

Eu adorei Brian! Ele é inteligente, carismático, engraçado e espirituoso. Seu pior defeito é o péssimo (repito: péssimo!) dedo para escolher companhias. Simplesmente não consegui gostar em momento algum de Spencer, seu melhor amigo, e Alice, sua musa. Brian os venera, e nenhum dá motivo para isso. Minha vontade era de chegar na frente dele e apontar os defeitos de seus "amigos" um por um, e obrigá-lo a dar valor para as pessoas certas (pelo menos, certas no meu ponto de vista). O caso foi esperar que Nicholls pensasse como eu.

Diferente de Um Dia, que tem uma narrativa falhada um ano por capítulo, em Resposta Certa é extremamente fluida e cativante. Por mais que fosse em primeira pessoa, eu senti que a irreverencia da história vinha mais de Nicholls do que de Brian. Soa estranho, mas quando você lê, entende o que quero dizer. O autor compôs um bom personagem, mas que só pareceu divertido através daquelas palavras milimetricamente certas. Em quase 350 páginas, conheci mais de David Nicholls do que de Brian Jackson.

Aquele livro que faz rir e deixa chocado na mesma página, que emociona e estressa em questão de linhas, e que, claro, ensina muita coisa que você não imaginava existir (eu acertei três das perguntas de inicio de capitulo. Ignore quantas são). Amei Resposta Certa e estou com muito mais vontade de ler Um Dia depois dessa experiencia. Recomendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

16 comentários:

  1. Oi Jo!
    Estou super empolgada para ler esse livro! A sinopse me encantou e pela sua resenha o livro é o que eu estou esperando ;)
    Só estou esperando o livro chegar hehehehehe!
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Nathi
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  2. Oba o livro parece ser bem legal mesmo ! Da pra ver que você gostou muito do livro so pela nota que atrubiu a ele ! Quero muito ler esse livro por causa da sua resenha e espero ganhar ele do meu pai ! ^^

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu gostei muito de Um Dia, e consequentemente achei o filme péssimo. Esse Resposta Certa parece ser bom, mas acho que não deve ser melhor que o seu antecessor. Tenha paciência, o início de Um Dia também foi cansativo para mim, mas depois flui, terminei ele em um dia (sem intenção de fazer trocadilho)! haha

    http://smell-likeoldbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. acho os livros do David lindos, principalmente a capa *-*
    ainda não li este, mas está na minha listinha :P
    nota 5? incrível ;o

    ResponderExcluir
  5. Já li Um dia do David Nicholls e concordo com você sobre não ser uma leitura muito fluida, mas insisti e acabei por dar 4 estrelas para o livro. Então quando ouvir falar que esse era ainda melhor que um dia pensei que provavelmente seria um livro de 5 estrelas, como você avaliou. Estou muito empolgada pra ler esse livro, mas não vai ser tão já, pois estou me controlando nas compras. Quero ver quantas perguntas acertaria no começo do capitulo.

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    Já li Um dia de David Nicholls e espero que o "Resposta Certa" seja tão bom quanto!
    Pelo que vi da sua resenha acho que vou gostar dele também já que pelo que percebi é um destes livros que faz a gente viajar na história.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Virginia de Oliveira3 de julho de 2012 17:53

    Quero muito ler este livro e também o livro um dia, esse livro deve ser muito bom porque ele parece despertar muitas emoções.

    ResponderExcluir
  8. Pois é David Nicholls está bem falado pela rede literária. Mas, ainda, não tive a oportunidade de ler. Sua resenha me despertou interesse, pois não sei se eu vou gostar do livro. Acho que não me identifico com o tema. Gostei que você comentou sobre o "mix" feito nesse livro, um pouco de divertido e chocado, assim por diante.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    li Um dia e achei maravilhoso!!! Um dos melhores que li no ano passado! Resposta Certa já está na minha de próximas compras, e com certeza vou amar também!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  10. Que livro legal!Nunca li Um Dia e tenho vontade,mas estou mais curiosa para ler A Resposta Certa.Muito boa a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse autor. Ahh, Um Dia é fofo demais. Quem não vai querer ler Resposta Certa também? Eu quero! Já vi umas coisinhas bem legais desse livro e estou gostando muito dele. Quero arrumar o meu *-*

    ResponderExcluir
  12. Não consegui me fascinar com ese livro. A capa é tão simpleszinha, não gostei não. A historia tb parece sei lá...sem sal. Talvez se eu lesse até gostasse, mas comprar não. Bjkss

    ResponderExcluir
  13. Tenho mais vontade de ler esse livro do que Um dia justamente por essa questão da narrativa, no livro anterior dele essa pode ter furos por se passar só em um dia de cada ano!
    Eu gostava bastante do Show do milhão, embora fosse pequeno me lembro de assistir as vezes, mesmo que eu não soubesse as respostas hehe
    Ainda gosto de programas do tipo e deve ser otimo vê-los em um livro, além do mais por trazer conhecimento que pode ser bom para o vestibular!

    ResponderExcluir
  14. Eu to louca por esse lviro e fiquei feliz em saber que é tudo isso mesmo. Um dia eu nunca li, apesar de ter, mas já vi o filme e não gostei muito. Resposta certa me lembra um pouco o filme quem quer ser um milionário, posso estar errada, mas que me lembra lembra. Deve ser bacana essas questões nos capítulos, é uma forma da gente mesmo saber como anda nossos conhecimentos.
    Realmente encantador, espero ter o meu em breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Nossa sério que você não gostou de UM DIA?..eu não li, então não posso dizer nada sobre ele, mas todos dizem super bem.
    ganhei o livro a um tempo mas ainda não li pq cai na besteira de 1º assistir o filme e depois ler o livro e meio que pra mim a historia meio que perde a graça...
    " A resposta certa" parece ter uma pegada um pouco mais leve do que Um dia, certo? Ou acontece um acontecimento muito drástico no final? se for assim, não vou ler não..rsrs
    E só para comentar da capa: ela é muito feia. Será que rola uma adaptação para o cinema, para ela ser melhorada?? rsrsrs
    de qlq forma os bons elogias sobre esse livro me deixaram curiosa para le-lo.
    bjim

    ResponderExcluir
  16. ''[...] não importa o quanto Brian tente fazer qualquer coisa, alguma coisa vai dar errado.'' Eu tive que rir! Rs
    Minha curiosidade só aumentou em relação a esse livro, principalmente ao saber que o protagonista é Nerd e vive passando por situações constrangedoras. Já tenho a quase certeza que esse livro se tornará favorito. Hahaha

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!