25 de mai de 2012

@mor por Daniel Glattauer

@mor - @mor #1

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. 

Autor: Daniel Gattauer
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581050669
Páginas: 184
Nota: 

Você pode até ter "não" como primeiro resposta, mas láááá no fundo, sabe que as capas dos livros lhe influenciam - nem que seja por um primeiro momento. Perdi as contas de quantas pessoas me perguntaram se @mor, do austríaco Daniel Glattauer, era um livro de auto ajuda. A capa não dá informações, o título não é revelador. Sem saber muito sobre a história, você abre o livro e: boom! Entrou numa caixa de entrada cheia de romance e surpresas. Quem achou que era mais um livro de auto-ajuda sem graça, se enganou completamente.

Emmi queria cancelar a assinatura da revista Like, mas por pressa escreveu Leike, e o email foi parar na caixa de entrada de Leo. Engano resolvido, meses depois ela envia um email coletivo de felicitações. Num momento decisivo para Leo, aquele "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" é como se o mandasse desistir de sua vida. A partir daí, começa um relacionamento baseado somente em palavras na tela do computador. Um relacionamento que vai crescendo, que tem falhas, que não tem rostos, mas tem almas. 

Já dizia Pitágoras que "As palavras são os suspiros da alma", e isso se encaixa como uma luva em @mor. O romance é em emails, apenas um conjunto de letras que transcrevem tudo que os personagens estão sentindo - ou, ao menos, o que querem dividir. A liberdade na internet é (quase) ilimitada, existe espaço para quem quiser ser perfeito, para contar sua vida e manter seus segredos. Você escolhe confiar - mas no final, tudo vai se basear no @mor!

A característica mais marcante, tanto de Emmi como de Leo, é sua humanidade: errar e acertar, sonhar e se deixar levar por um mundo novo composto por pixels. Ao mesmo tempo, eles tem uma vida off line. Trabalham, saem, Emmi é casada e tem dois filhos. Eles se irritam, são espirituosos e fazem piadas infelizes. Tem ideias precipitadas, respostas agressivas e impaciência. Eles se apaixonam.

Como o livro é inteiro em emails, a leitura é mais rápida e dinâmica. Junto dos personagens, o leitor pode acompanhar o desenrolar e o inicio da "intimidade": a substituição de assinaturas cordiais pelo nome, assuntos em branco, emails sem nenhuma razão - apenas a vontade de ler o que o outro vai escrever. Eu li o livro em dois dias (lembre-se que estou de prova e meu tempo é limitado) e fiquei extremamente frustrada. A continuação? Com sorte, a editora trará ainda esse ano. 

Em momento algum, eu esperei gostar e me envolver com Emmi e Leo do jeito que foi. @mor é uma história tão real que você se pergunta quantas pessoas à sua volta já vivenciaram algo semelhante. Um email pode mudar uma pessoa quase tanto como um livro. Em era digital, seu melhor amigo pode conhecer você mais pelas palavras digitadas do que pelo seu rosto. Um livro lindo e frustrante, recomendo.
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

9 comentários:

  1. Só tenho visto resenhas positivas desse livro, mas estou com um pé atrás e nem é por causa da estrutura do livro ser emails, mas provavelmente por ser uma série e no momento estou fugindo delas.

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo!!
    Estou morrendo de vontade de ter em mãos este livro.
    Por obra do destino consegui solicitá-lo no Skoob, agora é só esperar chegar. Espero poder dar 5 estrelinhas tb :D

    ResponderExcluir
  3. a capa deste livro é linda *-*
    quero muito ler ele
    5 estrelas? deve ser bom mesmo! :P

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Joana! Estou ansiosa para ler @mor! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nossa 5 estrelas ! Inpressionate ! :) Eu ja vi muitas resenhas desse livro algumas com notas boas ou ruim ! Eu gostei da sua resenha ! Mas o livro não me interessou ! beijos

    ResponderExcluir
  6. 5 estrelas ? deve ser perfeito ! mas ainda sinto algo meio vago , porque tipo ela é casada e tals , mas tem a continuação ne ; e outro problema é que tenho que comprar tantos livros... mas quem sabe no futuro eu n dou um jeito ? beijobeijo ' *-*

    ResponderExcluir
  7. Eu quero muuuito ler esse livro, achei a proposta super diferente e legal, o livro é todo em troca de emails, e isso eu nunca vi. #Desejado

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu quero ler também *-* achei esse livro tão fofo! Queria conferir essa gracinha!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sinopse, achei interessante!!! Livros só no formato de e-mail só havia lido os da Meg Cabot!!!
    Sugestão Anotada!

    Beijos =D

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!