20 de jul de 2012

Garotas Sérias por Maxine Swann

Garotas Sérias
As adolescentes Maya e Roe formam uma forte amizade ao serem excluídas em um colégio interno. Compartilham suas histórias de vida, e sua curiosidade sobre o mundo adulto. Quando atravessam o mundo da escola para conhecerem a cidade as duas garotas testam os limites de suas personalidades.

Autora: Maxine Swann
Editora: Essência
ISBN: 9788576657996
Páginas: 238
Nota:

Sempre usei a literatura como uma escapatória pra monotonia do dia a dia. Prefiro ficção à histórias reais, romances à auto ajuda, sobrenaturais e chick lits no lugar de clássicos e livros reflexivos. Isso não quer dizer que eu nunca dê chance à esses outros gêneros. Tem as exceções: aqueles livros com capas fofas, títulos misteriosos, classificados como romance, que você lê... e reflete.

Maya se sentia solitária no internato, não se encaixava nos grupinhos de garotas ricas. Então ela conhece Roe, tão parecida e tão oposta à ela, e começa uma amizade única. Conversas tarde da noite, estudo na biblioteca, elas se tornam inseparáveis - e estão prontas para novas aventuras. Os fim de semanas deixam de ser no internato e vão para Nova York: explorar brechós, encontrar caras gatos, se conhecer e crescer.

Garotas Sérias não é uma novidade em termos literários. Isso não faz dele um clichê, entretanto também não é uma história surpreendente e inédita. Se você não leu algo do tipo, com certeza já viveu ou ainda irá. Afinal, todos passam pela fase de Maya e Roe: a conturbada adolescência, as duvidas existenciais, todo aquele auto aprendizado que dói. Crescer é mais fácil pelos olhos dos outros, convenhamos.

Não me tornei grande fã de Maya, garota muito sem graça. Ela era calma, legal e contida, de repente começa a ir para Nova York, conhece Arthur (que tem o dobro da idade dela), perde sua graça. Senti a protagonista egoísta demais, preocupada só com o próprio umbigo. Roe não é muito melhor, porém tem mais atitude. Na verdade, acabou que não me encantei por nenhum personagem - nenhum é marcante, ou minimamente interessante.

Em compensação, a narrativa de Maxine Swann é tão singela que encanta. Dentre todas aquelas palavras interligadas por conjunções, sem nada de mais, tem alguma fórmula que prende o leitor. Depois que eu comecei a leitura, não conseguia largar. Não descobri qual o detalhe marcante da autora, mas vicia. Poucas horas depois, estava uma Joana com um livro fechado na mão e uma preguiça louca de levantar para buscar o próximo da pilha.

Por mais que eu não tenha me agradado muito dos personagens, e esse não seja meu tipo favorito de leitura, gostei de Garotas Sérias. A narrativa comum da autora guarda muitas tiradas poéticas, várias frases existenciais, que mesmo sem querer, acabei parando pra pensar sobre. Se faz seu estilo, recomendo, mas não é nenhuma leitura obrigatória.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

11 comentários:

  1. Já havia ouvido falar desse livro e não me interessei. Talvez pelo motivo de não ter nenhuma novidade. Talvez se não tivesse nada para ler, quem sabe...Bjkss

    ResponderExcluir
  2. Não me interessei pelo livro ... parece ser um pouquinho hato na minha opinião ! Ja tenho muitos livros par ler quem sabe eu outra ocasião !

    ResponderExcluir
  3. O livro em si nao em chama mt a atenção, a capa tbm nao mas quando vi a sinopse ele me deixou curiosa. Nao é o estilo de estoria que tenho lido mt mas tenho certza de que deve ser mt boa.
    Nao conheço outro livro dessa escritora, mas pelo visto esse livro vai fazer bastante sucesso ainda.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto esse livro. Pela resenha, peguei uma visão dele e até que parece ser bom. Mas acho que se enquadra nos livros passatempo...

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro... A capa é fofa, mas a historia não me cativou.

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar desta série,mas não me interessei por ela.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc, não gosto muito de histórias 'baseadas em fatos reais', se quisesse realidade estaria assistindo o noticiário, livro é p me fazer viajar além da realidade...

    ResponderExcluir
  8. Mesmo tendo uma narrativa legal esse livro não me atrai, deve ser mais do mesmo e com uma personagem tão morna prefiro nem ler!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas não me agradou nem um pouco!!!

    ResponderExcluir
  10. Tinha visto esse livro em algum lugar (nem lembro onde) e marcado ele como desejado (nem lembro o porque) no skoob. Já desmarquei. Se tiver a chance vou ler, gosto de livros que levam a reflexão.

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente, nao gostei. Não por ser clichê, mas por não ter graça, sei lá, acho que não me interessei mesmo.
    Apesar de tudo a capa é super linda!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!