6 de jun de 2012

Codinome Cassandra por Meg Cabot

Codinome Cassandra - Desaparecidos #2
Com spoiller do livro anterior
Jessica Mastriani foi tachada como a “Garota do Raio” pela imprensa quando ela desenvolveu uma habilidade psíquica de encontrar crianças desaparecidas depois que foi atingida por um raio, durante uma grande tempestade. Agora Jess perdeu seu poder milagroso... Ou pelo menos é o que ela gostaria que a imprensa e o governo acreditassem. Tudo o que ela quer é ser deixada em paz. Mas parece que Jess não vai conseguir realizar seu desejo — especialmente quando está trabalhando em um acampamento de verão para crianças com genialidades musicais. Quando o pai de uma criança desaparecida aparece implorando para Jess encontrar a sua filha, Jess não consegue dizer não. Agora os agentes federais estão na sua cola novamente, assim como um padrasto malandro, que gostaria de ver a Garota do Raio, bem, morta.

Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501088185
Páginas: 286
Nota: 
Livros anteriores: Quando cai o raio

Já cansei de dizer isso, mas Meg Cabot é famosa por ter várias facetas. Ela escreve YA muito bem, faz rir com seus chick lits, escreve sobre princesas com a mesma facilidade que escreve sobre garotas que trocam de cérebro com super modelos. É esse seu grande trunfo: suas palavras fluem independente do cenário. Boa narração e protagonista divertida são características que movem um livro. A série Desaparecidos é um exemplo: mesmo que o enredo não seja dos mais incríveis, a história contada por Jess deixa as coisas melhores.

Com todo o assédio da imprensa e da FBI, Jess foi obrigada a mentir sobre seu talento. Da mesma rapidez que ganhou seus dons especiais, ela os "perdeu". Para não desperdiçar a chance de encontras as crianças desaparecidas, ela conta com ajuda e faz tudo anonimamente. Nesse mesmo tempo, ela vai passar as férias trabalhando como monitora em um acampamento para jovens talentos na música. Porém, ao invés de passar noites fazendo clube da Luluzinha, ela foi mandada para o Chalé Bétula, de garotos de 12 anos. Agora Jess precisa salvar crianças sequestradas, cuidar de um bando de pirralhos travessos, e tentar conquistar Rob, que alega o tempo todo que ela é chave de cadeia. E, pior, ela sabe que é a mais pura verdade.

O problema do livro é que, assim como foi em Quando cai o raio, as coisas não acontecem. Peraí, me expressei mal: as coisas acontecem, você não as sente. A história é rápida demais. Problema-solução-outro problema-outra solução-fim. Clímax? Eu não consegui entrar no mundo de Jess para sentir. É muita narração para pouca ação. Codinome Cassandra ganha forma lá pela página 200, e mesmo assim, não é envolvente. Você lê rápido, as palavras fluem, é bem escrito, mas a história não te prende; não fiquei curiosa, não fiquei agoniada, não tive vontade de entrar madrugada lendo. 

No mais, a protagonista continua ótima! Em Codinome Cassandra, Jess tem mais controle sobre seu poder, mais jogo de cintura e consegue entender os casos com mais facilidade. Ela é durona, a gente a conhece na detenção, ela enfrenta seus inúmeros problemas, lida com garotos de 12 anos que sabem irritar (enfase: sabem irritar!), e não perde para nenhum agente federal. Rob demora para dar o ar da graça - só lá perto da página 200 -, mas continua com aquele jeito badboy que a gente adora! ♥ Ruth? Nunca gostei dela, fútil demais. Como Jess é a melhor amiga dela?

Adorei, mesmo com o enredo pouco cativante, a narrativa divertida e a protagonista que tem aquele mal humor engraçado fazem Codinome Cassandra valer a pena - é de longe melhor que o primeiro volume. Para quem nunca leu Meg Cabot, pode ser que a série Desaparecidos não seja um bom começo. Quem conhece o trabalho da autora, é só mais um livro para correr e colocar na pilha. Recomendo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

13 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro da Meg Cabot, mais esse parece ser muito bom.
    Pelo que eu leio, a escritora e muito boa. Adorei a dica.
    A história parece que acontece rapido demais, o que faz com que eu não goste muito de livroas assim.
    Gostei mesmo foi da historia do livro, como o raio que cai em cima dela que daz com que ela tenha um dom.
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Puxa...me decepcionei:muita narração para pouca ação!!Os livros da Meg que eu li tinham bastante ação e os achava bastante envolventes.

    Beijos
    Fabianne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi! Dos livros da Meg que li, a série Desaparecidos está entre os que eu menos gostei... Tem outros muito melhores, não?! Obrigada pelo comentário :D Bjs.

      Excluir
  3. adoro a Meg por causa disso, ela tem muita facilidade para escrever qualquer tipo de livro, qualquer genero, e de uma forma incrivel. acho todos os livros dela maravilhosos e super bem escritos! admito que não conhecia este livro ainda e também não sabia que tinha um antes deste!
    vou pesquisar mais a fundo agora mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Mana vou ser cincera eu não li a resenha por causa dos spoiles mas tenho certeza que estava otima ! ^^

    ResponderExcluir
  5. Por causa dos spoilers li só alguns pedaços da resenha já que não li nem o primeiro volume dessa série ainda, mas como sou fã da Meg (Adoro A garota americana) pretendo dar uma chance um dia.

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu vi esse livro a um tempinho atrás e fiquei doida com ele! Nem sabia que tinha um livro anterior *0* preciso!

    ResponderExcluir
  7. Oiie,

    Li o primeiro livro desta série em fevereiro,se não me engano, e me decepcionei tremendamente, quase não consigo terminar, a estória não fluiu não consegui me conectar com a protagonista, assim, tenho certeza que vou demorar muitíssimo para ler o segundo livro. :/

    Beijos

    Amigas entre Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danzinha! Verdade, é bem assim. Eu gosto do jeito da Jess, mas não me identifico com ela. É meio difícil de explicar o problema do livro, né? Simplesmente falta algo. Obrigada pelo comentário :D Bjs.

      Excluir
  8. Li a resenha do primeiro, mas não li o livro, nem sei quando vai ser...

    ResponderExcluir
  9. Adoro o trabalho da Meg Cabot, mas esse não li ainda, nem o primeiro!!! Dela, adoro a série Diário da Princesa, e A rainha da Fofoca, que são ótimos!!! =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tenho alguns livros da Meg Cabot e gosto muito da forma que ela escreve.
    Não conhecia este livro dela vou colocar na minha listinha de futuras leituras.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nenhum livro da Meg, e pelo que to lendo aqui, esse e o primeiro não agradaram, que #meda ! vou ver se pego um bonzão dela pra começar lendo,senão vou acabar colocando ela na listinha doos não desejados.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!