27 de jul de 2012

Confidências, Confusões e... Mais Garotas!

Confidencias, confusões e... mais garotas!

Quando um temporal desaba em plena noite de sexta-feira, os adolescentes Thiago, Rodrigo, Daniel e Vinícius tentam pensar num jeito de salvar a noite. Os garotos, então, decidem fazer uma brincadeira de perguntas e respostas e, por meio dela, narram divertidas aventuras e perrengues por que passam no dia a dia. A noite fica ainda melhor quando Fernanda e Mel se juntam ao grupo. As agruras de Daniel diante da implicância da mãe de uma namorada; a tentação de Thiago por causa da bela namorada do irmão mais velho e o romantismo de Rodrigo, provando que garotos também são capazes de amar, são alguns dos temas abordados por Reiz, cujos textos têm como marca a leveza e o bom humor. O livro é continuação de Confidências, confusões e... garotas!.

Autor: Gustavo Reiz
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800382
Páginas: 237
Nota: 

Sabe quando você procura pela estante um livro bobo para anuviar a cabeça e esquecer aquela leitura mais pesada de recentemente? Foi esse meu pensamento ao pegar o livro Confidências, Confusões e... Mais Garotas! que eu ganhei num sorteio do twitter da @todateen há quase um ano atrás. É o tipo de livro que você não espera nada além de uma saída rápida da realidade, um passatempo. Ele cumpre essa função...

É sexta-feira, 13, e Thiago, Rodrigo, Daniel, Vinicius, Fernanda e Mel estão presos no assustador apartamento de Thiago durante uma tempestade que resultou numa falta de luz. Querendo contar, na verdade, histórias de terror, eles começam seus relatos das mais assustadoras experiencias que já viveram.

O livro se passa só durante essa noite, eles contando as histórias da sua vida. Me lembrou bastante Clube do beijo, da autora brasileira Marcia Kupstas, por ser um conjunto de contos narrado como uma história única. Não é meu tipo preferido, mas é bonzinho de ler.

Os personagens são meio bobinhos, não consegui imaginá-los como adolescentes de 15 ou 16 anos. Talvez, no máximo, uns 13/14. Cada um com suas peculiaridades, suas histórias são sobre seus romances frustrados e o que veio junto com isso: a primeira sogra, amor no carnaval, namorada gata do irmão mais velho... Todas histórias dos garotos, com pequenos momentos de "invasão sentimental feminina". Quem eu mais gostei foi Vinicius, o nerd caricato: ele foi o mais sábio, tinha as melhores tiradas e uma ingenuidade tão carismática que arranca sorrisos.

O livro é bem rápido de ler, com capítulos enormemente longos: em 240 páginas, 8 capítulos... Se fizer como eu e ler três capítulos por sentada, o livro vai em pouquíssimo tempo. O autor é roteirista, detalhe que é visível na sua narrativa objetiva, sem excesso de detalhes e diálogos.

Embora você saiba que o livro não tem nada de mais, você sempre espera ser surpreendida. É fato. Confidências, confusões e... mais garotas! cumpriu o objetivo de me fazer relaxar um pouco, mas não fez mais que isso. Os contos até são legais, entretanto histórias com introdução-clímax-desfecho são mais emocionantes. Acho que garotos gostariam do livro mais do que eu...
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

11 comentários:

  1. oii
    ainda não conhecia nem este autor nem o livro, mas gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Mana vou ser cincera ... não me interessei em nada nesse livro ! E que capa é essa ? podia ser bem melhor né !?

    ResponderExcluir
  3. Esse definitivamente não me atrai, rs. Passei da idade!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de livros engraçados, não sou muito presa a um estilo específico. E parece q este livro é tipo contos, né?? Melhor ainda, pois torna a leitura mais leve e mais divertida. E dea até pra ler num dia de temporal, né, para se divertir. hahahahaha.
    bjim

    ResponderExcluir
  5. As vezes acho que excessos de detalhes prejudicam os livros,mas narrativas objetivas demais nao me surpreendem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Livro passatempo. Não, não fui com a cara. é livro para passar o tempo mesmo, bobinho...

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Quando comecei a ler a resenha comecei a lembrar do Clube do beijo, e quando você citou ele percebi que não estava tão errada. Acho que passei um pouco da idade pra esse tipo de livro, mas sempre que quero relaxar um pouco das leituras mais pesadas é justamente pra esse tipo de livro que me dirijo, então quem sabe eu não venha a ler um dia.

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ouvido falar do livro, mas me chamou bastante a atenção!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. A capa tem a cara de menino nerd!Parece ser bem bobinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros de contos, ainda mais quando a gente consegue se ver neles.
    Adorei a ideia do livro!

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto tanto de livro assim... sei lá, não me agradam, prefiro algo mais adulto. Mas parece legal sabe, essa parte de ser da mente masculina. Mas não faz meu estilo de leitura...
    Bj

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!