8 de mai de 2012

Pobre não tem sorte por Leila Rego

Pobre não tem sorte - PNTS #1


Toda garota do interior sonha em se casar com o cara de seus sonhos, ter uma casinha, filhos e ser feliz até que a morte os separe, certo?
E se esse cara for lindo, rico, super fashion e divertido? E se tal "casinha dos sonhos" for um mega apartamento no melhor bairro da cidade? Uau! Mariana encontrou o cara perfeito e vai se casar com ele! E nada de casinha! Isso é coisa de gente que pensa pequeno. Mariana vai ter o apartamento dos sonhos que já vem incluso no pacote: case com um homem rico e vá morar em grande estilo. E quanto a filhos e ser feliz até que a morte os separe... Bem, ela ainda não pensou nesses detalhes. Afinal as prioridades vão para as coisas bem mais interessantes como, por exemplo, o vestido de noiva perfeito, o que o colunista vai dizer sobre o seu casamento no tablóide de domingo, o que as amigas e inimigas irão comentar, quem entrará na lista de convidados para sua despedida de solteira, etc. Mas isso só sura até um dia em que Mariana... Bom, leiam o livro e descubram.

Autora: Leila Rego
Editora: All Print
ISBN: 9788577184958
Páginas: 244
Nota: 

Personagens são os fatores decisivos em uma leitura - o que pode deixar tudo ótimo, ou estragar geral. São eles que carregam o livro nas costas, provocam reações no leitor e definem boa parte da classificação de uma leitura. Você não dá cinco estrelas para um livro com personagens chatos do mesmo jeito que não dá uma ou duas para personagens bons. Chick lit é um gênero que sofre preconceito por trazer protagonistas incapacitadas de lidar com seus problemas. Existem as exceções. Pobre não tem sorte, infelizmente, não é uma.

Nas primeiras 130 páginas, somos apenas apresentados à Mariana, de 26 anos. Ela é formada em Turismo - numa pura ilusão que a faculdade se resumiria em hotéis luxuosos e viagens ao redor do mundo -, está noiva de Edu, o melhor partido da cidade do interior de São Paulo, e se preocupa demais com a opinião alheia. Depois de conhecermos todo seu universo, realmente a história começa. Sua estável vida sofre uma drástica curva de desvio, e agora precisa rever seus conceitos.

Basicamente, Pobre não tem sorte é um livro clichê sobre amadurecimento, sobre auto conhecimento e sobre o quanto uma pessoa pode ser fútil. Mariana extrapola os conceitos conhecidos e já registrados sobre imaturidade. E o livro é sobre fazê-la perceber isso e lidar, uma lição de moral sobre não ser influenciável e o quanto a opinião alheia é importante para a sociedade. Aprender com os erros da protagonista. Inovador, não?

Mariana é fútil, mimada, egoísta, fútil, imatura, mesquinha e muito fútil. Fiquei irritada com ela praticamente o livro inteiro, e quando ela apresenta melhoras, já era tarde demais para eu rever meu conceito. A protagonista é fraca, não enxerga que o mundo vai além de seu umbigo por mais gritante que isso pareça ao leitor. Eu vibrei todas as vezes que alguém falava algumas verdades para ela. Certo, ela é divertida, mas não compensa sua imaturidade. Quem conhece Becky Bloom sabe que é possível uma personagem obcecada por comprar e grifes ser cativante, mas isso não rola com Mariana. Eu me achava fútil. Descobri que não sou.

O livro não é de todo ruim, mas não me agradou, muito menos chegou perto das altas expectativas que eu tinha para ele depois de tantos comentários positivos. Pobre não tem sorte é um chick lit óbvio, clichê e com uma péssima protagonista. Tenho a impressão que o segundo melhora, mas não sei se rola. Por mais que se esforce, Mariana não conquista. Pobre não tem sorte não me ganhou. 
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

9 comentários:

  1. Caramba, eu tinha marcado no skoob, até exclui...
    O pouquinho de curiosidade que eu tinha acabou, rs.
    Não sou a maior fã de chick-lit, mas acho que a gente tem que ler de tudo um pouco. Mas dai pegar um livro assim com uma personagem tão chata, argh.
    Quem sabe um dia...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. meu deus, fiquei me coçando pra saber o resto da história hahaha
    parece livro de auto ajuda, mas deve ser muito bom! :P

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha me interessado por esse livro, para começar a capa me desanimou muito e eu não curto nem um pouco estórias de chick lit, então vi que não estava perdendo muita coisa mesmo! ;)

    ResponderExcluir
  4. Tá aí um livro que eu sempre desejei ler, mas concordo com você no quesito protagonista, não a nada pior do que ler um livro em que você não consiga gostar dos personagens principais. Caiu na minha classificação de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Li algumas resenhas que disse exatamente o que vc falou na sua. A personagem é extremamente futil e não cativa em nada. Uma pena, principalmente se for uma serie. Dificilmente compro um livro desinteressante ansiando que o segundo melhore. Que dóooooo... Bjkss

    ResponderExcluir
  6. Ate agora ainda não li esse livro ! Esse livro eu deixo passar a personagem nãom parece ser muito do meu agrado ! ;)

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente livro que não conquista não é comigo!!! Nada como ler um livro bom! Esse Pobre não tem Sorte não tinha ouvido falar dele, mas pelo que você falou, vou passar longe dele. Aproveito aqui para deixar uma sugestão de um livro que li faz pouco tempo, desse genero, e adorei: Tem Alguém Aí? da Marian Keyes. Muito bom mesmo!!! Engraçado em tudo!!!

    ResponderExcluir
  8. Estava sinceramente pensando em comprar esse livro, em outros blogs as resenhas foram positivas, não muito positivas,mas parecia que era bom no entanto depois de ler a sua acho que ele não fara mais parte da minha estante.Não gosto de personagens chatinhas que só sabem de si mesmas,e concordo que se você gosta de uma personagem,se ele for bem construído a leitura se torna muito melhor..Enfim vai demorar um pouquinho pra eu ler e ter minha própria opinião :)

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga comprou esse e o segundo volume da série essa semana e já está terminando a leitura. Segundo ela o segundo volume é muito melhor :)

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!