18 de mai de 2012

A Garota de Papel por Guillaume Musso

A garota de papel

A garota de papel conta a história de Tom Boyd, o escritor do momento. Os dois primeiros volumes de sua Trilogia dos anjos já venderam milhões de exemplares e colecionam fãs no mundo inteiro. Mas, ao perder seu grande amor, Tom cai em uma profunda crise criativa e se sente incapaz de escrever uma única linha do esperado último livro da trilogia, recorrendo à bebida e às drogas para aliviar sua dor. Certa noite, uma misteriosa mulher aparece em sua casa e afirma ser Billie, personagem de seus romances, caída da página do livro para o mundo real por causa de um erro de impressão no segundo volume da trilogia. Se Tom não voltar a escrever, ela morrerá. Juntos, eles saem em uma fabulosa jornada ao longo das costas californiana e mexicana para tentar recuperar o amor perdido de Tom e, assim, sua inspiração. O que ele nem desconfia, porém, é que o destino é caprichoso e talvez as coisas não sejam como ele imagina...

Autor: Guillaume Musso
Editora: Verus
ISBN: 9788576861584
Páginas: 348
Nota: 

Quantas vezes você já ouviu o ditado "A vida imita a arte" (ou é A arte imita a vida?)? Quantas vezes você, bookaholic, não ficou se perguntando se aquilo que aconteceu no livro que leu, não foi real? As vezes, ler parece como estar em um sonho - aqueles bem reais, que você não sabe se realmente aconteceu ou não. É quando a literatura se mistura a vida, que nasce A garota de papel, do francês Guillaume Musso. Um romance surpreendente que segue o ditado à risca.

Tom é o escritor do momento. Seus livros são best seller, considerados os novos Harry Potter e Crepúsculo, com filme por vir e uma das pré-vendas mais vendidas na Amazon. Ótimo, não? Não. Depois de levar um fora da namorada, Aurore, Tom entrou em depressão - se entregou aos remédios anti depressivos, foi a falência e ainda não escreveu uma linha do romance final de sua famosa trilogia. Pior ainda: Tom nem quer mais escrever. Até que aparece uma garota, Billie, no meio de sua sala e que diz ser a mesma Billie personagem da trilogia. 

Mesmo tendo lido vários comentários positivos, e conhecer a fama de Guillaume na França, minhas expectativas não eram as mais altas. Não imaginei ser conquistada pelo livro nas primeiras 20 páginas. Só na apresentação da história, o sucesso do autor, seu namoro com Aurore, o final do relacionamento e o fundo do poço, já foram cativantes. O que acontece depois é mais uma história surpreendente.

Tom é um personagem muito complicado. Não costumam dizer que autores e artistas em geral são mais sentimentais, se entregam às sensações com mais facilidade? Esse foi o problema do protagonista, afetado demais pela paixão não correspondida, que chegou ao fundo do poço rápido demais e perdeu toda a vontade de viver. Surge então o clichê do amadurecimento, só que de uma forma que não parece aquele mesmo enredo que a gente já leu um milhão de vezes. Por mais que o personagem principal seja um tanto melancólico, os outros personagens são mais divertidos, como Milo - melhor amigo - e a própria Billie.

O ponto de vista principal é por Tom, em primeira pessoa, mas outros vários personagens também servem de olhos para a a narrativa, só que em terceira. Não é meu estilo preferido de narração, mas é boa de ler, além de Guillaume ser ótimo em poetizar. Algumas passagens são bem profundas, enquanto outras dá para sentir o sarcasmo mascarado.

A garota de papel é um livro ótimo, mas falta aquela coisa difícil de nomear, sabe? Falta um quê a mais. A história é surpreendente, o autor por vezes confunde a  sua cabeça e o faz acreditar no que ele quer você  acredite. O romance é muito bom, os personagens são bem formados, e eu adorei cada página do livro. Recomendo!
Bjs,
Para vc que me ama, Girlie Poderosa

9 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro. Imagina se fosse possível um personagem sair das páginas de um livro e te ajudar a resolver seus problemas? Jack Reacher (61 horas) cadê você?

    ResponderExcluir
  2. tbm quero muito ler esse livro
    a capa é linda, o que mais me atrai.

    ResponderExcluir
  3. Já havia ouvido falar desse livro, mas até agora ele não me interessou não. Achei essa historia meio dããã~...Quem sabe um dia...bjkss

    ResponderExcluir
  4. Ja li muitas resenhas desse livro,mas confesso que o que chamou atenção mesmo foi a capa que eu acho super incrível,a historia achei meio chatinha ate agora.

    ResponderExcluir
  5. Já vi esse livro na Saraiva há um tempo, cheguei até a ler a contra-capa, mas ainda não entrou na miha lista de desejados, apesar de parecer bom.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do livro só pela capa, a história parece ser legal, mas já vi algumas parecidas, e a fórmula parece ser um pouco 'clonada'. Mas quem sabe um dia eu me arrisque1

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  7. Descobri esse livro semana passada, passeando pelo skoob. Me interessou muito pela sinopse, mas talvez não seje um dos próximos que irei comprar.

    ResponderExcluir
  8. Ja li a resenha em outro blog e ate agora o livro não me chamou a atenção ! Talvez em outra hora ! kkk beijos !

    ResponderExcluir
  9. Preciso ler esse livro agora.rsrs. Parece ser muito bom, achei a premissa muito original. Já pensou um personagem saindo das páginas de um livro?!Bjos.

    ResponderExcluir

E chegamos a parte maravilhosa em que vocês participam do blog comigo! Deixe sua opinião sobre o que leu/viu, só com alguns poréns:
- Comentários ofensivos à autora do blog ou outros comentaristas não serão aprovados.
- Comentários preconceituosos ou/e de caráter sexual não serão aprovados.
- Comentários anônimos não serão aprovados, a ferramenta só está ativada pela liberação de comentários com NOME+URL de pessoas não cadastradas no Google, etc.
- Comentários unicamente de divulgação não serão aprovados.
- As respostas serão feitas na página de comentários, em caso de mais urgência, utilize a ferramenta "Contato" na lateral.
Tirando essas pequenas regrinhas, fiquei a vontade! O espaço é de vocês :D Aliás, obrigada pelo comentário!