4 de jul de 2012

Mordida por Meg Cabot

Mordida - Insaciável #2
Com spoiller do livro anterior
O poder especial de Meena Harper finalmente será valorizado. A Guarda Palatina - uma poderosa unidade secreta que caça demônios - a contratou para trabalhar na filial de Manhattan. A questão é: seu ex-namorado, Lucien Antonesco, é filho do Drácula e o príncipe da escuridão. Tudo bem, Meena decidiu que já chega de vampiros em sua vida... Ao menos até que consiga provar que, mesmo não tendo alma, os seres demoníacos não perderam a capacidade de amar.

Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501097415
Páginas: 305
Nota: 
Livros anteriores: Insaciável

Harry Potter e a Pedra Filosofal tem 263 páginas, Relíquias da Morte tem 590. Crepúsculo tem 355, Amanhecer tem 567. Séries tendem a aumentar seu número de páginas no decorrer dos volumes, mesmo que sejam apenas dois. A diferença entre Insaciável e Mordida, a série de vampiros de Meg Cabot, é gritante - e ao contrário. O primeiro livro tem 500, o segundo pouco passa de 300. Ironicamente, se as 300 páginas recebessem uma enxuga, ninguém se importaria. Meg é ótima, porém não escrevendo sobre sanguessugas.

Seis meses depois de ter negado a imortalidade, aceitado trabalhar para a Palatina e terminado o romance com o Príncipe das Trevas, Lucien, a vida de Meena está estável, não tem ninguém mais querendo matá-la. Isso até seu ex-namorado, David, se transformar em um sugador de sangue. De repente tudo volta ao que era um tempo atrás. Palatina contra vampiros, Lucien contra Alaric, e apenas Meena perdida entre tudo.

Eu andava meio saturada de vampiros, mas por ser Meg, continuação/finalização de uma série que eu já tinha começado, dei uma chance. Não é que eu tenha me arrependido, minhas expectativas começaram baixas - o livro só não subiu do que eu já previra. A autora começou a série satirizando os vampiros, e por mais que tentasse dar um tom de intrigas religiosas ao enredo de Insaciável, não conseguiu sair muito dos clichês que cercam o tema.

O grande centro da história não é suspense, sobrenatural ou nada disso, é romance. Por mais mascarado que seja, o triângulo amoroso é o que moveu os leitores através das páginas. Lucien vs. Alaric. O príncipe vampiro vs. o grande caçador. A divertida e confusa Meena entre os dois. Se antes eu tinha ficado em dúvida, em Mordida apostei as minhas fichas em Alaric. Lucien se mostrou o grande bipolar incompreensível que eu já imaginava. Era torcer pra Meg não ficar com o clichê protagonista-loves-vampire.

Narrativa em terceira pessoa também não é ponto forte da autora. Certo, para um livro que tem certo nível de ação, é uma boa opção para narrar fatos simultâneos, mas dessa vez só fez Mordida perder o fator surpresa. Meg divaga muito na cabeça confusa de Meena, cria mil e uma teorias sobre os mistérios do livro, e acaba entregando detalhes que seriam muito melhor que passassem despercebido pelo leitor, fazendo do final algo surpreendente. Obviamente aquela diversão típica da autora tá lá, a ironia sutil, mas não em sua melhor forma.

Gostei de Mordida, mas nada além do que isso. O livro que termina a série Insaciável tem boas doses de ação, algumas pitadas de suspense, tiradas engraçadas (thanks, Jon, you're THE BEST), mas um triangulo amoroso clichê e que não convence. Não me convenceu, ao menos. Não é o melhor trabalho de Meg Cabot, mas ok. Para os fãs de vampiros e da autora, recomendo. Cansou de vampiros? Passe longe.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

15 comentários:

  1. não sabia que esse livro era sequencia
    quero muito ler estes livros da Meg *-*

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica!!

    http://bonitaevaidosa1.blogspot.com.br/


    Curte lá??
    https://www.facebook.com/bonitaevaidosa

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente não li a resenha porque vc avisou que tem spoiler do primeiro livro. Tenho o primeiro livro mas ainda não li. Sou fanatica por essa serie por causa das capas, nem sei se a historia é boa, mas vale a compra. Bjkss

    ResponderExcluir
  4. Eu ja tenho o livro e logo eu vou ler o livro ! E realmente a diferença entre o primeiro e o segundo e gritante ! Bem como ainda não li ainda não tenha opinião sobre o livro mas to loca pra ler !

    ResponderExcluir
  5. Admito que nao li a resenha,pois tem spoilers e tenho vontade de ler este livro.Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Não li a resenha completa porque não li o primeiro livro. Não sabia que essa série tem só dois volumes. Adoro a Meg Cabot mas estou saturada de vampiros.

    ResponderExcluir
  7. Eu li Insacíavel e adorei!!! Mal posso esperar para ler Mordida, mas pelo jeito não é tão bom quanto o primeiro!!!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  8. Pensei que essa série era mais uma enorme dela, não achei que acabaria nesse livro!
    Também estou saturado de vampiros, mas tenho o mesmo pensamento, pro ser Meg Cabot tenho vontade de ler a série, mas agora fiquei meio desanimado com esse segundo volume, mesmo que seja o último, parece que é bem inferior!

    ResponderExcluir
  9. Li o primeiro livro,estou morrendo de medo de ler Mordida...mas vou ler porque sou uma fã da Meg,em algumas resenhas que li diziam que não era uma das melhores obras dela,pelo o que observei não é mesmo :/

    ResponderExcluir
  10. Vissssshhhhi, é sequencia! Nem sabia Oo essa autora tem tantos livros que eu fico perdidinha. Já estava querendo ler esse e agora vejo que tem um anterior. Vou ter que ler o outro antes... Ai ai. Pelo menos agora sei que tem esse antes. Nem sabia...

    ResponderExcluir
  11. Cara, to com medo de ler esse livro. Já me falaram umas coisas que tem nele que me deixa totalmente sem vontade, que a autora não fez sua pesquisa direito, mas quero mesmo assim, odeio coleção incompleta. Insaciável eu também não gostei muito, já li livros melhores da autora. Nossa, não sabia que tinha caído tanto o numero de paginas...
    Espero ter e comprovar em breve, mas sinto que será uma decepção.
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Esse livro tem uma boa história, esses dias que descobri que esse é a sequência de uma série :)

    ResponderExcluir
  13. oi... :D
    Desculpa mas não li sua resenha :/ tou ansiosa pra ler... mas ainda nao terminei Insaciavel que comprei recentemente e meio que nao quero acabar com o clima de "suspense" pra saber o final... mas tenho certeza que esse livro tbm deve ser perfeito afinal é da meg ne?!
    bjim

    ResponderExcluir
  14. Amooo a Meg e suas histórias, e pelo visto essa não sera diferente. Já gostei logo de cara do filho do Drácula, e o nome 'Alaric' me encanta! Gente que nome lindo! Só espero não ficar no empasse como a heroína, ficar entre dois amores não é fácil. Ainda mais quando se tem uma quedinha pelos dois. aiai, mal posso esperar para colocar as mãos nesse livro!

    ResponderExcluir
  15. Ah, quero muito ler o 1º , Insaciável, mas esse Mordida parece bem fraquinho...

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!