30 de jun de 2012

A lista VIP por Zoey Dean

A lista VIP - A lista VIP #1
Depois de 12 anos de notas excelentes, jantares chiques e atitudes certinhas, Anna Percy está cansada de seu desempenho escolar perfeito e de sua rotinha absolutamente maçante. Decidida a mudar seu estilo de vida, Anna vai para Los Angeles, onde no curto período de 24 horas é convidada para um casamento digno da noite de Oscar, dá uma passada numa festa alternativa no estúdio da Warner Brothers e ainda encontra um rapaz que ela seria capaz de amar para sempre. A vida não poderia estar melhor para Anna. Isto é, até Cammie, Dee e Sam entrarem em cena. Elas são da Lista VIP, e ninguém pode tirá-las do centro das atenções.

Autora: Zoey Dean
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520917923
Página: 254
Nota: 
Extra: Promoção

É impressionante ver que um mesmo núcleo possa aparecer mil vezes, mas se quem contar forem pessoas diferentes, tudo vai ser completamente novo. Livros sobre elite adolescente são clássicos desde que Cecily von Ziegesar fez um tremendo sucesso falando sobre os riquinhos de Nova York. Por mais que Gossip Girl seja meu seriado favorito, os livros não são meus queridinhos, pois simplesmente não gosto da narrativa da autora. Já Zoey Dean, ao escrever sobre os it adolescentes de LA, me conquistou.

Não precisa agir e se meter em encrencas para se divertir. Anna sabe muito bem disso, sua vida é cheia de adrenalina só de observar o que sua melhor amiga, a ousada Cyn, faz. Entretanto, ela vê que precisa sair de sua zona de conforto quando o amor de sua vida a troca pela amiga, e decide ir para Los Angeles, morar com o pai, ser tudo aquilo que sua mãe, uma socialite chata, jamais aceitaria.

A premissa não é nova. A maioria dos livros que falam sobre grupinhos de garotas ricas na tentativa de enturmar, centraliza numa garota que quer mudar de vida, seja seu estilo, condições... Quer ser tudo o que nunca conseguiu ser, em um lugar que ninguém a conhece. O que muda é o modo que a autora faz isso funcionar. Tem que ser bem dosado e equilibrar doçura com malicia, acima de tudo.

Anna é a garota excessivamente perfeita. É bonita, certinha, inteligente, tem o que quer sem precisar implorar. Realmente não entendo qual é dessas garotas que cansam de não precisarem se esforçar - isso é possível? Ok, ela estava de coração partido, mas trocar a segurança de Nova York por Los Angeles e pirar? Eu não senti coragem da parte da protagonista, não senti que ela se entregou a essas novas experiencias, e achei bem mais lógico do que se ela chegasse em LA e bancasse Serena van der Woodsen. Ponto para Zoey.

Falando na autora, adorei o jeito que escreve. Em terceira pessoa, o foco principal são os pensamentos de Anna. Porém, para fatos simultâneos temos outros pontos de vista: as it girls de LA! A narrativa é extremamente fluida, apenas os fatos que são bem longos. São 250 páginas para um único fim de semana. Em compensação, é o mais emocionante fim de semana da vida da protagonista.

Achei muito bom, um dos melhores livros que fala sobre o assunto. Perfeito? Não. A lista VIP tem uma protagonista que falha entre lógica e maluca, uma narrativa interessante e um cenário excelente. Eu quero muito ler a continuação. Recomendo! PS: Não deixe de participar do concurso cultural, tem link ali em cima ;)
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

12 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas gostei bastante da sinopse! Li a série Gossip Girl e adorei!!! Pode ter certeza que entrou na minha lista de desejos!!!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Eu adoro livro sobre as meninas da elite... sou fã de It Girl, da Cecily, e também concordo com você, os livros de Gossip Girl não me agradaram como o seriado..

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha ! Concerteza vou ler ele esse tipo de livro é o que eu preciso pra me destreçar um pouco da escola ! ^^

    ResponderExcluir
  5. Também adoro Gossip Girl! Não consigo ler os livros tb, mais sou louca e não perco a série.
    Não conhecia este ator mais pela resenha achei a história interessante!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas vou dar uma pesquisada no preço... É diferente do que to acostumada a ler. Falando nisso, ainda ta rolando a promo? Esqueci de mandar minha lista...

    ResponderExcluir
  7. Adoro a série Gossip Girl, pretendo um dia ler os livros. Gosto desse tipo de livro, com adolescentes glamurosos, é legal pra entreter. Se der pretendo ler sim.

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de livros que falem sobre esse tema, de pessoas super populares, com festas e gente importante.
    Acho o tema um pouco chato, mais gostei muito da resenha.
    Pelo que conta vc adorou o livro, não sei se o leria, mais não o descarto totalmente.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais da resenha e to louca pra sair o resultado da promoção pra mim ter a oportunidade de ler essa maravilha *-*

    ResponderExcluir
  10. ADOREI! vai pra minha lista :P
    queria muito participar da promoção
    mas não tenho face nem twitter :'(

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha,mas fiquei preocupada pelo fato de ser série!
    Bjs
    Fabianne

    ResponderExcluir
  12. Queria ler esse livro também. Fiquei de olho nele quando lançou.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!