26 de jun de 2012

Sua Alteza Real por Danielle Steel

Sua Alteza Real
Christianna é o oposto do que se esperaria de uma jovem da realeza. Após trocar seus vestidos de gala por jeans e camisetas e viver em completo anonimato durante quatro anos na faculdade em Berkeley, a filha mais nova do príncipe de Liechtenstein retorna à sua entediante rotina de discursos em orfanatos e jantares formais. Determinada a fazer algo mais importante do que cortar fitas de inauguração em hospitais, Christianna pede permissão ao pai para trabalhar por um ano na África Oriental como voluntária da Cruz Vermelha. É sob o sol da Eritreia que a Princesa Sereníssima de Liechtenstein descobre sua vocação para ajudar os necessitados. Finalmente livre e feliz, ela luta para esconder sua identidade dos novos amigos e colegas de trabalho – até mesmo de Parker Williams, o charmoso pesquisador de Harvard que acompanha os Médicos Sem Fronteiras. Do esplendor dos palácios reais ao caos de regiões tomadas pela guerra civil, Danielle Steel nos transporta a universos impressionantes. Com personagens marcantes e episódios dramáticos, Sua Alteza Real explora o conflito entre responsabilidade e liberdade, dever e amor.

Autora: Danielle Steel
Editora: Record
ISBN: 9788501096340
Páginas: 301
Nota: 

Quando eu era menor, amava contos de fadas. As princesas, os príncipes, os vestidos das princesas e os castelos dos vilões... Aí a gente cresce, acha que esse tema pode se adequar aos livros mais maduros, e enche a estante com livros de princesas que:::::::: não são mais a mesma coisa. Sua Alteza Real, da prestigiada autora Danielle Steel, é um romance mais adulto, onde a personagem principal é uma princesa de verdade. Sinto falta da Bela Adormecida.

Christianna experimentou o que era liberdade durante os quatro anos que fez faculdade nos Estados Unidos. Quando voltou ao seu país de origem, Liechtenstein, onde é princesa, ficou extremamente entediada com a vida que leva: cortar fitas de inauguração, ler para cegos, visitar hospitais... Não é emocionante, ela não muda o mundo fazendo isso. Num acordo com o pai, o Príncipe Soberano de Liechtenstein, Cricky consegue um último ano longe das obrigações da nobreza, e vai ajudar a Cruz Vermelha, na Africa. Um mundo que ela não conhecia, e que encanta por seu desencanto.

O fato é que, quando o tema é princesas, eu tenho certeza que não cresci. Eu ainda espero contos de fadas, e mesmo quando a personagem tem 23 anos, quero uma coisa mais fofa do que altruísmo e viagens humanitárias. Eu sei, a literatura é um ótimo meio para passar mensagens de paz, mas não quando isso desconta alguns pontos de fofura na minha leitura.

Christianne é altruísta até o último fio de cabelo, e esse é um fator que sempre me irrita em personagens. Não acredito nisso de colocar a vontade das pessoas sempre na frente da sua felicidade, baixar a cabeça para os outros poderem levantar. Não aceito isso e ponto! Então, o relacionamento da princesa com o pai, submissa e culpada por querer ser diferente, me estressou. Não via a hora dela tomar as rédeas da própria vida, e parar de aceitar tudo só por ser dever da realeza.

O romance é extremamente sem sal. O pieguismo me fez rir. Quando Christianna se apaixona por Parker, um médico que também foi voluntário na Africa, até é sutil, e acaba sendo fofo. Quando eles assumem o namoro, as coisas perdem a graça. De repente, o sol é mais brilhante, o céu é mais azul, todo mundo se ama.  Aff.

Não amei, não adorei, mas não foram 300 páginas perdidas na minha vida. Sua Alteza Real é um romance com personagens adultos, mensagens altruístas e narrativa interessante. Infelizmente, não é nada mais que isso. Aliás, o livro serviu para me fazer perceber que princesas foram feitas para contos de fadas meigos, e nada mais sério que isso. Se tiver oportunidade, leia, mas não é essencial na sua vida.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

11 comentários:

  1. Já li alguns livros da Danielle Steel, até gostei, mas tipo assim: eu lia um por ano... É muito sofrimento nos seus livros, chegava a cansar... Mas gostei de vários... Um que eu li e amei foi Ecos e também Porto Seguro!!!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  2. Não me animou... Na verdade, nada está me nimando esses dias. Depois que resolvi terminar de ler Os gemeos, minha vida literaria desandou, e o pior, ainda faltam 100 paginas pra terminar o bendito livro. Tenho Delirio, Em chamas e outros titulos bons, mas não consigo tirar da estante... Só faço assistir PLL.

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha este livro deve ser boom.
    Gostei.

    http://bonitaevaidosa1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha, me lembro um pouco O diário da Princesa da Meg né
    quando eu tiver tempo sobrando com certeza vou ler :P

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nunca admirei a escrita da Danielle Steel(acho melosa e irreal demais)."Não acredito nisso de colocar a vontade das pessoas sempre na frente da sua felicidade, baixar a cabeça para os outros poderem levantar":estou contigo!Personagens assim somente nos livros.
    Bjus
    Fabianne

    ResponderExcluir
  6. O livro não me chamou muita atenção ! Cinceramente eu vi a capa e achei que o livro ia ser legal mas acho que me enganei ! Acho a historia muito comum ! u.u bem otima resenha !

    ResponderExcluir
  7. lendo sua resenha não deu vontade de ler o livro.
    Pra mim tbm, contos de fadas tem que ser muito fofo, cliclê até o fim.
    Não curto isso de submisão. Nunca tinha visto falarem desse livro.
    Mais com certeza não pretendo ler.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  8. Já tenho certo pé atrás com livros de contos de fada e princesas, mas tem uns que eu amo. Esse não me chamou nada a atenção =/ e bem, já que não perco nada se não ler, é bom saber disso...

    ResponderExcluir
  9. Acho que me lembra infância livros onde princepes/princesas tentando viver entre os que ñ são da realeza e acabam se apaixonando..rsrs
    Gosto de alguns dos livros da Danielle Steel e se tiver oportunidade vou ler este também.

    ResponderExcluir
  10. que capa meiga ! só isso me agradou no livro oO
    pela resenha não fui atraida, mas vai que um dia pego pra ler e gosto né?

    ResponderExcluir
  11. Já li um livro da Danielle Steel e não foi a melhor leitura que já fiz mas podia ter sido pior. Também acho que princesas combinam com romances meigos, então dificilmente vou ler esse livro.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!