13 de mai de 2012

Jonas por Eden Maguire

Jonas - Beautiful Dead #1

Nem vivos, nem mortos - entre os dois mundos vivem os Beautiful Dead. As mortes de Jonas, Arizona, Summer e Phoenix chocaram os moradores de Ellerton. Darina, namorada de Phoenix, parece estar ainda mais perturbada do que todos — visões e sons aterrorizantes a perseguem. No entanto, ela vai descobrir que a morte não é o fim; para alguns, a ligação com o mundo dos vivos é tão forte que recebem permissão para se despedir e, se necessário, lutar por justiça — eles são os Beautiful Dead. Neste primeiro livro da série Beautiful Dead, a corajosa Darina enfrenta garotos barra-pesada e momentos dolorosos do passado para ajudar o amigo Jonas a descansar em paz. Ganha também mais uma chance de estar ao lado de seu único e grande amor, Phoenix. Seria o amor mais poderoso do que a morte, a ponto de permitir a Darina nunca dizer adeus a seu amado?

Autora: Eden Maguire
Editora: Benvirá
ISBN: 9788502103528
Páginas: 256
Nota: 

Como eu não assisto filmes de terror, me permito conhecer todas as espécies de seres sobrenaturais da literatura - afinal, quem decide o quanto assustadora as imagens são, sou eu. Por exemplo, eu sempre achei zumbis interessantes. Eles morrem, eles vivem, eles se despedaçam e não sentem dor. Tá, isso foi nojento. Mas de qualquer modo, sempre achei uma boa mitologia para ser explorada. Não sei o que eu pensei por achar que "Belos Mortos" seriam o tipo de zumbi que eu estava procurando.

No período de um ano, quatro adolescentes da pacata Ellerton morreram. Jonas, Arizona, Summer e Pheonix tiveram seus acidentes inexplicados tocado da forma mais simples possível pela policia local, arranjando uma desculpa e dando o caso por encerrado. Só que eles voltaram - um ano na Terra e buscando por justiça. Darina, namorada de Pheonix, consegue vê-lo, conhece sua nova forma e vê aí um modo de não abandonar o amor de sua vida - com uma condição: ela precisa ajudar a desvendar os mistérios.

A premissa é boa: mistério com uma mistura de mitologia de zumbi com anjo. O erro da autora: dose errada de romance. Eu esperava sangue (zumbis tem sangue?), assassinatos, pistas falsas, um thriller enlouquecidamente alucinante que fizessem a mitologia ganhar uma face mais sombria e inovadora. Sinceramente, as vezes eu me preocupo comigo... O que o livro se tornou? Páginas e páginas de romance meloso, cheio de clichês por Darina e Pheonix.

Certo, não sou insensível, entendo que ela perdeu o namorado e depois o reencontrou - é um motivo para ficar feliz. Excesso de romantismo? Não. No inicio eu achei que Darina seria mais romântica e tal, mas ao encontrar Pheonix, ele fosse um tanto realista e não correspondesse as mil e uma declarações melosas que ela faz. Mas ele é tão apaixonado quanto ela - e o que era para ser um livro de assassinatos com zumbis angelicais, se torna um romance.

Cada livro é sobre um personagem - um dos mortos. O primeiro é Jonas (eis aí o nome do livro), e Darina precisa descobrir a causa da morte dele. Cá entre nós, achei a solução bem óbvia, deu pra entender bem antes da protagonista e juntar as peças bem rápido. Mas foi uma solução interessante - ponto positivo. Na verdade, o romance no livro que realmente é legal de ler é entre Jonas e Zoey, que era a namorada antes d'ele morrer. Diferente de Darina e Pheonix, esse namoro não ultrapassa as barreiras da morte, mas ainda rola um sentimento - e é tão meigo...

Se eu pudesse ignorar Darina e seu namorado morto, além da falta de lógica de zumbis que se chamam Belos Mortos (meu caro, zumbis de verdade não são bonitos!), esse seria um ótimo livro. Porém, infelizmente, essa habilidade me escapa. Gostei de Jonas, de Zoey e dos outros mortos que vão ser melhor aprofundados no decorrer da história - mas ainda assim, a melosidade cansa. Se eu comprar Arizona, segundo volume, será pela capa, já que é uma das séries com capas mais lindas que já vi!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

12 comentários:

  1. Hum, acho que não rola de ler esse livro, mas achei auma parte da história até legal. Essa de a tal Darina ter que descobrir a causa da morte , parece bem interessante. Tomara que os outros vol melhorem neh?!

    ResponderExcluir
  2. vai te sorteio? *---* gostei. :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, provavelmente não terá sorteio de Jonas... Mas tem outros vários no ar ;)

      Excluir
  3. Desde o lançamente desse livro percebi que as resenhas não foram muito positivas, mas ele está na minha lista de comprar exatamente pela capa. Também acho elas belissimas. Bjkss

    ResponderExcluir
  4. Será que meu coment apareceu? Acho que não, então vou comentar novamente. DEsde o lançamento desse livro fiquei interessada, não pela historia, que pelas resenhas parecia fraca, mas pelas capas que são lindas.Essa serie está em minha lista de compras somente por causa delas. Bjksss

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Girlie! Já li Jonas e curti bastante. Estou ansiosa para ler Arizona! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OBrigado por divulgar algo sobre histórias de romance ,
    Gostaria que conferisse o meu blog também :
    http://jonaspoeta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse é um daqueles livros que você vê a capa e lê a Sinopse e pensa: "Preciso dele", mas aí para e pensa: "Altas expectativas sempre decepcionam" e acaba não comprando. Depois de ler a resenha só vou ler se ele aparecer pela Biblioteca da minha cidade, porque pelo menos o tema é interessante.

    ResponderExcluir
  8. este está na minha lista de livros que pretendo ler ainda este ano *-*

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre achei a capa legal do livro, mas também sempre que via apesar de ter uma premissa legal, eu tinha um feeling de que seria meloso, vc só confirmou isso... rsrsrsrs... Obrigada!!! Mas sério, eu NUNCA pensei em zumbis quando peguei o livro, talvez porque minha mãe é espirita e tenha um pouco desse pós morte... Ele tá mais pra uma espécie de "Sexto Sentido" que zumbis... Beijinhos...

    ResponderExcluir
  10. Ja vi muitos comentarios desse livro e a maioria não pode se dizer que foram positivos ! Mas eu tambem não me identifico com o livro ! mas otima resenha !

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi falar desse livro, mas já estou um pouco cansado dessa coisa de sempre... Aquela garota um tanto chata, enjoada...
    A principio não me interessou...
    Beijos!

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!